Em 2016, o total de resíduos plásticos no mundo chegou a 242 toneladas. A China é o país que mais produz lixo plástico no mundo, com quase 60 milhões de toneladas. Em seguida estão os Estados Unidos (38 milhões), a Alemanha (14,5 milhões) e o Brasil, com 12 milhões de toneladas.
Além disso, a pesquisa apontou quais países contribuem mais para a superprodução e descarte de plásticos de uso único. Os Estados Unidos e a Austrália são as nações com maiores índices de uso desse material por ano, sendo que cada pessoa descarta, em média, 50 quilos de plástico anualmente nessas regiões.
Quando se trata de ranking, o Brasil está em muitos comparativos mundiais, porém, quando o assunto é reciclagem, estamos na lanterna. Este ano, saiu a lista dos países que mais reciclam no mundo, e com mais de 60% dos resíduos sólidos urbanos sendo reciclados, a Alemanha está no topo.
Segundo a (WWF), Fundo Mundial para a Natureza, os principais produtores de lixo são: Estados Unidos (1 º lugar), China (2º lugar), Índia (3º lugar), Brasil , Indonésia (5º lugar), Rússia (6º lugar), entre outras regiões do Leste Asiático e Pacífico.
Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, a geração saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões de toneladas. O mesmo estudo diz ainda que cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia.
27 curiosidades que você vai gostar
Segundo dados do estudo, o acesso ao consumo e a oferta de produtos com embalagens são elementos que auxiliam para esse constante crescimento. Além do mais, o desperdício de comida, a compra exagerada ou jogar fora o que está perto de vencer são hábitos dos brasileiros.
De todo lixo produzido no Brasil, 30% tem potencial para ser reciclado, porém apenas 3% deste total é efetivamente reciclado. A reciclagem é uma excelente alternativa para a problemática de resíduos sólidos urbanos, alcançando a esfera ambiental, o âmbito social e o desenvolvimento econômico.
No Brasil, apenas 37% do papel produzido vai para a reciclagem, sendo que 80% é destinado para a confecção de embalagens, 18% para papéis sanitários e somente 2% para impressão.
Atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia, o Brasil tem um dos menores índices de reciclados. Dos entrevistados, 67% afirma desconhecer a possibilidade de reciclagem do plástico.
Essa é a Globalpack. A Globalpack é uma das maiores empresas de embalagens plásticas do Brasil. Com instalações em 7 estados brasileiros e atuação internacional, a Globalpack busca a excelência no segmento em que atua sempre pautados nos nossos 3 pilares.
Brasil é o 4º país que mais produz plástico no mundo e um dos que menos recicla. O Brasil é o quarto país que mais produz plástico no mundo, com 11,355 milhões de toneladas, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia, segundo levantamento do WWF (Fundo Mundial para a Natureza) com números do Banco Mundial.
Os resíduos urbanos totais na Alemanha são tratados da seguinte forma: 45% são reciclados, 38% queimados e 17% vão para a compostagem. Os números do Eurostat mostram grandes diferenças entre os países da UE. Na Bulgária, por exemplo, todo o lixo vai parar em aterros sanitários.
05 Cidades Que Mais Reciclam no Brasil
Curitiba / Paraná: Nos primeiros anos do século XXI a cidade de Curitiba foi considerada destaque. A fórmula que se consagrou como exemplo para todos os outros municípios inclui a utilização dos caminhões incumbidos em recolher apenas lixo sexo, ou seja, sem restos orgânicos.
Publicado em 25/04/2021 - 15:20 Por Agência Brasil - Brasília. O Brasil fechou 2020 como um dos principais líderes mundiais em reciclagem de latas de alumínio. De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o país obteve um índice de reciclagem de 97,4%.
O lixo é uma fonte de riquezas. As indústrias de reciclagem produzem papéis, folhas de alumínio, lâminas de borracha, fibras e energia elétrica, gerada com a combustão. No Brasil, a cada ano são desperdiçados R$ 4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia.
Como funciona a reciclagem de papel
No Brasil, apenas 37% do papel produzido vai para a reciclagem. De todo o papel reciclado, 80% é destinado à confecção de embalagens, 18% a papéis sanitários e apenas 2% à impressão.
Os dados, obtidos com exclusividade pela CNN, são da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). Por ano, são gerados quase 80 milhões de toneladas de lixo, mas apenas 4% são reciclados.
Publicado em 13/08/2021 - 19:46 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo. Cada brasileiro gera, em média, quase 1 quilo de lixo por dia... Em um ano são 343 quilos. Juntando todo o país, são 80 milhões de toneladas de resíduos produzidos a cada ano.
Além do excesso de resíduos plásticos gerados pela população brasileira, outro grande problema é a baixa taxa de reciclagem desse lixo. No total, segundo dados da WWF Brasil, foram geradas 11,3 milhões de toneladas de plástico em 2019, mas apenas 145 mil são recicladas em território nacional, ou seja, 1,3%.
Quanto mais abastada a sociedade, maior quantidade de lixo ela dis ponibiliza. Nossos hábitos e costumes são os principais responsáveis pelo lixo que geramos. ... Por meio dela, as ações individuais ou coletivas tornam-se mais visíveis na sociedade, estimulando-a à participação.
O isolamento social e a prática do trabalho em casa aumentaram o volume de lixo no Brasil. A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) estima que as medidas de distanciamento social geraram no país um aumento de 15% a 25% na quantidade de resíduos residenciais.
O seu desenvolvimento e renda per capita são maiores e na mesma vertente, o poder de consumo, gerando assim mais resíduos. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), elaborada pelo IBGE em 2000, cada brasileiro produz de 0,5 a 1 quilo de lixo por dia.
O Ceará é o estado brasileiro que mais recicla, proporcionalmente ao número de habitantes. Considerando somente o segmento de plástico, são mais de duas centenas de empresas atuando na reutilização desse material, movimentando cerca de R$ 40 milhões por mês.
Encontrado em latinhas de cerveja, refrigerante e suco, o alumínio é o material mais reciclado no Brasil. O país, inclusive, é um dos líderes no mundo em reaproveitamento desse insumo. Estima-se que, em 2020, 97% das latas vendidas tenham sido recicladas.
A coleta de lixo é de responsabilidade das prefeituras exceto para grandes geradores de lixo — locais que produzem mais de 200 litros ou 50 kg de resíduo por coleta. Porém, não há uma obrigação de que as cidades façam coleta seletiva, já que, teoricamente, o custo é maior e os caminhões não voltam totalmente cheios.
Quais os tipos de interpretação do direito?
Qual remédio para abrir apetite de porco?
Qual a diferença entre Desamarelador Matizador e tonalizante?
Qual é o porto mais importante da região sul?
O que provoca artrose no joelho?
Qual o consumo do fogão elétrico?
Qual a diferença entre marca coletiva e marca de certificação?
Quais são os valores em um relacionamento?
Quais as características da salsa?
Quais os alimentos que prejudicam a testosterona?
Como se define a linha de pobreza no Brasil?
Quem é mais forte Kaido ou Shanks?
Qual é o clima predominante no Canadá?
Qual é a fruta mais saudável do universo?