A atividade física, sob orientação médica, tem um efeito favorável na redução da pressão arterial, peso corporal e coagulação sanguínea, além de aumentar a capacidade cardiorrespiratória, reduzindo a pressão sanguínea do corpo em repouso, o que diminui o risco do AVC.
O exercício físico, quando aliado a uma boa alimentação, com pouco sal, gorduras e frituras, pode inclusive prevenir doenças, desde as cardiovasculares, diabetes, hipertensão, osteoporose e até mesmo a depressão.
Quais exercícios ajudam na prevenção de doenças cardíacas? Qualquer atividade física é positiva para o coração. Assim, é recomendada a prática de exercícios aeróbicos (caminhar, correr, pedalar, nadar), treinamentos de resistência ou força (musculação) e exercícios de alongamento.
Um estilo de vida mais ativo contribui para diminuir a incidência de várias doenças crônico-degenerativas, reduzindo os índices de mortalidade cardiovascular e geral. A prática regular de exercícios garante o aumento de massa muscular, além da preservação da massa óssea e o controle da glicemia e da pressão.
Caminhada, corrida, musculação, natação e exercícios na ergométrica são atividades que favorecem a construção de músculos após um AVC, fortalecendo gradativamente os músculos do corpo.
A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.
Além dos benefícios na prevenção de doenças físicas, Bussade afirma que a prática de atividade física também previne doenças mentais como estresse, ansiedade e, até, depressão. Além disso, ela proporciona mais sensação de bem-estar e, até mesmo, autoestima mais elevada.
Confira abaixo as doenças e problemas de saúde que podem ser evitados com a prática regular de exercícios físicos.
A prática regular de atividades físicas ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois reduz a tensão arterial e o colesterol, aumenta a energia e melhora qualidade do sono, além de ajudar a manter o peso saudável e controlar o stresse.
Desde a criação do CONFEF buscou-se identificar, junto à comunidade acadêmica, científica, intelectual e profissional, quais as intervenções e atuações conjunturais específicas para o Profissional de Educação Física. 2 / 12 INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Assim, dificilmente o profissional de Educação Física comprometerá agravar a atual condição do aluno. O profissional que sabe pesquisar adquire independência, trabalha com confiança e eficácia e oferece segurança a seus alunos.
O profissional é o responsável por desenvolver programas de esportes de aventura em meio à natureza, por exemplo: Como unir 2 ou mais áreas? A Carreira do Profissional de Educação Física é um campo de trabalho é vasto. Mas todas as áreas de atuação estão abrigadas em dois nichos: licenciatura e bacharelado.
Foi então que o Conselho Nacional de Saúde através da resolução n° 218 de 6 de março de 1997, reconheceu os profissionais de Educação Física como Profissionais de Saúde, e em seguida houve a regulamentação da profissão através da Lei 9.696/1998 com a atuação do sistema CONFEF/CREFs.
Como é do que é produzido o cimento Portland?
O que acontece se eu não pagar a multa da Receita Federal?
Como funciona a citação por edital CPC?
O que é uma coisa sustentável?
O que é linguagem natural e formal?
Quais são as maiores festas da igreja?
Qual é a carga horária de um Coordenador Pedagógico?
Quanto tempo é necessário ler por dia?
Como ocorre a espiral do conhecimento conforme proposta de Nonaka e Takeuchi?
Qual o período ideal para ir ao ginecologista?
Quem faz tecnólogo pode fazer concurso público?
Qual a melhor luz para induzir o sono?
Qual a diferença entre apóstrofe é apóstrofo?
Quais as informações caracterizam uma grandeza vetorial?
O que é feito o óleo de cozinha?