A cárie dentária é uma doença crônica que progride de forma lenta3. Seu primeiro sinal clínico é representado pela mancha branca ativa podendo ser reversível diante da aplicação de flúor, principalmente na forma de verniz4. Na ausência do tratamento, a lesão evolui até a destruição da estrutura dentária.
Ela só aparece com a interação de três fatores determinantes: hospedeiro (compreende os dentes e a saliva), substrato (dieta cariogênica) e microrganismo (bactérias). Os três fatores determinantes, quando se interagem precisam de um tempo para favorecer na desmineralização do dente.
As cáries são na verdade o processo de desmineralização do nosso dente, ou seja, quando ocorre o acúmulo de sujeira na nossa boca, esse acúmulo se une à uma série de bactérias que já está em nossa boca e essa mistura produz ácidos que corroem as primeiras camadas dos dentes.
Além dos fatores determinantes para a doença (interação entre hospedeiro, dieta, biofilme e tempo), é sabido que fatores sociais, econômicos e comportamentais podem influenciar no desenvolvimento da doença cárie.
Outros fatores apontados como responsáveis pelo declínio da cárie foram a fluoretação das águas de abastecimento público, dentifrícios com flúor 2.
Ela é causada por bactérias que produzem ácidos capazes de corroer o dente, formando um pequeno buraco. O desenvolvimento da cárie leva de algumas semanas até vários meses, mas a dor só aparece quando a “escavação” se aproxima da polpa do dente, um conjunto sensível de nervos e vasos sanguíneos.
A cárie é uma deterioração da estrutura dentária que acontece quando as bactérias presentes na boca começam a se desenvolver. Conforme o tempo vai passando e essas bactérias vão evoluindo, as camadas do dente são atingidas pouco a pouco, o que pode trazer graves consequências para a saúde bucal do paciente.
A lesão de cárie é constituída por uma massa amolecida e contaminada que não trás mais sustentação à estrutura dentária e que deve ser removida para, posteriormente, o espaço ser preenchido por um material restaurador. A remoção do tecido cariado é realizada com o uso de brocas de baixa rotação e também com instrumentos manuais.
Entre outros fatores de risco estão condições que diminuem a produção de saliva como a diabetes, síndrome de Sjögren e alguns medicamentos, como os anti-histamínicos e antidepressivos. As cáries estão também associadas à pobreza, falta de higiene oral e problemas nas gengivas que causem a exposição das raízes dentárias.
Ao longo do tempo, foram propostos diferentes conceitos sobre a etiologia da cárie dentária. No final do século XIX, Miller introduziu a teoria quimiositária, afirmando que diversos micro-organismos da cavidade bucal eram capazes de produzir ácido através da fermentação do açúcar, e que estes dissolviam os cristais de hidroxiapatita dos dentes.
Nos dentes de leite, as cáries afetam 620 milhões de pessoas, ou 9% da população. Em anos recentes, as cáries têm-se tornado mais comuns, tanto em adultos como em crianças. A condição é mais comum em países desenvolvidos devido ao maior consumo de açúcares simples.
Como deixar o Google Maps como padrão no iPhone?
Para que o Scratch pode ser utilizado?
Como faço para mudar o E-mail na Shoptime?
Como transformar o Excel de inglês para português?
Como mudar meu IP para os Estados Unidos?
Como mudar o AutoCAD de inglês para português?
Como melhorar o Ping no Warzone PS4?
O que aconteceu com os olhos de Santa Luzia?
Como tirar Número de Página de algumas páginas?
Como alterar a marca de escala do gráfico?
Por que foi criada a Lei 10639?
Como criar uma página no Facebook e ter sucesso?
Como surgiu a Fortaleza da Solidão?
Como alterar o ID do produto Windows 10?
Como trocar o IP modem da Vivo?
Como foi chamada a primeira versão da Internet Explorer?
Como mudar o IP do roteador D-link?