Mecanismo de ação Tiazolidinedionas ou TZDs atuam ativando receptores ativados por proliferador de peroxissomo (PPARs, da sigla em inglês), um grupo de receptores nucleares, com maior especificidade para PPAR (gama). Os ligantes endógenos para estes receptores são ácidos graxos livres (FFAs) e eicosanóides.
As tiazolidinedionas (TZDs) ou glitazonas são fármacos que atuam diminuindo a resistência à insulina, sendo ligantes do receptor gama ativado por proliferador peroxissômico (PPAR-?), que pertencem à superfamília de receptores nucleares de esteroides e hormônios tireoidianos.
As glitazonas são agonistas PPAR-gama que melhoram a sensibilidade insulínica. Estas drogas induzem à transcrição de genes relacionados ao metabolismo glicídico e lipídico e à expressão de proteínas inflamatórias e endoteliais associadas com o processo aterosclerótico, resultando em melhora da função endotelial.
FARMACODINÂMICA: o mecanismo de ação da metformina não é bem conhecido; ela diminui a glicemia produzindo efeitos tipo insulina em diversos tecidos. Atua na presença de insulina aumentando a utilização de glicose e Page 4 reduzindo a produção da mesma, portanto contrabalançando a resistência a insulina.
Mecanismo de Ação: A glibenclamida diminui a glicose pelos mesmos mecanismos de outras sulfoniluréias, tanto por estimulação da secreção de insulina, como pelo aumento da resposta à insulina pelos tecidos. O efeito extrapancreático predominante parece ser a redução na produção de glicose hepática.
32 curiosidades que você vai gostar
Este medicamento é destinado ao tratamento de diabetes mellitus não insulino-dependente (tipo 2 ou diabetes do adulto), quando os níveis de glicose no sangue não podem ser controlados apenas por dieta, exercício físico e redução de peso.
A Glimepirida diminui as concentrações sanguíneas da glicose, principalmente pela estimulação da secreção de insulina pelas células beta do pâncreas.
A metformina melhora a ação da insulina no fígado, diminuindo a produção hepática da glicose em 10 a 30% e, no músculo, aumentando a captação de glicose em 15 a 40% e estimulando a glicogênese. No adipócito, a metformina inibe a lipólise e a disponibilidade de ácidos graxos livres (FFA).
A metformina é um fármaco antidiabético da família das biguanidas com efeitos antihiperglicêmicos, reduzindo a glicose plasmática pós-prandial e basal. A metformina não estimula a secreção de insulina, não tendo, por isso, ação hipoglicemiante em pessoas não diabéticas.
Como calcular a taxa de variação cambial?
O que diz a alínea e do artigo 482 da CLT?
Como é feito o teste do olhinho?
Qual a diferença entre supercharger e turbo compressor?
O que significa Belém na Bíblia?
Qual é o melhor antivírus Avast ou Norton?
O que comer para fraqueza no corpo?
Qual a quantidade de colágeno devo tomar por dia?
O que significa ser uma pessoa altruísta?
Qual a diferença entre desinfetante e água sanitária?
Quanto ganha Ana Maria Braga na Rede Globo?
Quando se faz estágio recebe salário?
Quem tem o CadÚnico vai receber o Auxílio Brasil?
O aluminio derrete a quantos graus?
Qual o prazo para pagamento da dívida após o cumprimento?
Por que a organização do trabalho é importante?