Theobroma cacao L
O cacau ou cacaueiro (Theobroma cacao L. – família Malvaceae) é uma árvore frutífera perenifólia, nativa da floresta tropical úmida americana (América central e do sul), com principal origem nas nascentes dos rios Amazonas e Orinoco.
O cultivo do cacaueiro é muito importante no Brasil desde o período colonial, especialmente na Bahia, o principal produtor nacional. Cultiva-se cacau também em outros estados da região Nordeste, bem como nas regiões Norte e Centro-Oeste do país.
O termo cacau deriva da palavra cacahualt (idioma nahuatl), falada pela civilização maia. Os povos maia e asteca cozinhavam o cacau e o trituravam com milho e pimenta aromatizando o preparo com baunilha e canela. À bebida davam o nome de xocatl.
Dizem, na Bahia, que o cacau tem a “vida do homem” : aos sessenta ou setenta anos começa a decair. Há cacaueiros com mais de 100 anos na região da Bahia.
Embora muitas regiões o cultivem, o grosso da produção de cacau procede atualmente de áreas situadas na Costa da Guiné (África) e no Brasil, particularmente no sul da Bahia. Gana (antiga Costa do Ouro), onde o cultivo se iniciou em 1879, é o maior produtor mundial.
Amazônia Pesquisa diz que cacau é originário da Amazônia, não da América Central | Natureza | G1. Ele já era consumido na floresta há 5,5 mil anos, segundo cientista. Arqueólogos encontraram cultura antiga no sudeste do Equador.
Mais da metade do cacau produzido no Brasil é, literalmente, fruto paraense. Em 2020, a produção do fruto no Pará foi de 144.663 toneladas, o equivalente a 52% da produção nacional.
O nome cacau deriva do latim theobroma cacao que significa “comida dos deuses”. As pequenas sementes da fruta do cacaueiro eram usadas em culturas ancestrais da América Latina em rituais sagrados. Os primeiros a cultivaram sementes de cacau foram os sacerdotes Astecas.
A árvore que dá origem ao fruto chamado cacau, de nome científico Theobroma cacao, popularmente chamado de cacau e árvore-da-vida.
A árvore do cacau mede de 6 a 12m de altura, possui ramos cilíndricos e tomentosos quando jovem. As folhas são alternas, com pecíolo curto, ovais, acuminadas, inteiras, com nervura pinada e discolor.
O cacau é um produto nobre e tradicional da agricultura brasileira e na medicina popular é utilizado no emprego de infusão, decocto, tintura, extrato fluido, supositório, pomada ou creme. Culturalmente o cacau é utilizado como tônico e edulcorante.
Recipientes de cerâmica com resíduos da preparação do cacau foram descobertos em sítios arqueológicos datados do Período Formativo (1900-900 a.C.). Por exemplo, um achado desse tipo em um sítio arqueológico Olmeca na costa de Veracruz, no México, indica que povos pré-olmecas já preparavam o cacau em 1750 a.C.
Os astecas consideravam o cacau como uma bebida energética e fonte de sabedoria. Também a consideravam afrodisíaca e relaxante. Outra curiosidade sobre a história do cacau é que nessa época o seu grão era usado como moeda e oferenda aos deuses.
Como identificar ideias chaves em um texto?
Como usar vinagre de maçã para acabar com caspa?
Como higienizar as folhas de ora-pro-nóbis?
Como usar aplicativos no Teams?
Quais esportes podemos jogar play?
Quanto custa para homologar energia solar?
Como legalizar um carro customizado?
Como colocar o plano de fundo na tela do celular?
Como saber a capacidade de um compressor de geladeira?
Qual a diferença entre o verbo ter e haver?
Como o verbo preferir deve ser utilizado segundo a norma padrão?
Qual é a função sintática do pronome relativo QUE?
Como faço para homologar meu divórcio no Brasil?