A trombocitopenia, ou plaquetopenia, corresponde à diminuição do número de plaquetas no sangue, situação que prejudica a coagulação, e pode causar sintomas como manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramento nas gengivas ou pelo nariz, e urina avermelhada, por exemplo.
O médico só poderá confirmar o diagnóstico de PTI com base na história clínica, no exame físico e nos resultados de exames clínicos do paciente. O diagnóstico se baseará na exclusão de outras possíveis causas do sangramento ou da baixa contagem de plaquetas, como outras doenças ou uso de alguns medicamentos.
Plaquetopenia
A plaquetopenia pode ter várias causas desde a ingestão de medicamentos que podem resultar a diminuição das plaquetas, doenças autoimunes, infecções causadas por vírus, falta de ferro e vitamina B12 e até mesmo quando há um câncer, principalmente câncer de mama e de próstata, além de doenças que afetam a medula óssea, ...
A plaquetopenia ou trombocitopenia é uma condição médica em que o paciente acaba tendo um número muito baixo de plaquetas na corrente sanguínea. A principal função das plaquetas é participar da coagulação do sangue, essencial para que o organismo consiga parar sangramentos.
Os graus de trombocitopenia podem ser subdivididos em leve (contagem de plaquetas de 100.0.000 / mm3), moderado (50.000 a 99.000 / mm3) e grave (
A púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) é caracterizada por plaquetopenia mediada por lise por autoanticorpos e inibição de sua produção. O diagnóstico é definido por his- tória, exame físico, hemograma e análise do sangue periférico com a exclusão de outras causas de plaquetopenia.
Como vimos, a trombocitopenia imune primária (PTI) é uma doença hemorrágica caracterizada pela redução na quantidade de plaquetas presentes no sangue. A quantidade insuficiente de plaquetas pode provocar sangramentos espontâneos e/ou hematomas.
Na abordagem diagnóstica inicial em pacientes com plaquetopenia (<1/L ou <1/μl), recomenda-se avaliar história familiar, histórico médico, história de transfusão, viagens recentes (2).
Na gravidez pode ocorrer plaquetopenia fisiológica, devido à hemodiluição. Em 5 % das gestações, essa plaquetopenia é moderada, entre mil. A plaquetopenia gestacional se resolve espontaneamente após o parto.
Se não tratada a plaquetopenia pode levar à morte. É muito importante tomar os cuidados indicados pelo médico e evitar qualquer atividade que possa ocasionar uma lesão, mesmo que leve. Caso aconteça é preciso correr para um hospital para verificar se não houve nenhuma lesão interna que possa resultar na hemorragia interna ou lesão cerebral.
Atualmente, existem medicamentos que podem prevenir e tratar a plaquetopenia, estimulando a produção de plaquetas. Esses medicamentos são conhecidos como fatores de crescimento hematopoiéticos. O tratamento da plaquetopenia ocasionalmente pode incluir a transfusão de plaquetas. GRUPO ONCOCLíNICAS.
Como fazer efeito fosco no Illustrator?
Quando o trabalhador tem direito a folga?
Quem tem 50 anos pode se aposentar?
Onde é depositada a multa de 40% do FGTS?
Para que serve o jato de bicarbonato na limpeza dentária?
O que é legitimidade ativa no processo penal?
O que são atividades secundárias no MEI?
Qual é a palavra que rima com azul?
O que substituir pelo café na gravidez?
Qual é maior cavaquinho ou ukulele?
Como é feito o exame de raspado?
O que significa pai na Bíblia?
Qual a cor do catarro da sinusite?
Quais as diferença entre Jacó e Esaú?