Nomes populares: Mastrunço, mestruz, mastruz, lombrigueira, quenopódio, ambrosia-do-méxico, erva-das-cobras, erva-do-formigueiro,caacica.
No Brasil, essa espécie tem ampla distribuição, com ocorrência em quase todo o território, onde recebe vários nomes populares: mastruço, mastruz, erva-de-santa-maria, chá-do-méxico, erva-formigueira e quenopódio.
Introdução: A planta Chenopodium ambrosioides, conhecida popularmente como mastruz ou erva-de-santa-maria, nativa da América central, é considerada um vegetal com diversas finalidades terapêuticas.
Conhecido pela medicina tradicional para o tratamento de vermes intestinais, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e auxilia a reduzir inflamações nas articulações.
A mastruz, também chamada de erva de santa maria, mentruz ou mastruço, é uma erva mais usada devido às suas propriedades medicinais. Facilmente encontrada em território nacional, seu aroma é descrito como agradável e ela possui pequenas flores amarelas.
31 curiosidades que você vai gostar
Segundo a literatura toda a planta é empregada na forma de infusão (LUTZEMBERGER, 1985), como estomáquico, expectorante, depurativo, nas afecções das vias respiratórias, tosse, bronquite (CRUZ, 1979). Também usado no tratamento de escorbuto e tuberculose. O suco é vermicida (LUTZEMBERGER, 1985).
Além de facilitar a digestão, o consumo da erva pode reduzir os problemas gastrointestinais como a constipação, as cólicas e o inchaço abdominal. O mastruz também ajuda no tratamento do refluxo ácido e na gastrite, além de auxiliar na desintoxicação e fortalecimento do fígado.
Mas a Dra. Lívia alerta que, embora seja uma erva muito versátil, ela não foi muito estudada e seu uso deve ser feito de forma parcimoniosa, sem abusos. O uso prolongado da erva pode ser tóxico. A especialista ressaltou ainda que a planta medicinal é contraindicada para grávidas e lactantes.
Um excelente remédio para auxiliar no tratamento da inflamação do útero, a metrite é o chá das folhas de tanchagem, Plantago maior. Esta erva tem propriedades anti-inflamatórias, antibacteriana e cicatrizante muito potentes, tendo indicação medicinal também em casos de amigdalite ou outras inflamações.
é uma planta herbácea de forte aroma, nativa da América tropical e originária do México. No Brasil, essa espécie tem ampla distribuição, com ocorrência em quase todo o território, onde recebe vários nomes populares: mastruço, mastruz, erva-de-santa-maria, chá-do-méxico, erva-formigueira e quenopódio.
Uso popular: É utilizado na medicina caseira como excitante, aromática e condimentar; para hipertensão, colesterol, dores de cabeça, estômago, gripe, nervos e fígado. É comum mascar a folha para aliviar mal estar gástrico e azia. Além do uso como chá, as folhas são misturadas à erva-mate para consumo no chimarrão.
Nome popular
Ambrósia, Erva-Formigueira, Erva-Mata-Pulgas, Mastruço, Quenopódio.
Significado de Mastruz
substantivo masculino [Botânica] Erva que pode chegar aos 50 centímetros, da família das crucíferas, largamente cultivada por suas propriedades terapêuticas; mastruço. Etimologia (origem da palavra mastruz). Do latim masturtiu, nasturtium.
Infusão de mastruz: colocar 1 colher de sopa de folhas secas de mastruz numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 1/2 ou 1 xícara inteira de manhã por 3 dias.
10 remédios naturais para vermesCoco. Em jejum, coma 1 colher de sopa de coco ralado. ... Alho. Em jejum, beba meia xícara de leite morno com 2 dentes de alho esmagados, durante 1 semana. ... Semente de abóbora. ... Açafrão. ... Mamão. ... Cenouras. ... Ervas vermífugas. ... Sementes de Erva-doce.
Ela ajuda no tratamento de gastrite e alivia possíveis dores e desconfortos no estômago. Uma boa dica é preparar chás usando mastruz e outras ervas, como hortelã e hibisco, que ajudam na digestão.
Chá de mastruz
Adicionar a planta à água fervente e depois deixar repousar por 10 minutos. Coar quando estiver morno e beber a seguir.
A Kalanchoe pinnata é utilizada pela população como remédio para tratamento de diversas doenças como infecções, inflamações e diarreia, nas formas de suco, chá e macerada. A pesquisadora pontua que já existe na literatura estudos que indicam que a planta não tem potencial tóxico e pode ser utilizada por humanos.
Como usar. A parte mais utilizada do saião é sua folha, que é utilizada na preparação de chás, sucos ou pasta para aplicar na pele.
Na medicina popular, a erva-da-graça é utilizada para vários objetivos, desde dores de cabeça e estômago até para redução do colesterol. Em alguns lugares, as pessoas costumam mascar as folhas dessa planta para reduzir azias e mal-estar gástrico.
Em muitas regiões do Brasil é chamada mastruço outra planta, que nós conhecemos como erva-de-santa-maria, que é um chá contra vermes, de cheiro muito forte e usado também para espantar insetos. O nosso mastruço tem o nome científico Coronopus didymus, da família Cruciferae.
Gel, chá e pomada de arnica feitos a partir da flor da planta podem ser utilizados externamente para tratar: Dores musculares. Contusões. Dor nas articulações e inchaço.
Como lavar ouvido entupido de cera?
Como ganhar engajamento no TikTok?
Como tirar Carteira de idoso interestadual?
Como é feito o controle de roedores?
Como ganhar o Dotz em compras na Magazine Luiza?
Como tirar linhas de grade da planilha?
Como o casamento era visto dentro da família romana?
O que são Dotz do Banco do Brasil?
Como solicitar carteira de estudante Digital?
Como ganhar cupom de 100 no Google Ads?
Onde tirar carteira de trabalho na quarentena?
Como os chás agem no organismo?
Como conseguir diamantes de graça no Free Fire?
Como tirar cera de depilação de plástico?
Qual é o nome da ferramenta que fura o chão?