Qual o problema em ser fiador?

Pergunta de Melissa Bianca Borges Torres Matias em 02-06-2022
(68 votos)

Ser fiador de aluguel, no entanto, envolve riscos financeiros e judiciais. O principal risco financeiro é o de arcar com o pagamento do aluguel em caso de inadimplência do inquilino. Outro risco é ter até mesmo seu imóvel penhorado em caso de processo judicial.

O que saber antes de ser fiador?

Antes de aceitar ser fiador de alguém é muito importante assegurar-se de que essa pessoa é de confiança e tem condições financeiras para pagar a dívida que está a contrair.


Quais as vantagens de ser um fiador?

A principal vantagem da fiança como forma de garantia locatícia é a possibilidade de se buscar todos os bens do fiador para satisfazer as dívidas do locatário perante o locador – inclusive bens de família², o que não seria possível em face do devedor original (no caso, o locatário inadimplente).

Quando o fiador não tem bens?

Se este não possui bens o fiador responde sozinho. ... A preferência do locador em colocar o fiador como devedor principal e/ou solidário ao locatário, onde ambos são cobrados na mesma ação, se deve ao fato de que o fiador tem bens a penhorar, o que é incomum no caso de locatários residenciais.

Tem que ter o nome limpo para ser fiador?

Já que o locatário chama o fiador para suprir uma falta de idoneidade do seu próprio nome, o ideal é que ele tenha sim o nome limpo. Além disso, não basta somente ter um bom nome na praça, mas conforme citamos no tópico anterior, o fiador precisa ter uma boa renda, bens em seu nome e meios de provar isso.

Vai ser FIADOR? Cuidado! Esse risco oculto poucos conhecem


31 curiosidades que você vai gostar

Como fugir de ser fiador?

Independentemente dos motivos da desistência, dá sim para deixar de ser fiador, ainda que o contrato não tenha encerrado. O advogado Ricardo Pereira Giacon, do escritório MPMAE Advogados, explica que basta o fiador comunicar ao locador que deixará de ser corresponsável pelo pagamento do aluguel.

Qual desculpa dar para não ser fiador?

Diga que não pretende ser fiadora porque é uma responsabilidade que não deseja adquirir, e se a pessoa insistir diga que ha no mercado o seguro fiança e que ela pague por esse produto e fique tranquila.

Até quando o fiador responde?

De acordo com a nova redação da Lei 8.245/91, o fiador fica obrigado por todos os efeitos da fiança durante 120 dias após a notificação do credor. Neste caso, o locador notifica o locatário para apresentar nova garantia locatícia no prazo de 30 dias, sob pena de desfazimento da locação.

Quando o fiador pode se exonerar?

De acordo com o artigo 835 do Código Civil: Art. 835. O fiador poderá exonerar-se da fiança que tiver assinado sem limitação de tempo, sempre que lhe convier, ficando obrigado por todos os efeitos da fiança, durante sessenta dias após a notificação do credor.

Quando posso executar o fiador?

Em regra, o fiador só pode ser executado em caso de não pagamento pelo devedor originário – é a chamada cláusula de benefício de ordem. Nesse caso, se eventualmente o fiador for executado pela dívida, pode se livrar da execução indicando bens do devedor principal, suficientes ao pagamento do débito.

O que acontece com o fiador se não pagar a dívida?

A lei de 1990 já determina que seu equilíbrio não pagar o aluguel e deixaram a dívida para o proprietário quem tem que assumir o pagamento é o fiador se não tiver como pagar o patrimônio do fiador pode ser penhorado inclusive a casa onde ele mora.

Porque não ser avalista?

Ser fiado nada mais é que garantir a dívida de outra pessoa, então, você pagará o débito e se tornará o novo credor do afiançado. E provavelmente, se o fiador for obrigado a pagar a dívida, ele terá dificuldades em receber esse valor do afiançado.

Quem tem nome sujo pode ser avalista?

Não , infelizmente não , pq para vc ser um avalista vc precisa estar com o nome limpo e ter uma renda razoável.

Precisa estar com o nome limpo para fazer contrato de aluguel?

Em nossa legislação não há nada que impeça uma pessoa com o CPF restrito de fechar um negócio. Porém, o locatário e a imobiliária tem a liberdade de realizar ou não o contrato, baseando-se no princípio da autonomia privada. Ou seja, o locador pode escolher não fechar o contrato caso ele não se sinta seguro.

Sou fiador posso perder meu imóvel?

Único imóvel de fiador de locação comercial não pode ser penhorado. Assim decidiu a 27ª câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. No entendimento do colegiado, neste caso deve prevalecer o direito à moradia.

Quando o fiador é responsável pela dívida do locatário?

O fiador em um contrato de aluguel é responsável por assumir as despesas caso o inquilino não cumpra com o pagamento do aluguel, condomínio, IPTU, ou até mesmo um possível dano ao imóvel.

Em qual situação o fiador responde solidariamente com o devedor?

Os fiadores continuam responsáveis solidariamente com o locatário, no caso de inadimplência, quando o prazo do contrato é prorrogado. O entendimento unânime é da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás.



Outras questões

Onde um técnico em desenvolvimento de sistemas pode trabalhar?

Como descobrir os bens de uma pessoa que morreu?

Quais os tipos de nação?

Como deve ser um prontuário?

Como funciona um cortejo?

O que é pedido de liminar antecipação de tutela?

Pode levar perfume na mala no avião?

Onde encontrar ilustrações gratuitas?

Quais são as penas previstas na Lei de Serviço Militar?

Qual o maior cantor da atualidade?

O que você pode fazer como consumidor para contribuir com a moda sustentável?

Por que é bom ser escoteiro?

O que é prata 950 escurece?

Quando vai ser pago o décimo quarto salário do INSS?

Como saber se o coelho está com dor?

Quem se prejudica mais o fumante ou o fumante passivo?

Quais são os tipos de calibração?

Como elaborar um Projeto Green Belt?

Qual é o pássaro que Piá à noite?

O que é queixa principal?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com