O grau de dissociação é a grandeza utilizada para expressar a força de uma base, ou seja, sua capacidade de conduzir corrente elétrica, a qual depende da quantidade de íons liberados na dissociação. Obs.: Quanto maior a quantidade de íons em água, maior a sua capacidade em conduzir corrente elétrica.
A expressão matemática utilizada para determinar o grau de dissociação é: Sempre após realizar a divisão entre o número de íons-fórmula dissociados e o número de íons-fórmula total, devemos multiplicar o resultado por 100 para determinar a porcentagem da dissociação.
Para calcular o grau de ionização de um ácido, é fundamental o conhecimento de dois dados fundamentais: Número de partículas do ácido que foram dissolvidas; Número de partículas que foram ionizadas.
...
Grau de ionização dos ácidosÁcido forte: α ≥ 50 %Ácido moderado: 5% ≤ α ≤ 50 %Ácido fraco: α < 5 %
Segundo a Teoria de Arrhenius, uma base pode ser definida como toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando como único tipo de ânion a hidroxila (OH-). Se esse grau de ionização for aproximado a 100%,a base é considerada forte.
* Base forte: α > 50%. Exemplos: bases de metais alcalinos e de alguns metais alcalinoterrosos; * Base fraca: α < 5%. Exemplos: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).
44 curiosidades que você vai gostar
O hidróxido de alumínio [Al(OH)3] pode ser utilizado como antiácido por ser uma base praticamente insolúvel, o que a caracteriza como uma base fraca.
Bases fracas: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).
Define-se constante de ionização de ácidos e bases a relação entre o produto das concentrações dos íons e a concentração do ácido ou da base que formou esses íons quando estabelecem um equilíbrio iônico com a água.
* Bases fortes: Bases dos metais alcalinos (LiOH, NaOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2). O Mg(OH)2 é uma exceção, sendo uma base fraca. * Bases fracas: O hidróxido de amônio (NH4OH) e as bases dos demais metais (das famílias 13, 14 e 15).
A ionização é uma reação química que origina íons a partir de substâncias moleculares colocadas em água. Assim, podemos dizer que a ionização é o processo de formação de íons. Os ácidos são exemplos de substâncias que sofrem ionização quando colocados em água.
A força dos ácidos pode ser avaliada ainda por intermédio do cálculo do chamado grau de ionização, representado pela letra α. Para calcular esse grau, basta dividir o número de moléculas ionizadas pelo número de moléculas adicionadas na água inicialmente. Depois, basta multiplicar por 100 para formar uma porcentagem.
Quanto maior o grau de dissociação, mais forte é o ácido. É uma medida da concentração total de íons em solução. Quanto mais carregado for um íon, maior será a sua participação no cálculo. A força iônica é, entretanto, maior que a concentração molar se a solução possuir cargas múltiplas.
O grau de equilíbrio, simbolizado por “α”, é usado em equilíbrios químicos para indicar a relação entre a quantidade de matéria (número de mol) depois que determinado reagente foi consumido e a quantidade de matéria inicial. ...
A base de fórmula Sb(OH)3, por exemplo, é chamada de hidróxido de antimônio III, pois:Hidróxido é o início do nome de toda base;Antimônio é o nome do elemento de sigla Sb;III é o número referente à carga do cátion desse elemento.
O grau de equilíbrio (α) corresponde ao rendimento de uma reação química por meio da relação entre o reagente e a quantidade de mols desse reagente. Dessa forma, o grau de equilíbrio indica a porcentagem em mols de uma substância até atingir o equilíbrio químico.
Os ácidos e bases fortes mais comuns são: HCl, HBr, HI, H2SO4, HNO3, H2CO3, LiOH, NaOH, KOH, Ca(OH)2 e Mg(OH)2. As bases fortes são compostas por metais alcalinos e metais alcalino-terrosos, com excepção para o hidróxido de berílio e de magnésio, uma vez que são pouco solúveis, formam bases moderadas.
As bases podem ser classificadas de acordo com o número de hidroxilas (OH-) que contem na molécula: Monobases: 1 hidroxila (OH-) Dibases: 2 hidroxilas (OH-) ... Tetrabases: 4 hidroxilas (OH-)
As Bases são substâncias formadas pela união de um cátion e um ânion, que liberam íons hidroxila (ânions OH–) numa solução aquosa em processos chamados de “dissociações iônicas”. Por esse motivo, as solução alcalinas ou básicas são conhecidas como “aceitadoras de prótons”.
O grau de ionização do ácido bórico (H3BO3) é, portanto, 0,075%, sendo por isso considerado um ácido fraco. - Ácido sulfúrico (H2SO4): α = 61%. - Ácido florídrico (HF): α = 8,5%. - Ácido cianídrico (HCN): α = 0,008%.
Para efetuar a constante de ionização
Assim como a constante de equilíbrio Kc, na fórmula para calcular a constante de ionização, a multiplicação entre as concentrações molares dos produtos está no numerador, e a concentração molar do ácido ou da base participante do equilíbrio está no denominador.
Após determinar o valor do grau de ionização na fórmula da constante, basta multiplicar o valor do grau de ionização pela molaridade para calcular a concentração de hidrônios. Por fim, basta utilizar o valor da concentração de íons H+ em uma das expressões do item 1 para calcular o valor do pH.
As bases de metais do grupo 1 (alcalinos) e 2 (alcalinos terrosos) são consideradas bases fortes, com exceção do hidróxido de berílio e hidróxido de magnésio, que são bases fracas.
Base é toda substância que em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH - (hidróxido). Quando são dissolvidos em água, os hidróxidos têm seus íons separados. ... O cátion é um metal, o ânion é o OH -.
Classificação de Bases InorgânicasMonobases: apresentam apenas um grupo OH- na molécula. Ex. hidróxido de sódio (NaOH).Dibases: apresentam dois grupos OH- na molécula. Ex. hidróxido de magnésio (Mg(OH)2).Tribases: apresentam três grupos OH- na molécula. Ex. hidróxido de alumínio (Al(OH)3).
Como saber se a orelha já está cicatrizada?
Como ocorre a transformação do estímulo gustativo em impulso nervoso?
Qual a posição do feto com 23 semanas?
Qual o significado do ultrassom?
Como ocorre o mecanismo de reação SN2?
Qual a idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição?
O que significa quando a pessoa manda OPA?
Como ocorre a resposta imunológica frente aos fungos?
Como ficam as férias na MP 936?
Quais são os 3 tipos de ferro obtidos industrialmente?
Quando acontece a regeneração?
Como escrever a palavra Xuxa de cabelo?
Como fica o rosto após a luz pulsada?
Quando ocorre a transformação do vinho em vinagre?
Quem trabalha com periculosidade aposenta com quantos anos?