Tem mais depois da publicidade ;) Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549.
A fim de consolidar o domínio português no litoral, a 7 de Janeiro de 1549 Tomé de Sousa foi nomeado como primeiro governador-geral do Brasil, recebendo Regimento para fundar, povoar e fortificar a cidade de Salvador, na capitania real da Bahia. Manteve-se no cargo até 1553, sucedido por Duarte da Costa.
Brasil Colônia
O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses.
Tomé de Sousa saiu de Portugal no dia 1 de fevereiro de 1544, em uma armada com seis embarcações, com mais de mil pessoas, trazendo um provedor-geral, um ouvidor-mor, escrivão, tesoureiro, engenheiro e mestre de obras, um médico e um farmacêutico. No dia 29 de março de 1549, a armada chega ao Brasil.
O Governo Geral. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral.
44 curiosidades que você vai gostar
O Governo-Geral foi criado por Portugal em 1548 com o objetivo de centralizar ainda mais a administração colonial. Sua implantação foi acompanhada de uma ordem para que uma capital fosse construída para a colônia. Dessa ordem surgiu a cidade de Salvador, no atual estado da Bahia.
O cargo de governador-geral foi criado em 17 de dezembro de 1548 com o objetivo de centralizar as atividades administrativas na colônia. Neste mesmo contexto foram estabelecidos os cargos de provedor-mor, destinado à administração fazendária, e de ouvidor-geral, como autoridade máxima da justiça.
Chegando ao Brasil em março de 1549, Tomé de Sousa ocupou o posto de governador- geral junto a uma tropa composta por mil homens. Fixando-se na Baía de Todos os Santos, realizou a fundação da cidade de Salvador, considerada a primeira capital do Brasil.
Duarte da Costa (início do 1505 — 1560) foi um nobre e administrador colonial português. Membro do Conselho Real, foi embaixador na corte de Carlos I de Espanha. Foi nomeado como segundo governador-geral do Brasil (1553-1558).
O que é procuração irrevogável e irretratável?
O que fazer em Campinas no domingo?
Onde comprar produtos originais da China?
Como transferir ligação para outro ramal Intelbras TS 3110?
Qual remédio para pressão alta por ansiedade?
O que é mortalidade Proporcional por idade?
Como alterar o layout do teclado no Android?
Para que serve a tolerância geométrica?
Quando se deve ligar o filtro da piscina?
Que tipo de escrita era usada pelos egípcios?
Quanto vale 300 mega de internet?