Uma ansiedade moderada pode aumentar a motivação e intensificar o estado de alerta e de concentração, melhorando o desempenho. No entanto, um nível elevado de ansiedade é encontrado com frequência em alunos com baixo desempenho escolar.
Realizar atividades físicas, alimentar-se bem e não fazer uso de substâncias como álcool e drogas são dicas importantes para se evitar crises de ansiedade. Sendo assim, adotar hábitos de vida saudáveis pode te ajudar no momento da prova.
Dificuldade de aprendizagem: Alunos com transtornos de ansiedade, geralmente, apresentam dificuldade para se concentrar e para assimilar informações ditas pelo professor, o que acarreta uma aprendizagem pouco satisfatória.
COMPARTILHE: Ansiedade é uma sensação produzida pelo corpo para deixar todo o organismo em alerta diante de uma situação de perigo. Em níveis saudáveis, ela faz bem e não traz problemas. No entanto, quando alcança um patamar exagerado, pode causar prejuízo para a saúde, como insônia, isolamento e perda de peso.
Ela pode se manifestar por meio de uma dor de estômago ou um comportamento retraído. Além disso, a ansiedade também pode tornar as crianças agressivas. Isso porque, quando aborrecidas ou ameaçadas, elas não sabem como lidar com os seus sentimentos. Dessa forma, tende-se a desenvolver uma reação de luta ou fuga.
Quando os seus sintomas não são tratados adequadamente ou não são percebidos, o transtorno pode trazer consequências graves à criança e ao adolescente. Depressão, fobia, baixa auto-estima e isolamento são alguns dos efeitos que a ansiedade pode causar.
A ansiedade pode atrapalhar a concentração não só nas provas mas em diversas atividades que exijam concentração, mesmo em atividades profissionais. A ansiedade é responsável pela queda de rendimento escolar e profissional. Olá, Sim, a ansiedade pode atrapalhar a concentração nos estudos e na hora da prova.
Dicas para lidar com a ansiedade na adolescência
A ansiedade em si não mata, mas o mal estar causado pode piorar alguma doença o problema de saúde que a pessoa já tenha.
Muitos se perguntam se crise de ansiedade pode matar, mas levar à morte propriamente dita não, no entanto, pode agravar um problema já existente ou desencadear uma doença. Muitos pacientes ao longo do tratamento para alcoolismo podem apresentar um ataque de ansiedade, principalmente durante a abstinência.
Para o psicólogo Philip Kendall, porém, professores e pais precisam prestar mais atenção aos sinais de alto nível de ansiedade em seus alunos e filhos. “A ansidade por vezes passa despercebida. Mas, se nada for feito, o problema aparece depois”, afirma o professor da universidade norte-americana de Temple, na Filadélfia.
Crianças ansiosas tem uma maior probabilidade de sofrer transtornos de ansiedade, maior probabilidade de desenvolver depressão, abuso de substância e suicídio na idade adulta. Se você tratar as crianças, pode reduzir esses problemas nos adultos. CE: A ansiedade interfere na aprendizagem?
Este guia tem como objetivo, dar a conhecer as perturbações de ansiedade e oferecer um leque variado de ferramentas, que se podem usar no combate da ansiedade patológica. Vamos apresentar a segunda parte, mais prática. Pode ver a Parte I aqui.
A ansiedade é por vezes passa despercebida e, outras vezes, não é dada a devida atenção a ela. Mas, se você não fizer nada, o problema vai aparecer depois. Crianças ansiosas tem uma maior probabilidade de sofrer transtornos de ansiedade, maior probabilidade de desenvolver depressão, abuso de substância e suicídio na idade adulta.
Como relatar um problema no Twitter?
Qual a durabilidade de um panetone caseiro?
Como representar se a raiz quadrada?
Como juntar vários arquivos de InDesign?
O que é a permeabilidade celular?
Como são produzidos os fogos de artifício?
Quem tem tireoide consegue emagrecer?
Como unir componentes Sketchup?
Como escreve 1 milhão em números?
Como funciona os métodos anticoncepcionais comportamentais?
Como ativar o Polyline no AutoCAD?