Aroeira-vermelha, aroeira-pimenteira ou poivre-rose são nomes populares da espécie Schinus terebinthifolia,
árvore nativa da América do Sul da família das Anacardiaceae.
Outros nomes: urundeúva, aroeira-preta, aroeira-do-campo, aroeira-da-serra e arindeúva. ... Distribuição Geográfica: É uma espécie nativa, mas não endêmica do Brasil. Ocorre na Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica e é encontrada nos Estados de AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN, SE, DF, GO, MS, MT, MG e SP.
Características Morfológicas: Árvore encorpada, de copa densa e bem distribuída, a aroeira-vermelha tem altura entre cinco e dez metros, com troncos revestidos de casca grossa. A largura média fica entre 30 e 60 centímetros de diâmetro. As flores são miudinhas e os frutos, vermelhos.
As cascas e folhas secas da aroeira são utilizadas em chás contra febres, problemas do trato urinário, contra cistites, uretrites, diarreia, blenorragia , tosse e bronquite, problemas menstruais com excesso de sangramento, gripes e inflamações em geral.
6. Chá de aroeiraEm uma panela, coloque as cascas de aroeira e a água. Ligue o fogo;Deixe ferver e aguarde 5 minutos;Retire do fogo, coe e sirva!
44 curiosidades que você vai gostar
4. Chá de aroeira. A aroeira, conhecida cientificamente por Schinus terebinthifolius, possui propriedade analgésica, anti-inflamatória, depurativa e anti-ácida que é eficaz contra gastrite e úlcera por diminuir a acidez estomacal e ajudar no combate ao Helicobacter pylori.
Caule tortuoso, com casca fina, áspera e de coloração acinzentada. Folhas alternas, compostas, imparipinadas, com pecíolo alado, com 3 a 5 folíolos, oblongos a oblongos-lanceolados, ápice agudo, base afilada, membranáceos, bordos liso, nervura central proeminente em ambas as faces e com cheiro característico de manga.
Também chamada de aroeira-vermelha, aguaraíba e cambuí, a aroeira nada mais é que uma planta com folhas bem aromáticas e frutos redondos, pequenos e vermelhos que é muito usada para fins medicinais.
São conhecidas no Brasil três variedades de Aroeira, a aroeira-brava, ou aroeira-branca (L. molleoides); a aroeira-mansa, ou aroeira-vermelha ( Schinus molle L.) e a aroeira-do-sertão (Myracrodruon urundeuva).
A madeira de aroeira apresenta uma cor bege-rosada ou pardo- avermelhada, quando recém-cortada.
A madeira serve para obras externas, mourões, vigas, construções rurais, estacas, dormentes e carvão de elevado poder calorífico. ... A aroeira apresenta porte mediano chegando a atingir 10m de altura e 30cm de diâmetro, fuste linheiro, madeira dura de cor bege-roseada quando verde, e roxo escuro quando seco.
Ocorre de Pernambuco ao Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Também é encontrada no Uruguai, na Argentina e no Paraguai.
A aroeira possui propriedade adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antimicrobiana, tônica e cicatrizante. Além disso, o banho de aroeira remove todas as más energias do seu corpo de forma muito eficaz. Se tiver problemas de aura cheia de males este banho é realmente o mais indicado pra você.
Originária da América do Sul, cientificamente é chamada de Schinus terebinthifolius. ... De porte médio e crescimento rápido, pode alcançar oito metros de altura. Uma das árvores preferidas para arborização urbana, ótima escolha de paisagismo, é muitas vezes usada como cerca viva.
A aroeira-brava (nome científico: Lithraea molleoides) é nativa do Brasil e do Uruguai. Também é conhecida popularmente como aroeira-branca, aroeirinha, aroeira-do-brejo, aroeira-da-capoeira, bugreiro.
Ela desenvolve raiz pivotante e profunda, merecendo estudos quanto à ciclagem de nutrientes e enriquecimento do solo. Como fator negativo, a sua alta capacidade reprodutiva torna-a agressiva na invasão de áreas onde a sua presença não é desejável.
Em pessoas sensibilizadas aos alquil-fenóis (que são substâncias causadores de dermatite alérgica em pessoas sensíveis) ao passar próximo ou sentar-se à sombra desta aroeira, podem apresentar uma dermatite de contato caracterizada por vermelhidão, coceira e até bolhas durante vários dias.
Saiba quais as plantas medicinais que tratam a gastrite crônicaCamomila. Indicada para qualquer problema estomacal, a camomila tem propriedades calmantes cujos benefícios chegam a outros sistemas do corpo, além do nervoso. ... Aloe vera. A aloe vera (babosa) tem alto poder cicatrizante. ... Boldo. ... Sálvia.
Chá de camomila
A camomila é um calmante natural que ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago. Para ajudar a tratar o refluxo, é recomendado tomar 2 a 3 xícaras de chá por dia.
Caso a aroeira seja utilizada para ajudar no tratamento de doenças de pele, basta colocar 20 g de cascas de aroeira em 1 litro de água e deixar ferver por 5 minutos. Depois coar e passar na região a ser tratada.
Qual medida estatística A letra grega sigma representa?
Como saber se o SMTP está funcionando?
Como funciona o processo de reciclagem?
O que é matéria de ordem pública exceção de Pré-executividade?
Quais são os três tipos de compostagem?
Serão ou seram qual o correto?
Quem é a líder do grupo Red Velvet?
O que é transformação digital nas empresas?
Quais são as ferramentas de Marketing Digital?
Quem tem direito à indenização do seguro DPVAT?
O que acontece quando o processo prescreve?
Qual é o nome verdadeiro de Bruna Marquezine?
O que fazer quando a caixa de som não liga?
Quantas vezes por semana devo hidratar o cabelo com química?