O princípio do método baseia-se na reação dos açúcares redutores com os íons cúpricos da solução de Fehling, reduzindo-se a íons cuprosos, sob a ação do calor em meio alcalino.
A solução de açúcar é adicionada vagarosamente de uma bureta de Fehling a uma mistura em ebulição das duas soluções de Fehling. Próximo ao ponto de viragem é adicionado 1mL de uma solução aquosa de azul de metileno 2%, que muda a cor da solução de azul para incolor no ponto de viragem.
Consiste num teste químico para determinar o carácter redutor de uma substância orgânica (substância que, em reação química, cede eletrões a outra substância). Este teste é geralmente utilizado para detetar açúcares redutores (monossacarídeos, como a glucose, e dissacarídeos, como a maltose e a lactose) e aldeídos.
Padronização da solução de Fehling: a) pesar exatamente 0,5 g de glicose (C6H12O6) p.a., previamente seca em estufa a cerca de 70º C, durante 1 hora; b) Transferir para balão volumétrico de 100 mL com auxílio de água. Dissolver bem e completar o volume.
Os açúcares redutores reagem com o sulfato de cobre em reagente de Benedict, reduzindo-o ao óxido de cobre, um composto insolúvel, de cor avermelhada que forma um precipitado. ... Nesta solução, um resultado positivo é indicado por um precipitado branco e perda de algumas das cores azuis iniciais.
Reagente composto por duas soluções: A, constituída por 35 g de sulfato de cobre cristalizado e 1000 ml de água destilada; B, constituída por 150 g de sal de Seignette, 3 g de hidróxido de sódio a 40% e água até perfazer 1000 ml.
Um açúcar redutor é qualquer açúcar que, em solução básica, apresenta um grupo carbonílico livre aldeído (derivado de uma aldose). Sua capacidade de redução se dá pela presença de um grupo aldeído ou cetona livre. Todo monossacarídeo, alguns dissacarídeos e oligossacarídeos.
2.2.9 — Método Munson-Walker Fundamenta-se na quantificação do precipitado de óxido cuproso formado após a redução de íons cobre bivalentes, em meio básico, pelos açúcares redutores (glicose e frutose) [19]. As análises foram feitas de acordo com SPENCER, MEAD [19].
O reagente de Benedict é usado geralmente no lugar da solução de Fehling para detectar excesso de açúcar na urina e dectar uma possível diabete. ... Após a fervura verifica-se uma alteração na cor original do reagente; uma cor esverdeada indica a presença de pouco açúcar e uma cor alaranjada indica altos índices de açúcar.
É usado para detectar a presença de certos tipos de carboidratos conhecidos como açúcares redutores. ... A glicose e a frutose produzem uma reação positiva, mas a sacarose – açúcar de mesa – não. O reagente é usado no teste de alimentos e para detectar a glicose na urina, que pode ser um sinal de diabetes.
Para que serve água sal e detergente?
O que acontece quando o circuito elétrico está aberto?
Quais os conectivos de conclusão?
Como ocorre a aromatização da testosterona?
Como criar uma macro de pesquisa no Excel?
O que foi o chamado regionalismo na literatura brasileira da década de 1930?
O que significa a responsabilidade Pré-contratual?
Quais são as vozes mais bonitas do Brasil?
Quanto uma fita LED gasta de energia?
O que é preciso para ser um auxiliar administrativo?
Como limpar bebê reborn de silicone?
Qual antibiótico mais indicado para furúnculo?
Qual o significado da vela branca na Umbanda?
Quando o é pronome demonstrativo?
Qual é a parte mais sensível do gato?