A Herpetofobia (herpeton grego = "aquilo que rasteja" e phobia = "medo") é uma fobia específica, o medo de répteis, anfíbios ou outros animais semelhantes.
O medo exagerado de cães, elevadores, insetos e lagartixas, por exemplo, pode estar relacionado com a incapacidade de lidar com as angústias do dia a dia.
Mas já que vocês solicitam, o nome é herpetofobia — o medo de répteis e de coisas que se arrastam.
Você deve procurar um psicólogo para investigar a razão do seu medo de lagartixas. Provavelmente existe um conteúdo oculto, por trás desse medo, que pode ser descoberto através de um acompanhamento psicológico.
· Motefobia - Medo de borboletas ou mariposas.
41 curiosidades que você vai gostar
Além disso, podem ocorrer outros sintomas como:Tremores;Tentativa de fuga;Choro;Arrepios;Agitação;Transpiração intensa;Palpitações;Respiração ofegante.
Nicole Kidman sofre desde criança com lepidopterofobia, ou seja, medo de borboletas.
A Herpetofobia (herpeton grego = "aquilo que rasteja" e phobia = "medo") é uma fobia específica, o medo de répteis, anfíbios ou outros animais semelhantes.
Encha um spray borrifador (aqueles usados para plantas e encontrados em lojas de 1,99) com água e gelo e use na lagartixa. Ela vai querer sair correndo da sua casa. Se puder, pegue a lagartixa. Se ela não for tão rápida, pode ser mais fácil capturá-la e soltá-la lá fora ao invés de ficar perseguindo a mesma pela casa.
Você já viu uma lagartixa cotó, isto é, sem rabo ou só com um pedaço dele? ... O filhote da lagartixa sai do ovo com o rabo inteiro. Na natu- reza, os animais têm formas diferentes para se proteger e escapar dos predado- res .
Ofidiofobia. O medo irracional de cobras ou serpentes é chamado de ofidiofobia. Assim como a aracnofobia, esse é um dos transtornos de ansiedade mais comuns envolvendo animais.
O medo de serpentes, que pode chegar à ofidiofobia, é um dos mais prevalentes do mundo, do Ocidente ao Oriente. E algumas teorias defendiam que isto provavelmente ocorria por uma herança ancestral, de quando elas representavam uma grande ameaça à nossa sobrevivência.
(2007), a entomofobia que é o medo de insetos, costuma se desenvolver na infância e é considerada o tipo mais comum entre as chamadas fobias específicas.
Trata-se, então, de um medo inconsciente. E, no caso da aicmofobia, os objetos fóbicos capazes de causar gatilhos de pânico são as agulhas e demais ferramentas pontiagudas. “A maioria das pessoas que sofrem com essa fobia tendem a ter também fobia a dor, conhecida como agliofobia.
Os sintomas dessa doença são pequenos caroços que aparecem na pele, acompanhados de coceira e dor. Os populares designaram esse termo (termo cobreiro), possivelmente, pelo fato de as bolhas fazerem na pele, em alguns casos, um “zigue-zague”, “serpenteado” (similar ao das cobras e demais répteis?!), na pele do paciente.
Lagartixas não têm veneno e não transmitem doenças (todavia, elas andam pelo chão e por cantos da casa); lave bem as mãos se por acaso tocar em uma delas). Além disso, lagartixas podem ser uma das suas principais aliadas na hora de cuidar da sua casa.
Soluções caseirasSe tiver cascas de ovo, você pode colocá-las em torno da casa para assustar as lagartixas.Se tiver naftalina, você pode espalhá-la para afastar as lagartixas.Com café e tabaco, você pode fazer um veneno para elas.Se tiver dentes de alho, você pode repelir os lagartos com o odor.
Lagartixa: inofensivas, quando elas aparecem é sinal de proteção espiritual. Elas limpam, expulsam os invasores e emanam uma energia muito positiva. Quando sua casa hospedar uma lagartixa, se alegre e agradeça!
Ao se alimentarem das pelotas, as lagartixas morrem na hora, ou deixam sua casa para morrer em outro lugar. De qualquer forma, você se livra delas de maneira rápida e simples com esta solução caseira.
A claustrofobia deriva da Agorafobia, o medo de estar em lugares abertos ou fechados e que tenha uma quantidade considerável de pessoas. Se caracteriza pela aversão a lugares públicos em geral.
Aracnofobia é a fobia de aranhas. A pessoa que apresenta fobia de aranha mantêm distância de locais onde possam existí-las, evitam viajar para o campo ou morar em um lugar onde apareça uma aranha, mesmo sendo pequena.
Muitas vezes, o indivíduo catsaridafóbico pode ter tido uma experiência negativa ou traumática com baratas no passado. Crianças podem ter sido punidas ou trancadas em armários ou espaços escuros, onde tais criaturas tendem a se esconder. Essas crianças têm uma maior possibilidade de desenvolver fobia de barata.
A tripofobia é um medo, aversão ou nojo de buracos agrupados. As pessoas com tripofobia sentem um mal-estar, arrepios e calafrios quando olham para superfícies que têm pequenos orifícios reunidos ou superfícies simétricas agrupadas.
Se os padrões de buracos ou relevos fizerem o indivíduo pensar em doenças, lesões de pele, tocas de animais peçonhentos ou substâncias tóxicas ou contagiosas, a tripofobia é mais provável de surgir.
As pessoas autodignosticadas tripofóbicas não ficam exaltadas ao enxergarem os pequenos buracos. Contudo, não ser capaz de ver a imagem por períodos prolongados e até mesmo ter coceira na pele não caracteriza uma fobia. O pânico não existe na maior parte dos casos. Porém, a pessoa pode sentir fobia por qualquer coisa.
Como tirar segunda via do alvará de Funcionamento RJ?
Como fazer para pegar o meu boleto da Honda?
Como são chamadas as regiões de um ímã em que os fenômenos magnéticos são mais intensos Brainly?
O que acontecerá com esse ímã se o material que o constitui for do tipo flexível?
Como é chamada a marca que separa a pista com circulação de veículos do acostamento?
Como são chamadas as zonas de baixa pressão atmosférica?
Quando surgiu o balé clássico no Brasil?
Como são caracterizadas as pessoas que nasceram na década de 2000 em relação à tecnologia?
Qual o bairro mais antigo de Juiz de Fora?
Como surgiu os direitos humanos e explique como foi?
Como são conhecidas as músicas que não são cantadas?
Qual a origem do chá das cinco?