Riscos da cirurgia para retirar a safena Trombose nas pernas; Hematoma; Lesão de nervos próximos à veia safena; Embolia pulmonar.
Quando dilatadas, as safenas deixam de promover o retorno venoso adequadamente, podendo sobrecarregar outras veias, causando inchaço e dores nas pernas.
Habitualmente as pessoas que apresentam algum problema nas veias safenas desenvolvem os sintomas clássicos: dores e inchaço nas pernas. Além disso, elas podem estar dilatadas e serem identificadas pelo especialista durante a consulta médica.
Problemas na veia safena magna, tende a ocasionar dor nas pernas, edema, manchas escuras na pele e o surgimento de outras veias dilatadas e defeituosas na perna que “quebraram” por não aguentar toda a pressão em excesso na veia safena magna.
A cirurgia de retirada de safena geralmente é sugerida quando o vaso está muito dilatado e com excesso de refluxo sanguíneo, que ocorre devido a falha no funcionamento das válvulas da veia, fazendo com que o sangue flua na direção oposta ao coração.
35 curiosidades que você vai gostar
A cirurgia para a retirada da veia safena, ou safenectomia, é uma cirurgia indicada para o tratamento de varizes quando ocorre dilatação excessiva da veia safena, ou quando esta veia já não funciona mais como deveria para fazer o retorno de sangue das pernas para o coração, por exemplo.
As varizes oferecem riscos à saúde e, quando não são tratadas, podem dar origem a outros problemas, como explica Carlos Peixoto: “As principais complicações e que apresentam maior risco são as flebites, as tromboses, as manchas nas pernas e as feridas (úlceras)“.
Em cada perna, temos 2 veias safenas: uma maior que vai da virilha até o pé, chamada veia safena interna ou magna, e uma menor, que vai do joelho até o pé, correndo na face posterior da perna, a veia safena externa ou parva.
Expectativa de vida após cirurgia de ponte de safena aproxima-se de 18 anos, diz epidemiologista.
A ponte de safena, também conhecida por bypass cardíaco ou revascularização do miocárdio, é um tipo de cirurgia cardíaca no qual um pedaço da veia safena da perna e colocado no coração, para transportar sangue desde a aorta até ao músculo cardíaco.
Esse sangue refluído fica “sobrando” nas pernas, aumenta a pressão dentro das veias e ajuda na dilatação e tortuosidade, formação de varizes e piora da doença. Provoca os sintomas de dor, sensação de peso, cansaço e inchaço.
A insuficiência segmentar da safena - quer dizer apenas que em algum trecho da safena a veia está com "problema". O achado por si só no exame de Doppler não indica necessidade de cirurgia, é necessário além do exame físico saber se existem queixas que podem ser ou não associadas a esta insuficiência.
A safena doente pode ser responsável pela sobrecarga de veias saudáveis, transformando-as em veias varicosas (dilatadas, tortuosas e sem função). A não retirada de uma safena doente pode acarretar em piora da doença venosa (Varizes) com o tempo (causando edema, dor, queimação e varizes).
Pode acontecer sim, porque a trombose venosa (TVP) acontece nas veias profundas, a veia safena é uma veia considerada superficial, e além disso a TVP é uma doença com VÁRIOS fatores de predisposição. Varizes é UM deles apenas, assim a cirurgia e o tratamento das veias alteradas reduz o risco relativo a isso.
A cirurgia de varizes é extremamente segura.
O risco de morrer em decorrência desse tipo de cirurgia é praticamente zero e o risco de complicações maiores como amputações e tromboses também é bastante pequeno.
De acordo com o médico, esse tipo de prótese apresenta indicações específicas, realmente só uma minoria dos casos chega a cogitá-lo para uso. “No geral, o implante do stent é para a vida toda, e ele tem uma durabilidade maior quando a reestenose não acontece”, diz Bruno.
As pessoas que possuem doenças como a cardiopatia grave tem direito a receber a aposentadoria .
A cirurgia é tão casca grossa que o nome dela é um palavrão quase impronunciável: hepatopancreatoduodenectomia (HPD). Trata-se da retirada do duodeno e de parte do pâncreas e do fígado ao mesmo tempo, no mesmo procedimento.
A artéria femoral é a segunda maior artéria do corpo (a primeira é a aorta), localizada ao longo da coxa, sendo o principal vaso sanguíneo a irrigar o membro inferior.
A drenagem do sangue no membro superior se faz através de uma veia principal que chega ao coração, a veia cava superior, ou melhor, o retorno sanguíneo dos membros superiores para o coração (terminando na formação da veia cava superior) se dá por vias aferentes através de diversas veias.
Veia femoral leva ao coração todo o sangue que sai da perna, diz médico. Ferimento profundo pode matar uma pessoa em até 20 minutos.
Segundo o Dr. André, deve-se ter mais atenção quando as veias apresentam um aspecto muito inchado e os sintomas prejudicam a qualidade de vida do paciente. “Independentemente de ser ou não um problema estético, o tratamento precoce deve começar o quanto antes, porque varizes podem levar a quadros de complicações.
“Se não forem tratados a doença pode evoluir e piorar o caso de insuficiência venosa. “Sensação de queimação nas pernas, dormência, pode haver também alterações de mudança da textura da pele, deixando-a mais suscetível a lesões, úlceras, infecções e sangramento”, informa o angiologista Jayme Ramos.
As varizes podem dar a sensação de perna cansada e pesada, de dores nas pernas, de desconforto e dormência. São também sintomas associados às varizes, o calor, a comichão e o inchaço nas pernas. Estas queixas são mais frequentes no verão, no final do dia e após longas horas na posição de pé.
Após identificar a veia safena, o cirurgião insere um fio de aço por dentro da veia safena de uma incisão a outra e, orientado pelo fio, o cirurgião desconecta a veia safena e a extrai por uma das incisões. As duas incisões são suturadas com pontos internos e externos.
Qual a diferença entre as pilhas recarregáveis e não recarregáveis?
Como testar a amizade de uma pessoa?
Como usar o casco de cavalo nas unhas?
Quando você silencia uma pessoa no Instagram o que acontece?
O que fazer quando se tem alergia ao medicamento?
Porque não usar carvao ativado nos dentes?
Quem pode ser considerado latino?
Como funciona o cartão de crédito internacional?
Como saber se você foi bloqueado no Hotmail?
O que fazer para se sentir menos insegura?
Qual microfone usar para gravar vídeos no celular?
Como saber se sou bolsista da CAPES?
Como saber se o veículo foi pintado?
Qual é o principal objetivo do Business Intelligence?
Qual o sabor que a pitaya tem?
Como funciona o cartão iti Visa Platinum?
O que diz o Código Civil sobre condomínio?