A gestão escolar democrática é um exemplo de método administrativo que busca facilitar a integração dos processos na escola. O seu objetivo é envolver toda a comunidade — pais, alunos, professores, funcionários e diretores — nas decisões que impactam o dia a dia do ambiente escolar.
A gestão democrática coloca em prática o espírito da Lei, por destacar a forma democrática com que a gestão dos sistemas e da escola deve ser desenvolvida. É um objetivo porque trata de uma meta a ser sempre aprimorada e é um percurso, porque se revela como um processo que, a cada dia, se avalia e se reorganiza.
Qual é o objetivo da gestão democrática? O objetivo da gestão escolar democrática é aproximar escola, pais e a sociedade para promover uma educação de qualidade e que estimule o exercício da cidadania. Para a gestão democrática, a educação de qualidade é um direito de todos os alunos.
O gestor, sob a ótica da gestão democrática tem o papel de ruptura, permitindo que os envolvidos assumam seus papéis com autonomia, exercendo a responsabilidade individual e coletiva, participando das tomadas de decisão sob a perspectiva humana e humanizada.
Além de mediar os debates, o diretor tem o importante papel de engajar os envolvidos no processo acadêmico, ajudando os professores e demais colaboradores a incentivarem os pais e alunos a interagirem mais nas decisões da escola.
24 curiosidades que você vai gostar
O gestor democrático que busca a qualidade do seu trabalho deve incentivar práticas coletivas e participativas das instâncias colegiadas, representadas por pais, alunos, professores, funcionários e comunidade escolar.
A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e, ainda, financiamento pelo poder público, entre outros.
Gestão democrática: conheça quais são os benefícios dessa práticaDescentralização de decisões na gestão escolar. ... Mais engajamento com alunos, pais e responsáveis. ... Desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. ... Diminuição da indisciplina em sua gestão escolar.
206 - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e ...
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
Os 7 pilares da gestão educacionalGestão pedagógica da escola. Esse é o pilar mais importante de todos. ... Gestão administrativa da escola. ... Gestão financeira da escola. ... Gestão de recursos humanos da escola. ... Gestão da comunicação da escola. ... Gestão de tempo e qualidade do ensino.
A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola.
O conceito de gestão escolar democrática participativa dá conta de uma participação ativa e efetiva de todos que fazem parte da escola – pais, alunos, funcionários, professores, diretor escolar e toda a comunidade do entorno – que desejem uma escola eficiente e eficaz em seu processo de ensino-aprendizagem, na tomada ...
Benefícios do sistema de gestão escolarAumento na captação de alunos e controle;Diminuição da evasão escolar;Diminuição dos níveis de inadimplência;Controle da gestão financeira eficiente;Aumento da produtividade das equipes envolvidas;O foco passa a ser o cliente e não os processos operacionais;
1 – Aumenta o rendimento escolar
Na aprendizagem, é uma oportunidade para retomar e aprofundar os conteúdos estudados, o que com certeza será um diferencial para o aproveitamento acadêmico. A organização e a rotina necessárias para a aprendizagem e desenvolvimento, são aspectos que se potencializam.
Criada com o intuito de diferenciar e integralizar o contexto educacional, a Gestão Escolar tem como função otimizar processos diários, aumentar e melhorar a eficiência do ensino dentro da instituição.
Estes artigos da LDB, acima citados, dispõem que a “gestão democrática do ensino público na educação básica aos sistemas de ensino, oferece ampla autonomia às unidades federadas para definirem em sintonia com suas especificidades formas de operacionalização da gestão, com a participação dos profissionais da educação ...
A gestão escolar participativa é um exercício de cidadania que possibilita ao coletivo escolar (pais, alunos, funcionários, professores) participar nos processos decisórios que acontecem no interior da escola.
A gestão participativa é algo que advêm de um poder de decisão democrática, coletivo e escolhido de forma abrangente pensando no bem comum. Portanto, esse processo de gerenciamento requer um poder de liderança, pois, um gestor deve participar de maneira ativa e coesa de todos os momentos de escolha da instituição.
A gestão escolar participativa é uma vertente possível da gestão escolar, também conhecida como democrática. Ela estabelece que toda a comunidade escolar participe das decisões importantes para o bom funcionamento da escola.
Saiba quais são os principais tipos de gestão:Gestão democrática;Gestão meritocrática;Gestão com foco em resultados;Gestão com foco em processos;Gestão autoritária ou autocrática;Gestão por cadeia de valor;Gestão por desempenho;Gestão comportamental;
O Colegiado Escolar geralmente é constituído pelo diretor da unidade escolar e por representantes dos segmentos de professores, coordenadores pedagógicos, funcionários, alunos, pais ou responsáveis legais pelos alunos, de acordo com as normas definidas em estatuto.
Os órgãos colegiados, como Conselho escolar, a Associação de pais e mestres, o Grêmio estudantil, nas escolas são fundamentais para uma a gestão democrática, pois esses garantem, a prática da participação na escola, a descentralização do poder e da buscapor uma educação de qualidade.
Estabeleceu 14 princípios básicos, entre eles:autoridade, disciplina, divisão do trabalho, organização e capacidade de execução.
Assim, destaca-se a importância expressiva da função do Secretário ou Secretária Escolar em todo o processo escolar, que deve pautar em: Estética da sensibilidade (trabalho bem feito e respeito pelo outro); Política da igualdade (valorizar o próprio trabalho e o trabalho dos outros);
Como comer saudável sem ter tempo?
Como a ergonomia pode ser aplicada no local de trabalho?
Quanto tempo leva para se apaixonar novamente?
Como deixar a textura mais lisa?
Como funciona o aparelho Duosat?
Como é composto o Sistema Financeiro Nacional?
Como funciona o Programa Antártico Brasileiro?
Quais cinemas aceitam Primepass?
Quem tem direito ao Programa Luz para Todos?
O que pode ser pago com o recurso do PNAE?
O que é o Programa Nacional de imunização?
O que precisa para participar do Projovem?
Quais os valores do Prezão da Claro?
Quanto custa um certificado no Prime Cursos?
Qual o objetivo do programa Farmácia Popular?