O período colonial brasileiro se estende de 1530 (marcado pela missão “exploradora” de Martim Afonso de Souza) a 1815 (quando o Estado do Brasil passou a ser o Reino de Portugal, Brasil e Algarves). Foi um momento histórico bastante conturbado em que o Brasil conquistou grande parte de sua extensão territorial.
Brasil Colônia é o período que se estende de 1530, com a missão “exploradora” de Martim Afonso de Souza, a 1815, quando o então Estado do Brasil tornou-se Reino de Portugal, Brasil e Algarves.
O Brasil Colônia, ou Brasil colonial, existiu entre o século XVI e o início do XIX, quando o atual território brasileiro abrigava colônias do Reino de Portugal. A nação "Brasil" surgiu, como Estado soberano, com a independência. O Brasil colonial é incluído em um conceito mais amplo: a América Portuguesa.
O Brasil Colônia, ou Período Colonial no Brasil, em resumo foi um período compreendido entre os anos de 1530 a 1822. ... Há, ainda, o Período Pré-Colonial, que marcou a época em que os portugueses desembarcaram por aqui e deram início à coisa toda.
O que aconteceu no Brasil Colônia? O Brasil Colônia tem como marco inicial a primeira expedição colonizadora por todo o litoral brasileiro, realizada por Martim Afonso de Souza a pedido de D. João III. Ela foi criada para a instituição de estruturas coloniais, iniciando pelas capitanias hereditárias.
42 curiosidades que você vai gostar
O Período Colonial foi marcado pela formação do primeiro Governo-Geral na colônia portuguesa na América, com a chegada de Tomé de Sousa à Bahia, e pela formação da primeira capital da colônia, a cidade de São Salvador.
A decadência do sistema colonial
Além dessas revoltas ocorreram movimentos separatistas como a Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798). A era do Brasil Colônia teve fim no dia 7 de setembro de 1822 quando D. Pedro declarou a Independência do Brasil.
Século XVIII: Os principais acontecimentos no Brasil
1720 — Revolta de Felipe dos Santos em Minas Gerais. 1757 — Proibição oficial da escravidão indígena. 1789 — Inconfidência Mineira. 1792 — Execução de Tiradentes.
Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades.
Em 22 de abril de 1500, o Brasil foi descoberto.
No dia 22 de abril de 1500 a frota comandada por Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, batizado inicialmente de Vera Cruz pelos portugueses. Por um longo tempo foi usado o termo "descoberta do Brasil" em uma visão europeia. Entretanto, essas terras já eram habitadas por vários povos indígenas.
O século XVII durou desde 1601 até 1700 no Calendário Gregoriano. O século XVII vai até o período da Idade Moderna na Europa; e esse continente foi caracterizado pelo movimento cultural Barroco, o Grand Siècle francês dominado por Luís XIV, a Revolução científica e a Crise Geral.
O cultivo da cana-de-açúcar (que obteve seu auge entre o final do século XVI e meados do século XVII), baseado no sistema colônia-metrópole, estruturou o comércio e o desenvolvimento das cidades nordestinas, principalmente na faixa litorânea.
Revolução Francesa: um dos principais acontecimentos históricos do século XVIII. ... - 1751 a 1772: é escrita a Encyclopédie na França pelos filósofos Diderot e d Alembert. - 1756 a 1763: Guerra dos Sete Anos. - 1760: começo da Revolução Industrial na Inglaterra.
Em meados do século XVIII, principalmente entre 1750 e 1800, surgem por todo o Mundo inúmeras revoluções. Um novo período de agitações sociopolíticas tem o seu início no Ocidente, agitações estas atribuídas à proliferação das ideias que marcaram o Iluminismo.
Fim do período colonial
Em 1808, a corte portuguesa transferiu-se para o Brasil, fugindo da invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte. O Brasil se converteu em sede do poder metropolitano.
No dia 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil. Em 2022, celebramos o ano do Bicentenário da Independência.
Fracassados os dois projetos privatizantes, o do arrendamento e o das capitanias, o reino estatizou a ocupação e a colonização o que também teve largas implicações históricas e culturais no destino do Brasil.
O processo de colonização do Brasil foi conseqüência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses. Durante o século XV, os portugueses ocuparam regiões estratégicas da Ásia e da África que poderiam ser utilizadas como foco de expansão comercial.
A formação da sociedade colonial passou a articular-se a partir desses elementos: economia açucareira, sistema escravista e adentramento no interior do país.
A Europa vive um período de transformações no século XVII e XVIII. As revoluções inglesas, o iluminismo, a revolução francesa e a era napoleônica aconteceram nessa época.
Os Século XVI e XVII marcaram o início da ocupação do território com o sistema de capitanias hereditárias, a implementação da empresa açucareira e do tráfico negreiro. A exploração do território se articulou ao imenso império colonial português, com possessões também na África e na Ásia.
Como funciona o processo seletivo jovem aprendiz Bradesco?
Em quais países o dentista brasileiro pode trabalhar?
O que pedir de sinal para o Universo?
Como conseguir desconto em uma compra?
Como deve ser a relação professor alunos para que a aprendizagem seja significativa?
Quem pode fazer o exame de mamografia?
O que é preciso para ser um frentista?
Onde conseguir o código EOL do aluno?
Como cobrar um retorno do cliente por e-mail?
Como solicitar um cartão universitário?
Como pedir um novo chip Nextel?
Como pedir reconsideração FAPESP SAGe?
Como demonstrar interesse por ele pelo WhatsApp?
Como ir de Lisboa para Portimão?
Como saber o endereço de uma pessoa pelo celular?
Quanto tempo dura a máscara 3m?
Qual o lado positivo e O negativo de um capacitor?