O objetivo do psicólogo hospitalar é auxiliar o paciente em seu processo de adoecimento, visando à minimização do sofrimento provocado pela hospitalização, devendo prestar assistência ao paciente, seus familiares e a toda equipe de serviço, levando em conta um amplo leque de atuação e a pluralidade das demandas ( ...
O trabalho do psicólogo hospitalar é especificamente direcionado ao restabelecimento do estado de saúde do doente ou, ao controle dos sintomas que comprometem bem-estar do paciente. ... A função de auxílio à adaptação, intervindo na qualidade do processo de adaptação e recuperação do paciente internado.
O trabalho dos psicólogos propõe uma discussão das condições de humanização no ambiente hospitalar, com o ímpeto de melhorar o sistema de assistência. Esse trabalho buscará resgatar a essência da vida do paciente, que foi interrompida pela doença e pela internação.
Por humanização, entende-se a forma de assistência que valoriza a qualidade do cuidado do ponto de vista técnico e o reconhecimento dos direitos dos pacientes.
A Psicologia pode contribuir assumindo um papel de compromisso social legítimo, o que implica agir em saúde de uma forma humanizada, baseada numa postura de inclusão, de um “estar com” e “perto de”, revalorizando um atendimento integral, no qual deve haver uma escuta ativa, resolutiva, dinâmica, de empatia e de ...
33 curiosidades que você vai gostar
“Psicologia Hospitalar é o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento (…) não trata apenas das doenças com causas psíquicas, classicamente denominadas ”psicossomáticas”, mas sim dos aspectos psicológicos de toda e qualquer doença.” (Simonetti, 2004, p. 15).
A atuação sempre prioriza o reconhecimento do paciente como uma pessoa, muito além do quadro de doença. O psicólogo hospitalar não pode, porém, dar qualquer informação sobre o diagnóstico do paciente, interferir na conduta médica, informar falecimento ou aplicar testes.
Diante do estudo foi possível identificar que a atuação do psicólogo hospitalar é auxiliar o paciente em seu processo de adoecimento, visando a minimização do sofrimento provocado pela hospitalização. A família também cumpre um papel de extrema importância em situações de adoecimento e tratamento.
Na prática, é necessário realizar primeiro um curso de ensino superior, no qual a formação acontece de modo presencial, pois ainda não existe Psicologia EAD. Depois, é recomendado realizar uma pós-graduação, que, nesse caso, pode ser no modo a distância.
Como fazer o download do Java?
Como você pode cooperar com as pessoas em seu dia a dia?
Como colocar slide em tela cheia LibreOffice?
Como se inspirar para trabalhar?
Como passar uma sonda gástrica?
Como se inscrever nos cursos online do SENAI?
Qual a importância da psicologia forense?
Como baixar livros para o Kindle?
Como podemos definir as palavras hábitos e tradição?
Como podemos definir a resistência aeróbica dinâmica e aeróbica estática?
O que foram as civilizações ou sociedades hidráulicas?
Como descobrir minha senha do @escola?
Qual a importância da cooperação nas aulas de Educação Física?
Como descobrir a senha da impressora HP Deskjet 3700?
Como se classificam os vírus quanto ao material genético?