A partir de então, todas as partes do mundo, que foram em algum momento parte do Império Britânico continuou com a conduzir cavalos e carruagens no lado esquerdo das estradas e qualquer parte do mundo colonizada pelos franceses (ou dominada por Napoleão) adotou o lado direito da rua.
Para facilitar a condução, o volante dos veículos está localizado à esquerda no habitáculo. Contudo, a Inglaterra e outros 55 países no mundo adotam a mão inglesa, onde o lado do condutor é o direito e os veículos trafegam à esquerda das vias. VEJA TAMBÉM: Passanezi: nada de poluição ao gerar energia!
as placas de trânsito se situam majoritariamente no lado direito da via; o banco do motorista e volante se localizam do lado esquerdo e o motorista troca de marcha com a mão direita.
O motivo disso é bem simples: a maioria das pessoas era destra, usando sua espada com a mão direita. Para que ela ficasse livre e do lado certo para um eventual duelo (o que não era raro naquele tempo), era preciso andar desse lado. Se a pessoa viajasse do lado direito, seu lado esquerdo estaria totalmente exposto.
O Brasil, assim como quase todos os outro países da América do Sul, segue o padrão mundial de direção. Para facilitar a dirigibilidade e visibilidade do condutor, os carros possuem o volante ao lado esquerdo e, portanto, conduzem pelo lado direito.
27 curiosidades que você vai gostar
Alguns recursos podem ajudar na hora de saber se a direita é pra lá ou pra cá: Pense na mão com que você escreve. Pense em que lado está o coração. Use uma pulseira ou um relógio para identificar um dos lados.
Costume vem da tradição dos duelos entre cavaleiros, na Idade Média. Hoje são 76 os países ou territórios que adotam o volante à direita (sistema inglês) e, exceto o Japão, todos foram colônias do Reino Unido. Entre os que ainda o utilizam estão Cingapura, Nova Zelândia, Austrália, Índia, Malásia e Japão.
A razão está relacionada com... luta de espadas!
Sua origem remonta à era medieval, quando a circulação a cavalo se dava pela esquerda para deixar a mão direita – a mesma que a maioria das pessoas usava para manusear a espada – livre em caso de luta.
Segundo histórias de séculos atrás, a mão inglesa surgiu porque os cavaleiros da Inglaterra medieval empunhavam suas espadas com a mão direita e se mantinham à esquerda para golpear os rivais. Por conta disso, os condutores de carroça teriam sido influenciados e começaram a usar esse método para trafegar.
O que quer dizer baixa massa óssea?
Como fazer redistribuição de processo?
O que são as associações e qual a sua finalidade?
Como equilibrar os eletrólitos?
Que dia foi adiantado o feriado 25 de janeiro?
Como tratei minha queda de cabelo?
Como alterar o nome da mãe no e social?
Qual é a melhor marca de canetas?
Como usar minoxidil com TrichoSol?
Quantos descendentes de italianos existem no mundo?
O que é considerado assédio no trabalho?
Qual a função de um fluxograma dentro de um processo gerencial para a implantação da qualidade?
Como é formado a gordura localizada?
Qual a diferença entre água doce e água potável?
Vai ter com a formiga ó preguiçoso significado?