Os ouriços-do-mar são revestidos por grandes espinhos afiados e, por vezes, cobertos de veneno. Tocar ou pisar esses espinhos origina, geralmente, uma lesão perfurante e dolorosa. Os espinhos na maioria das vezes rasgam a pele e provocam dor crônica e inflamação quando não são extraídos.
Já os ouriços-do-mar são parentes das estrelas-do-mar. Vivem exclusivamente em ambientes marinhos e se dividem em cerca de 900 espécies. Seus espinhos os protegem contra predadores, mas também servem para a locomoção.
Ao pisar ou esbarrar num ouriço do mar, os espinhos do animal são liberados na pele, podendo causar dor intensa, principalmente se os espinhos penetrarem profundamente, quebrarem dentro do corpo, ou, ainda, liberarem substâncias irritantes, produzidas por algumas espécies que inoculam veneno.
Os peixes venenosos - tais como a arraia, o peixe-pedra e o peixe-escorpião - sempre causam dor e vermelhidão na área da picada. Usualmente também causam fraqueza, sudorese, febre, vômitos, cãibras musculares ou inclusive choque.
Os equinodermos locomovem-se graças à presença de um sistema de locomoção denominado sistema ambulacrário ou hidrovascular. Esse sistema é constituído por uma placa madrepórica, que permite a entrada de água no corpo do animal.
[ Zoologia ] Animal marinho, do ramo dos equinodermos, com testo calcário globuloso, coberto de espinhos móveis e cujas glândulas reprodutoras são comestíveis.
Semelhante a estrelas do mar, ouriços-do-mar têm um sistema vascular. A sua forma esférica é tipicamente pequeno, variando de cerca de 3 cm a 10 cm de diâmetro, e seus corpos estão cobertos com um invólucro espinhosa. O esqueleto de um ouriço do mar é também conhecido como prova.
Neste artigo, falaremos sobre as principais características dos ouriços-do-mar, seu habitat e alimentação. Os ouriços-do-mar são caracterizados por seu corpo na forma discoidal ou esférica (globosa), que não possui braços ou membros. Seu esqueleto externo é formado por placas calcárias, em cuja composição predomina o carbonato de cálcio.
Os ouriços-do-mar têm cinco fileiras de pés minúsculos que são encontrados entre os espinhos. Os pés do ouriço-do-mar têm ventosas que ajudam o ouriço-do-mar a se locomover, a capturar comida e a agarrar-se ao fundo do oceano.
Estes cinco dentes crescem continuamente ao longo da vida do ouriço-do-mar. No lado de fora do seu corpo, eles também têm centenas de tubos transparentes que emergem que lhes permitem grudar no fundo do oceano ou para se deslocar a um ritmo muito lento.
Como citar site em petição inicial?
O que faz o automático do motor de partida?
Como fazer referência de questionário?
Como citar site de prefeitura ABNT?
Como uma usina hidrelétrica armazena energia?
Como referenciar a OMS Segundo a ABNT?
Como funciona um acumulador de pressão hidráulico?
Onde fica o relê do ar-condicionado do Ford Ka 2015?
Como usar o zoom para reuniões?
Qual é o melhor aparelho de depilação a luz pulsada?
O que é ser avalista de alguém?
Quanto tempo dura a Zona Azul?
Como ganhar dinheiro do governo para estudar?
Quantos dias tem que cumprir aviso prévio quando peço demissão?
Quem fala primeiro na audiência trabalhista?
Como fazer contrato com transportadora?