O PAPEL DA ESCOLA DE ACORDO COM A TENDÊNCIA TECNICISTA Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente informações precisas, objetivas e rápidas.
A Educação Tecnicista propôs a sociedade uma nova forma de pensar a escola e a educação. As aulas passaram a ser programadas, com conteúdos preparados em forma de sistema para que fossem repassados aos estudantes. ... Que eram preparados tanto de forma escolar quanto de forma institucional para o mercado de trabalho.
Significado de Tecnicismo
substantivo masculino Valorização exagerada de recursos técnicos ou tecnológicos. Tendência para se se comunicar usando termos técnicos, específicos de uma área. adjetivo Propriedade do que é técnico; tecnicidade.
No que se refere à Educação Física, a Pedagogia Tecnicista contribuiu para o fortalecimento de sua identidade esportiva, assim como para a racionalização da tarefa, fragmentação do trabalho, especialização de funções, repetição de movimentos e uma relação professor-aluno semelhante à relação instrutor-recruta ou ...
a pedagogia tecnicista pode ser considerada não-dialógica, ou seja, ao aluno cabe assimilar passivamente os conteúdos transmitidos pelo professor. Essa pedagogia difere da progressista que privilegia a formação de cidadãos participativos e conscientes da sociedade em que vivem.
39 curiosidades que você vai gostar
O tecnicismo é uma tendência pedagógica que valoriza a técnica e a reprodução sistematizada atrelada às capacidades e habilidades dos indivíduos.
Nos anos 1940 e 1950, o Serviço Social brasileiro recebe influência norteamericana. Marcado pelo tecnicismo, bebe na fonte da psicanálise, bem como da sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica. Sua ênfase está na ideia de ajustamento e de ajuda psicossocial.
É preciso entender que muitas das vezes, os jovens que cursam essa modalidade de ensino, trazem em si, seja através da família ou de sua própria opinião, diversos tipos de preconceitos e intolerâncias. Ao se formar e entrar no mercado de trabalho, ele leva para dentro do ambiente da empresa, os mesmos preconceitos.
Com forte influência das teorias positivistas e da psicologia americana behaviorista, o tecnicismo busca ensinar o aluno por meio do treinamento. Para Aranha (1996, p. 176): ... A relação professor-aluno passa a ser estruturada e objetiva, cabendo ao professor transmitir a matéria e ao aluno receber, aprender e fixar.
A avaliação se baseia na verificação do cumprimento dos objetivos propostos. No que diz respeito ao ensino-aprendizagem na tendência tecnicista podemos mencionar a ausência de fundamentos teóricos em detrimento do “saber construir” e saber exprimir-se.
No método tradicional de ensino, o professor é considerado figura central e único detentor do conhecimento, que é repassado aos alunos, normalmente, por meio de aula expositiva. Ao estudante, reduzido a expectador da aula, cabe apenas memorizar e reproduzir os saberes.
Surge no Brasil em meados da década de 50, mas é introduzida efetivamente no final dos anos 60, com predomínio a partir de 1978. As Leis 5.540/68 (ensino universitário) e 5.692/71 (ensino de 1º e 2º graus) são marcos da implantação do modelo tecnicista.
As atribuições dos assistentes sociaisAnálise, diagnóstico e proposição de políticas sociais;Assessoria e consultoria de instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e movimentos sociais;Elaboração de pareceres sociais;Ensino e pesquisa em instituições de ensino superior;
A mera execução de demandas, a transferência de responsabilida- des, a subordinação, a ausência de alternativas de ação são características predominantes observadas na prática fatalista. O fatalismo presente na prática profissional do assistente social vem acompanhado de realismo e de possibilidades de superação.
O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.
37). Assim, as atribuições privativas são aquelas que se referem diretamente à profissão, como a atribuição privativa de coordenar cursos, bem como equipes de Serviço Social nas instituições públicas e privadas. E competências são aquelas ações que os(as) assistentes podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.
O Serviço Social no CRAS tem por finalidade acompanhar as famílias referenciadas por ele, realizar as articulações com a rede socioassistencial presente no seu território de abrangência, bem como realizar os encaminhamentos necessários a esta rede, deve atuar junto a outros profissionais, compondo uma equipe ...
Legislações sociais que norteiam o trabalho do assistente socialConstituição Federal (CF)Estatuto da Cidade.Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)Sistema Único de Assistência Social (SUAS)Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS)Política Nacional do Idoso.Estatuto do Idoso.Lei Orgânica da Saúde.
Resumo: A tendência tecnicista surge com a crescente industrialização que ocorre a partir do século XVIII. O modo de produção capitalista necessita de um modelo educacional para qualificar o proletariado, gerando mão de obra qualificada.
É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.
O período compreendido entre 1960 e 1968 foi marcada pela crise da Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata. O pressuposto que embasou esta pedagogia está na neutralidade científica, inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade.
ESCOLA TRADICIONAL:
O professor é autoritário e transmite um saber fragmentado, desfocado do contexto, enciclopédico. Preocupa-se com a memorização e repetição dos conteúdos. A base do processo didático é dedutivo, aonde o ensino vai do abstrato ao concreto, do geral para o particular.
Métodos tradicionais de ensinoMétodos sintéticos (Século XIX e XX) Utiliza-se, nestes métodos, uma ordem crescente de dificuldade: letra, palavra e texto; consiste em ir das partes para o todo. ... Método da Soletração e Silabação. ... Método Fônico. ... Método da Abelhinha. ... Método da Casinha Feliz.
Um dos mais usados na graduação é o método tradicional, no qual o professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica.
Nesta pedagogia, o professor tem a incumbência de modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais, e sua principal tarefa é levar o aluno a apresentar comportamentos adequados ao controle do ensino, sem imprescindível, neste aspecto, a tecnologia educacional.
Como saber se o solo é arenoso?
Como saber se a empresa foi fechada?
Como trabalhar a produção de textos na Alfabetização?
O que é uma empresa de capital aberto?
Como saber se o display Xiaomi é original?
O que trabalhar em Motricidade?
Quais são os benefícios da rapadura para saúde?
Quando uma empresa é considerada controlada?
Como trabalhar a higiene no ensino fundamental?
Quantas vezes a vodka Smirnoff e destilada?
Como ensinar ortografia nas séries iniciais?
Como saber se a vaca está com febre?
Como trabalhar cultura digital com os alunos?
Qual a melhor maneira de diagnosticar sinusite?
Como se divide o direito privado?
Como saber se o meu WhatsApp e beta?
Como está organizado o Ensino Fundamental?