As Zonas Econômicas Especiais da China constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa. Foram criadas na segunda metade da década de 1970 junto ao litoral oriental da China. Os ZEEs são cidades litorâneas da China que tiveram que se adaptar para receber empresas internacionais.
Os principais objetivos das ZEEs eram alavancar a produção industrial da China – que se encontrava em crise desde a década de 1960 – e fortalecer o volume total de exportações.
- infraestrutura de qualidade/eficiente (energia, estradas, portos, construções...); - baixo custo, em geral devido à mão de obra barata; - liberdade para remessa de lucros para o exterior; - facilidades para associação entre o capital estatal e os investimentos privados globais.
A importância de implementação de zonas econômicas especiais decorre da maior possibilidade de desenvolvimento e crescimento econômico. Tal afirmação decorre do modo como a China tem se desenvolvido tendo por base essa política econômica concebida, também, como espécie de política pública.
1- Zonas Econômicas Especiais (ZEE s)
Esta divisão foi criada para facilitar o controle político-social de um país com proporções continentais. As ZEE s entram nesse contexto de divisão territorial, mas com outro intuito; promover o desenvolvimento capitalista.
23 curiosidades que você vai gostar
As ZEEs também têm importância econômica, pois não apenas estabelecem as fronteiras, mas também são a fonte de sustento para muitos países por causa da pesca, reservas de gás natural e turismo.
Além da mineração, ela possui um grande potencial para a pesca, para o aproveitamento da energia das ondas e das marés e para a realização de estudos científicos. Ao todo, são 3,6 km² de área, o que equivale a 40% do território continental brasileiro.
b) A localização das ZEEs na China é extremamente favorável para a negociação com o mercado externo, pois ficam perto do litoral, estando próximas de outros centros econômicos regionais, como a Coreia do Sul, o Japão e Taiwan.
"Ao impulsionar a sustentabilidade e gerar empregos, elas podem ajudar a reduzir a pobreza e a desigualdade". Podem melhorar a eficiência dos recursos e reduzir os riscos comerciais, dando às empresas mais incentivos para tentar novos modelos de crescimento verde", acrescentou.
A zona econômica especial é uma região geográfica delimitada dentro de um país que apresenta uma legislação de direito econômico e direito tributário diferente do restante do país, visando atrair capital (investimentos) interno e estrangeiro e incentivar o desenvolvimento econômico da região.
Base de formação e consolidação das ZEES ou ZPEs
Mão de obra barata e abundante. Assumem o modelo econômico: economia de mercado. Isentos de impostos. Os salários das empresas que ali se instalam devem ser mais altos do que os pagos no restante da China.
Atualmente, as principais Zonas Econômicas Especiais são: Shenzhen, Zhuhai, Shantou, Xiamen e Província de Hainan.
Os seis maiores desafios que a China enfrenta para crescerImpulsionar o consumo interno. A China vem tentando deslocar o seu eixo de crescimento dos investimentos e da exportação para o consumo interno. ... Transição política. ... Desenvolvimento do interior. ... Poluição. ... Produtos de maior valor agregado. ... Bancos.
As metas de crescimento econômico do país estão atreladas aos seguintes objetivos de longo prazo: até 2035, tornar-se uma economia de alta renda; até 2050, transformar-se em uma economia avançada. Como mostra a tabela 1, o PIB per capita da China em 2019 apresentou valor de US$ 10.262.
A política do filho único é uma politica implantada pelo governo Chinês na década de 70 e tem como finalidade tentar conter o avanço populacional. Isso se deve ao fato do mesmo país se encontrar atualmente com mais de um bilhão e trezentos milhões de habitantes.
Foram fatores essenciais, os investimentos em logística, políticas públicas de estado, capacitação pessoal, desoneração fiscal ao capital de investimento externo, foram alguns dos fatores identificados como fundamentais para o crescimento econômico chinês.
É considerado o país que mais cresceu economicamente nos últimos 25 anos, o que foi proporcionado pela abertura econômica a partir de 1976 que transformou a China em uma economia mista. O PIB do país cresce cerca de 10% ao ano. Atualmente a soma de riquezas produzidas ultrapassa US$ 12 trilhões.
É possível afirmar que o crescimento econômico chinês ocorre em todo o país? Justifique sua resposta. Resposta: Não; o crescimento econômico chinês está muito concentrado nas áreas próximas ao litoral, especialmente nas ZEEs.
A Zona Econômica Exclusiva (ZEE) é uma faixa situada para além das águas territoriais, sobre a qual cada país costeiro tem prioridade para a utilização dos recursos naturais do mar, tanto vivos como não-vivos, e responsabilidade na sua gestão ambiental.
A recuperação econômica da China após a pandemia está perdendo fôlego, devido aos problemas no setor imobiliário, aos cortes e racionamentos elétricos e a vários focos de covid-19 detectados em diversas províncias.
Além dos problemas com a previdência social, o país também deve sofrer com a queda da mão de obra (um dos principais atrativos atuais do país para os investimentos estrangeiros) e a consequente queda do consumo, trazendo a perspectiva de desaceleração do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).
O consumo é um desafio estrutural na China, onde a renda familiar média é bastante baixa e a taxa de poupança é uma das mais altas do mundo (45% do PIB). O desemprego e a incerteza sobre o futuro desencadeado pela Covid-19 pioraram a baixa taxa de consumo, que era vista como um motor para a recuperação econômica.
Os chineses de etnia han, o maior grupo étnico da China, formando cerca de 92% da população, costumam ser referidos apenas como "chineses" em outras línguas, porém existem dúzias de outros grupos étnicos na China, relacionados ou não aos han.
A indústria chinesa tende a ser descentralizada, mas há vários centros têxtis importantes pelo país, tais como Xangai, Guangzhou e Harbin. As maiores indústrias estatais são a indústria siderúrgica, de carvão mineral, de construção de máquinas, leve, bélica e têxtil.
A República Popular da China é um país composto por 56 grupos étnicos diferentes, o povo Han responde por 91,02% do total da população, sendo que as outras 55 etnias minoritárias estão contidas no, 8,98% que restam.
Quais são os sinais de pontuação e para que serve cada um deles?
Qual a principal característica das células eucariontes?
Que testes faço para saber se tenho algum problema Neurologico?
Qual órgão que tem funções essenciais à justiça e que não faz parte do Poder Judiciário?
Qual o valor do Prisma 2013 LTZ?
Qual é a importância da indústria?
O que acontece se o motor da moto travar?
Qual o café que não precisa adoçar?
Qual a importância das NRs para segurança do trabalho?
Quais foram os feriados que foi antecipado na cidade de São Paulo?
Quem tem mais chakra Kurama ou Naruto?
Qual o prazo para pagamento de rescisão de contrato temporário?
Como é um instrumento de percussão?
Como dar uma resposta negativa para o cliente?