Para isso, os profissionais utilizam o passo a passo dos “nove certos” da administração dos fármacos que incluem: 1 – paciente certo; 2 – medicamento certo; 3 – dose certa; 4 – hora certa; 5 – via certa; 6 – forma certa; 7 – orientação certa; 8 – registro certo e 9 – resposta certa.
6 – REGISTRO CERTO DA ADMINISTRAÇÃO
É fundamental que seja garantida a segurança ao paciente na administração de medicamentos e, para tanto utiliza-se a regra conhecida como os “NOVE CERTOS”:1 – usuário certo; 2 – dose certa; 3 – medicamento certo; 4 – hora certa; 5 – via certa; 6 – anotação certa; 7 – orientação ao paciente; 8 – compatibilidade ...
Comunicar e notificar qualquer intercorrência relacionada a fase de preparo do medicamento. Certificar-se antes de administrar o medicamento, se existe impedimento como alergia, jejum, problema de deglutição, estado de consciência, gravidez, hepatopatia e nefropatia, entre outros.
A segurança no uso de medicamentos inclui a checagem da identificação do paciente com a prescrição médica. Fique atento à realização desse passo: ele pode acontecer eletronicamente (bipagem do código de barras, no leito) ou manualmente (confirmação dos dados da pulseira com o prontuário).
Por que a criação do protocolo? Diante da possibilidade de prevenção dos erros de medicação e do risco de dano em função da sua ocorrência, torna-se relevante identificar a natureza e determinantes dos erros, como forma de dirigir ações para a prevenção.
A execução atenta e segura desta etapa requer “os nove certos da administração de medicamentos”: 1 – Paciente certo; 2 – Medicamento certo; 3 – Via certa; 4 – Hora certa; 5 – Dose certa; 6 – Registro certo; 7 – Orientação correta; 8 – Forma certa; 9 – Resposta certa.
A administração de medicamentos é um processo complexo que envolve vários profissionais de saúde e deve ser realizada de forma segura, com o objetivo de reduzir a ocorrência de possíveis eventos adversos.
Foi com o intuito de minimizar os erros e certificar que cada paciente receba o atendimento que os 9 certos foram criados para a administração de medicamentos.
A fim de prevenir erros de medicação, enfermeiros comumente utilizam a prática de verificação dos cinco certos, que estão intimamente relacionados, sendo eles: paciente, droga, dose, via e hora certa(7). Além desses podemos ainda incluir mais dois certos: educação e documentação certas(8).
Como funcionam as férias vencidas?
Como era a Europa no século XIX?
Como está a situação do nosso planeta?
Como fazer um coração realista desenho?
O que acontece se trabalhar 7 dias seguidos?
Como funciona a caixa do CS GO?
Como é o mecanismo de funcionamento da plaina limadora de acionamento mecânico?
Como usar o aparador de pelos?
Quanto é um aluguel na Argentina?
Como acontece a espermatogênese e a ovogênese?
Quantas são as leis de Mendel?
Como trabalhar o gênero textual fábula?
Para que serve o respiro do tanque?
Como modificar o PATH no Linux?