Lembremo-nos ainda de que conjunção é classe gramatical invariável. Ratifico: "seja... seja" conjuntivo não irá para o plural.
Sejam vem do verbo ser. O mesmo que: existam, aconteçam, vivam, façam, relacionem, signifiquem, representem, estejam.
A denominada conjunção coordenativa alternativa seja... seja, pelo fato de ser constituída por uma forma verbal, concorda com o sujeito e pode variar em tempo, como nestes exemplos: Sejam sócios, sejam visitantes, todos participarão do sorteio. A feira acontecerá de qualquer maneira, seja hoje, seja amanhã.
Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".
# Nos casos em que o sujeito ou predicativo for representado por coisa, bem como se um sujeito ou predicativo se encontrar no singular e outro (sujeito ou predicativo) no plural, a concordância do verbo “ser” se dará no plural. Constatemos alguns exemplos: Os filhos são o meu tesouro.
39 curiosidades que você vai gostar
O verbo SER, portanto, irá concordar com pessoa, sujeito da oração. Na segunda, o verbo SER está entre coisa – “As esperanças” – e pessoa – “Edson Cariús”. O verbo SER, portanto, irá concordar com pessoa, predicativo do sujeito.
Conjugação do verbo: serPresente. eu. sou. tu. és. ele/ ela/ você ... Pretérito Imperfeito. eu. era. tu. eras. ele/ ela/ você ... Futuro. eu. serei. tu. serás. ele/ ela/ você ... Presente. que eu. seja. que tu. sejas. que ele/ ela/ você ... Futuro. se eu. for. se tu. fores. se ele/ ela/ você ... Pessoal. eu. ser. tu. seres. ... eu. seria. tu. serias. ele/ ela/ você
Ocorre que SEJE não existe na língua portuguesa, é uma forma equivocada. O verbo “ser” conjugado na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do tempo chamado “presente do subjuntivo” é SEJA – “que eu SEJA, que tu sejas, que ele SEJA, que nós sejamos, que vós sejais, que eles sejam”.
1 isto é, ou melhor, quer dizer, melhor dizendo, melhor, ou, em outras palavras, em outros termos, isto significa, assim dizendo, digo, ou por outra.
1 existam, vivam, estejam, achem-se, encontrem-se. Tornem-se: 2 tornem-se, fiquem, virem, façam-se.
Obrigada. As expressões «isto é», «ou seja», e também «a saber», empregam-se entre vírgulas, porque, nas condições em que a prezada consulente as apresenta, estão intercaladas: «Fulano de tal, isto é, o Presidente da República, disse que...» Aparece por aí tanto erro no emprego da vírgula!
A segunda forma é a correta. "Seja qual for" é expressão consagrada.
É expressão usada para exemplificar um dado ponto abordado numa frase. Seguida de grupos nominais, devem ser-lhe aplicadas as regras da concordância: 1. «O livro trata de temas atuais, como seja a crise financeira.»
Seja é a forma correta de escrita da palavra. A palavra seje está errada. Seja é a forma conjugada do verbo ser no presente do subjuntivo, na 1. ª ou na 3.
Felizes é o plural de feliz. O mesmo que: alegres, contentes, afortunados, faustos, jubilosos, prazenteiros, prósperos, satisfeitos, vantajosos.
Perca - é uma forma verbal, ou seja, flexão do verbo “perder”. Aparece na primeira e terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo e na 3ª pessoa do singular do imperativo. Perda – é um substantivo que significa se privar (desapossar, excluir) de alguém ou de algo que se tinha.
Sinônimo de serExistir: 1 existir, viver. ... Tornar-se: 2 tornar-se, ficar, virar, fazer-se, passar, converter-se, transformar-se. ... Referir-se: 3 referir-se, concernir, tocar, respeitar, interessar, relacionar-se, competir, tanger. ... Significar: 4 significar, consistir, tratar-se. ... Pertencer a: ... Estar: ... Equivaler a: ... Acontecer:
A locução conjuntiva “ou seja” equivale a “em outras palavras”. Algumas pessoas utilizam de forma errada numa oração em que não cabe o uso, como no exemplo 1 citado acima. Que reescrita “Eu preciso estudar mais redação e Direito constitucional todas as noites” e não seria preciso utilizar o “ou seja”.
“Seja o que Deus quiser…”. Esta frase, reveladora dos sentimentos cristãos do nosso povo, deve ser devidamente tratada para não dar origem a comportamentos absurdos e que nada têm a ver com o seu verdadeiro sentido. Diz a Escritura que o homem foi criado à “imagem e semelhança de Deus” (Gén, 1, 37).
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
Significado de Assim seja
locução interjeição Amém; queira Deus; oxalá; tomara: assim seja, conforme as tuas palavras nos permitem fazer. Que assim seja. Indica aprovação absoluta: e se todas essas qualidades acabaram por fazer dela uma rainha, que assim seja.
O verbo ser é considerado um verbo anômalo, já que apresenta radicais primários diferentes na sua conjugação.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
Qual é o nome verdadeiro do l?
Quais os dez países maiores do mundo?
Com quanto tempo pode dar banho em filhote de cachorro?
Qual o país que tem a melhor saúde pública?
Qual o valor mínimo para tráfego pago?
Quanto tempo para a pilula do dia seguinte fazer efeito?
Quais os efeitos colaterais dos diuréticos?
Quanto tempo depois de beber posso amamentar?
Qual o nome das sete pombas giras?
Quanto tempo após a menstruação entra o período fértil?
Qual é o sinônimo de trajando?
O que é logistica empresarial?
Quem foi o maior matemático de todos os tempos?
Qual a melhor TV Custo-benefício 2021?