Lembremo-nos ainda de que conjunção é classe gramatical invariável. Ratifico: "seja... seja" conjuntivo não irá para o plural.
Sejam vem do verbo ser. O mesmo que: existam, aconteçam, vivam, façam, relacionem, signifiquem, representem, estejam.
A denominada conjunção coordenativa alternativa seja... seja, pelo fato de ser constituída por uma forma verbal, concorda com o sujeito e pode variar em tempo, como nestes exemplos: Sejam sócios, sejam visitantes, todos participarão do sorteio. A feira acontecerá de qualquer maneira, seja hoje, seja amanhã.
Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".
# Nos casos em que o sujeito ou predicativo for representado por coisa, bem como se um sujeito ou predicativo se encontrar no singular e outro (sujeito ou predicativo) no plural, a concordância do verbo “ser” se dará no plural. Constatemos alguns exemplos: Os filhos são o meu tesouro.
39 curiosidades que você vai gostar
O verbo SER, portanto, irá concordar com pessoa, sujeito da oração. Na segunda, o verbo SER está entre coisa – “As esperanças” – e pessoa – “Edson Cariús”. O verbo SER, portanto, irá concordar com pessoa, predicativo do sujeito.
Conjugação do verbo: serPresente. eu. sou. tu. és. ele/ ela/ você ... Pretérito Imperfeito. eu. era. tu. eras. ele/ ela/ você ... Futuro. eu. serei. tu. serás. ele/ ela/ você ... Presente. que eu. seja. que tu. sejas. que ele/ ela/ você ... Futuro. se eu. for. se tu. fores. se ele/ ela/ você ... Pessoal. eu. ser. tu. seres. ... eu. seria. tu. serias. ele/ ela/ você
Ocorre que SEJE não existe na língua portuguesa, é uma forma equivocada. O verbo “ser” conjugado na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do tempo chamado “presente do subjuntivo” é SEJA – “que eu SEJA, que tu sejas, que ele SEJA, que nós sejamos, que vós sejais, que eles sejam”.
1 isto é, ou melhor, quer dizer, melhor dizendo, melhor, ou, em outras palavras, em outros termos, isto significa, assim dizendo, digo, ou por outra.
1 existam, vivam, estejam, achem-se, encontrem-se. Tornem-se: 2 tornem-se, fiquem, virem, façam-se.
Obrigada. As expressões «isto é», «ou seja», e também «a saber», empregam-se entre vírgulas, porque, nas condições em que a prezada consulente as apresenta, estão intercaladas: «Fulano de tal, isto é, o Presidente da República, disse que...» Aparece por aí tanto erro no emprego da vírgula!
A segunda forma é a correta. "Seja qual for" é expressão consagrada.
É expressão usada para exemplificar um dado ponto abordado numa frase. Seguida de grupos nominais, devem ser-lhe aplicadas as regras da concordância: 1. «O livro trata de temas atuais, como seja a crise financeira.»
Seja é a forma correta de escrita da palavra. A palavra seje está errada. Seja é a forma conjugada do verbo ser no presente do subjuntivo, na 1. ª ou na 3.
Felizes é o plural de feliz. O mesmo que: alegres, contentes, afortunados, faustos, jubilosos, prazenteiros, prósperos, satisfeitos, vantajosos.
Perca - é uma forma verbal, ou seja, flexão do verbo “perder”. Aparece na primeira e terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo e na 3ª pessoa do singular do imperativo. Perda – é um substantivo que significa se privar (desapossar, excluir) de alguém ou de algo que se tinha.
Sinônimo de serExistir: 1 existir, viver. ... Tornar-se: 2 tornar-se, ficar, virar, fazer-se, passar, converter-se, transformar-se. ... Referir-se: 3 referir-se, concernir, tocar, respeitar, interessar, relacionar-se, competir, tanger. ... Significar: 4 significar, consistir, tratar-se. ... Pertencer a: ... Estar: ... Equivaler a: ... Acontecer:
A locução conjuntiva “ou seja” equivale a “em outras palavras”. Algumas pessoas utilizam de forma errada numa oração em que não cabe o uso, como no exemplo 1 citado acima. Que reescrita “Eu preciso estudar mais redação e Direito constitucional todas as noites” e não seria preciso utilizar o “ou seja”.
“Seja o que Deus quiser…”. Esta frase, reveladora dos sentimentos cristãos do nosso povo, deve ser devidamente tratada para não dar origem a comportamentos absurdos e que nada têm a ver com o seu verdadeiro sentido. Diz a Escritura que o homem foi criado à “imagem e semelhança de Deus” (Gén, 1, 37).
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
Significado de Assim seja
locução interjeição Amém; queira Deus; oxalá; tomara: assim seja, conforme as tuas palavras nos permitem fazer. Que assim seja. Indica aprovação absoluta: e se todas essas qualidades acabaram por fazer dela uma rainha, que assim seja.
O verbo ser é considerado um verbo anômalo, já que apresenta radicais primários diferentes na sua conjugação.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
Quando começa o prazo para embargos à execução?
O que fazer de interessante no notebook?
Quais os sintomas da dengue no final?
Faz mal dormir com 2 colchões?
Quando o pai e O positivo e A mãe é o positivo?
Quanto custa 1km de asfalto 2020?
Quais são as etapas do desenvolvimento embrionário?
Quanto tempo de vida tem uma pessoa com lúpus?
Quem venceu os alemães na Segunda Guerra Mundial?
Qual o mais seguro cerca elétrica ou Concertina?
O que representa o indicador do grau de imobilização de capitais permanentes?
Como consultar o IPVA de 2022?
Como funciona a mediação no Brasil?
O que acontece quando todos os 21 milhões de bitcoins forem minerados?