O texto da nova lei de migração, que substitui o Estatuto do Estrangeiro, criado em 1980, estabelece novos princípios sobre não discriminação, combate à homofobia e igualdade de direitos. A lei é bastante inovadora e está em consonância com obrigações internacionais assumidas pelo Brasil.
A Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017, disciplinou a migração no Brasil e estabeleceu princípios e diretrizes para as políticas públicas para o imigrante. Também a nova Lei de Migração substituiu a Lei n. 818/49.
Aos migrantes são assegurados, assim como aos nacionais, os direitos e garantias fundamentais: a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, assegurando-lhe também os direitos e liberdades civis, sociais, culturais e econômicos (artigo 4º, caput e inciso I).
O Estatuto aprovado pelos militares trata o imigrante como um estranho, como uma suposta ameaça à segurança nacional. A nova Lei, por sua vez, cuida para que os imigrantes não sejam vitimados pela xenofobia.
A Lei tem como princípios a universalidade dos direitos humanos, o repúdio e a prevenção à xenofobia, ao racismo e a qualquer tipo de discriminação, não criminalizando a migração. Garante a igualdade de tratamento e de oportunidade ao migrante, além de inclusão social, laboral e produtiva através de políticas públicas.
24 curiosidades que você vai gostar
Questão 2 Texto da questão São princípios orientadores da nova Lei de Migração, exceto: Escolha uma opção: a. A segurança nacional. b. A universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos humanos.
Entenda algumas das principais mudanças introduzidas pela nova Lei de Migração do Brasil e o que o decreto de regulamentação altera nela.Vistos.Reunião familiar.Expulsão, deportação e repatriação.Direito de manifestação política.
Sem extradição para crime político ou de opinião: assim como a Constituição de 1988, a nova lei determina que não haverá extradição por crime político ou de opinião, da mesma forma como proíbe que refugiados ou asilados sejam extraditados.
O Estatuto do Estrangeiro, nacionalista e conservador, prioriza excessivamente a segurança e restringe a liberdade dos imigrantes em território nacional. Desse modo, eles são concebidos como indivíduos de menor importância em relação aos cidadãos do país.
O que quer dizer meus contatos exceto?
Como se escreve cisco no meu olho?
Como repassar juros para o cliente?
Como se fala carteira em Portugal?
Como funciona o crédito leasing do Banco do Brasil?
Como casar impedância de cornetas?
Qual a diferença entre MC Kevin e MC kevinho?
Como lavar a parte de dentro da bolsa?
Como funciona mercado futuro da soja?
Como se escreve para sua ciência?
O que Siguinifica a sigla CIA?
O que quer dizer cassação de mandato?