“O Capital” é uma obra que faz uma análise das relações econômicas, especificamente o capitalismo, abrangendo conceitos como mais valia, capital constante, capital variável, salário e acumulação primitiva. “O Capital” analisa todos os aspectos do modo de produção capitalista criticando a econômica política.
O Capital, obra fundamental do filósofo, sociólogo e economista alemão Karl Marx, é um conjunto de três volumes publicados entre 1867 e 1883. No livro, Marx propõe uma interpretação crítica do sistema econômico capitalista, criando um contraponto a economistas clássicos como Adam Smith.
Na obra "O Capital", Karl Marx representa essa transição a partir de uma tríade: mercadoria, trabalho e valor. Para ele, estes elementos devem ser analisados sob dois aspectos: o valor de uso (estágio natural do valor da mercadoria) e o valor de troca (estágio modificado do valor da mercadoria).
Na economia, capital é qualquer ativo capaz de gerar um fluxo de rendimentos ao longo do tempo por meio de sua aplicação na produção. Esse conceito inclui não apenas o dinheiro propriamente dito, mas também os investimentos financeiros, os estoques e os bens que podem ser aplicados para gerar riqueza, dentre outros.
O entendimento que Marx faz do capitalismo se baseia na ideia de que toda sociedade se estrutura a partir do modo como os homens se organizam para produzir socialmente seus bens.
18 curiosidades que você vai gostar
O conceito de mais-valia foi empregado por Karl Marx para explicar a obtenção dos lucros no sistema capitalista. Para Marx, o trabalho gera a riqueza, portanto, a mais-valia seria o valor extra da mercadoria, a diferença entre o que o empregado produz e o que ele recebe.
O marxismo, na sua forma pura, defende que deve haver uma revolução pela qual a classe operária toma para si os meios de produção e o governo, suprimindo a burguesia e os seus meios de hegemonia e manutenção do poder, que constituem os conjuntos chamados infraestrutura e superestrutura.
Significado de Capital
substantivo masculino Conjunto dos bens materiais de uma pessoa ou instituição. [Economia] Todo o dinheiro; bem material destinado à produção.
Capital, na teoria sociológica de Pierre Bourdieu, é um sinônimo de poder. Consiste em ativos econômicos, culturais ou sociais que se reproduzem e promovem mobilidade social numa sociedade estratificada. Bourdieu elabora uma tipologia com três categorias de capital: capital econômico, capital social e capital cultural.
Como ter um bom desempenho no Jiu-jitsu?
Como ser uma pessoa mais direta?
O que fazer para ter um melhor amigo?
Como saber o número da conta Sicredi?
Como saber qual será o meu destino?
Como descobrir a senha do CEI?
Como Oliver Queen morre nos quadrinhos?
Qual é o número do registro profissional?
Como sai os vermes após tomar Annita?
Como saber o que minha pele precisa?
Qual a operação da conta corrente do Bradesco?
Como o atual estado do Acre foi incorporado ao território brasileiro?
Como funciona o mapa de revolução solar?