Artigo 6° O prazo para a entrega das cópias do prontuário médico em papel será de 05 (cinco) dias úteis contados a partir da data do protocolo do pedido.
Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.
Como o Conselho Federal de Medicina exige que os documentos do prontuário médico do paciente que incluem exames sejam mantidos na instituição por 20 anos, conforme o tempo passa, o custo da infraestrutura necessária e o investimento para mantê-la só aumenta.
Todo paciente pode solicitar e receber a cópia do prontuário médico, de acordo com o que consta no Código de Ética Médica e também no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A Lei nº 13.787 determina que os documentos digitais reproduzam todos os dados médicos dos prontuários originais, obrigando as instituições a guardarem os antigos prontuários, no mínimo durante 20 anos. Assim sendo, os prontuários físicos e digitalizados poderão ser descartados ou devolvidos aos pacientes.
45 curiosidades que você vai gostar
O que dispõe a legislação sobre implantação do prontuário eletrônico – lei 13.787. A lei 13.787, conhecida como Lei do Prontuário Digital, dispõe sobre a digitalização, a guarda e o manuseio do prontuário do paciente e representa um avanço para os sistemas digitais de cuidados com a saúde.
Obrigatoriedade: O registro de qualquer atendimento prestado ao paciente por profissional de saúde, em instituição hospitalar, unidade de saúde ou consultório, deve ser feito em prontuário. Segundo o Código de Ética Médica, em seu Artigo 69, “é vedado ao médico deixar de elaborar o prontuário de cada paciente”.
Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico.
O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet por meio do site conectesus-paciente.saude.gov.br. Pelo Portal gov.br, o usuário também consegue acessar a ferramenta. “O aplicativo é grátis. Pode ser uma ferramenta muito importante para o cidadão e para o seu cuidado em saúde.
Quando da solicitação do responsável legal pela paciente – sendo esta menor ou incapaz – o acesso ao prontuário deve ser-lhe permitido e, se solicitado, fornecer as cópias solicitadas ou elaborar um laudo que contenha o resumo das informações lá contidas.
Você vai ver um roteiro que pode auxiliar sua equipe no arquivamento, preservação e proteção dos dados.Digitalize os documentos. ... Faça uma escala de prioridades das informações. ... Escolha um sistema para organizar os prontuários. ... Adote um protocolo e treine os funcionários. ... Atenção ao local de armazenamento.
Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde.
O médico ou a instituição de saúde não podem restringir o acesso do paciente (ou do representante legal) à cópia do seu prontuário médico. Essa norma está descrita no artigo 88 do Código de Ética Médica.
Tendo em vista a orientação emitida pelo CFM no Processo-Consulta nº 6.121/09, os hospitais, clínicas ou profissionais não devem cobrar qualquer taxa pelo fornecimento de prontuários, mas podem repassar ao solicitante os custos decorrentes de eventuais fotocópias, sem qualquer intenção de lucro.
A segunda via poderá ser solicitada pelo próprio paciente ou a quem este autorizar. O consulente questiona se o médico radiologista é obrigado a fornecer cópias de laudos de exames de imagem; e se existe a obrigatoriedade de fornecer segunda via, tendo em vista a preservação do sigilo médico.
Quando o profissional atualiza as informações no prontuário, o paciente recebe uma notificação no aplicativo Conecte-SUS Cidadão. As informações podem ser acessadas por meio do celular, computador ou tablet, utilizando o CPF.
O Meu digiSUS é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Compatível com celulares Android e iPhone (iOS), o app permite visualizar o seu histórico de saúde, encontrar postos, hospitais e farmácias, marcar consultas, acompanhar agendamentos e mais.
No site https://portaldocidadao.saude.gov.br, o associado pode verificar se o seu número já foi gerado. Basta preencher, sem acento nem cedilha, os campos solicitados no link “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome”.
O prontuário também deve sempre preservar a segurança e confidencialidade das informações, principalmente para evitar adulteração e uso não autorizado delas. Vale ressaltar que a responsabilidade pelo prontuário do paciente é do médico e da instituição de saúde.
Conforme resolução nº 3/2014 do CFM, determina-se no art.º 1: cópia de prontuário de paciente falecido é fornecida quando solicitada pelo cônjuge/companheiro sobrevivente do paciente morto, e sucessivamente pelos sucessores legítimos do paciente em linha reta, ou colaterais até o quarto grau, desde que documentalmente ...
Devem ser registrados após o cuidado prestado e conter a orientação fornecida ou a informação obtida; Devem priorizar a descrição de características, como tamanho mensurado (cm, mm, etc.), quantidade (ml, l, etc.), coloração e forma; Não devem conter termos que deem conotação de valor (bem, mal, muito, pouco, etc.);
De acordo com a Resolução 429/2012 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), é responsabilidade e dever dos profissionais da Enfermagem registrar, no prontuário do paciente e em outros documentos próprios da área, as informações inerentes ao processo de cuidar e ao gerenciamento dos processos de trabalho.
Significado de Prontuário
substantivo masculino Lugar onde se arrecada qualquer coisa de que se venha a precisar. Livro com a matéria resumida e de modo que facilmente se pode consultar; manual. [Brasil] Ficha policial etc., com os antecedentes de uma pessoa.
Um prontuário eletrônico de saúde também é uma coleção sistematizada de informações de saúde armazenadas em formato digital. Isso significa que tais registros podem ser compartilhados em diferentes configurações de assistência médica.
Modificações no prontuário:
O prontuário impresso deve ser evitado, por não ser seguro o bastante. O prontuário eletrônico, apesar de garantir maior segurança, tem diversos dados pessoais de pacientes registrados. Essas informações só deverão ser utilizadas com a autorização expressa do indivíduo.
Como resetar as configurações do PS2?
Como recuperar um espelho antigo?
Como recuperar acrílico opaco?
Quais as principais causas de conflitos dentro da empresa?
Como se sair bem em uma avaliação comportamental?
Como responder um E-mail de elogio do chefe?
O que dizer a um homem quando ele some?
O que é um problema de adição?
Como passar massa corrida com rolo liso?
Como responder uma advertência de condomínio?
Qual fio devo usar na rede elétrica residencial?
O que dizer quando a pessoa diz são os seus olhos?
Como passar massa corrida em parede pequena?
Como mandar uma mensagem no Outlook?
Quais são os nervos cranianos?
Como passar massa corrida em uma parede irregular?
Quando uma pessoa chega ao Brasil vindo de outro país ela é?
Como passar as frases para o presente simples?
Como são classificados os investimentos em participações societárias?