A história do teatro no Brasil surgiu no século XVI, quando o Brasil se tornou colônia de Portugal, tendo como objetivo catequizar os índios. ... Dessa forma, a teatralização teve início como instrumento pedagógico, sendo, o principal objetivo, educar religiosamente os índios.
Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese.
Um repertório eclético, constituído de grandes textos clássicos e modernos, além de comédias de bom nível, torna- se a tônica dessa companhia, que, liderada por Franco Zampari em seu período áureo, marca uma das mais importantes fases do teatro brasileiro.
A intenção era realizar ações teatrais em espaços diferentes do palco de um edifício teatral, ao qual a maior parte deles estava acostumada. Para viajar e se apresentar em lugares distintos, o palco precisava ser facilmente transportável.
O tapete define uma área de atuação, em cima dele, os atores podem se conectar à imaginação e serem quem quiserem ser, no momento real e atual. Fora do tapete, desconstrói-se a atuação, volta-se a realidade cotidiana.
O teatro em terras brasileiras nasce em meados do século XVI como instrumento de catequese dos Jesuítas vindos de Coimbra como missionários. Era um teatro, portanto, com função religiosa e objetivos claros: evangelizar os índios e apaziguar os conflitos existentes entre eles e os colonos portugueses e espanhóis.
O teatro é o ramo da arte performática relacionada à performance e representação de histórias na frente de uma platéia ao vivo, usando uma combinação de discursos, gestos, cenário, música, sons e espetáculos que buscam estimular e excitar o espectador.
Logo, o teatro no Brasil deu um salto, em 1838, com peças como O Poeta e a Inquisição, representadas por Antônio José. As peças foram escritas por Gonçalves de Magalhães e encenadas por artistas em março de 1838.
Dentre os principais nomes, responsáveis pela oficialização do teatro no Brasil, estão Eva Tudor, Odilson Azevedo, Procópio Ferreira, Jaime Costa, Dulcina Moraes, entre vários outros. Nesse sentido, as peças teatrais começam a ganhar novos formatos com os escritos de Oswald de Andrade.
O teatro pode ser considerado por professores e pesquisadores uma forma de fazer com que a criança se socialize, torne-se desinibida, decore falas, cante entre outras coisas que possam trazer benefícios para a alfabetização da criança. Muito se sabe a respeito da importância do Teatro na Educação em todos os campos de atuação.
Dentro da escola o teatro pode ser usado para desenvolver as potencialidades das crianças e as preparando para a vida participando de praticas educativas da qual ele faz parte.
Quais as infecções mais comuns na UTI?
Qual o valor da multa para quem não declarou Imposto de Renda?
O que passar no rosto para proteger do sol?
Quando passa a valer uma decisão judicial?
Quais os riscos de fazer regressão?
Como ser professor de cursos livres?
Quais são os tipos de sistemas de ensino?
Quanto as bailarinas do faustão ganham?
Pode trabalhar 6 horas seguidas?
O que significa a carta Rainha de Espadas?
Quem faz o juízo de admissibilidade?
Quais são as principais ferramentas que possibilitam a busca de uma nova colocação profissional?
Quanto tempo leva a cadela para dar cria?