Lendas e mitos. São narrativas populares, geralmente baseadas em acontecimentos históricos e repassadas através de gerações. A mesma lenda pode ter diferentes versões, de acordo com o local onde ela é contada. Elas podem ser ótimas para o desenvolvimento cognitivo dos jovens, já que mexem com o imaginário popular.
Gêneros para ler para criançasFantasia e Ficção. De animais falantes a mundos imaginários, os livros de fantasia contêm elementos que não existem na vida real e costumam estar entre os preferidos das crianças. ... Ficção histórica. ... Biografia. ... Livros informativos. ... Poesia.
São narrativas mais sucintas e que os poucos personagens precisam resolver uma situação sem muitas delongas. Normalmente, é uma estrutura simples e de fácil assimilação, devido à sua menor extensão. Pode ter a característica de ser uma história real ou fantasiosa e contar com tempo cronológico ou psicológico.
Gêneros de ficçãoFantasia. O gênero é caracterizado por elementos fantásticos, como magia ou sobrenatural. ... Ficção científica. ... Distopia. ... Ação e aventura. ... Ficção Policial. ... Horror. ... Thriller e Suspense. ... Ficção histórica.
Tipos de Literatura Que ExistemLiteratura Infanto-juvenil.Literatura Infantil.Literatura de Cordel.Literatura Adulta.Literatura Cientifica.Literatura Popular.Literatura Humorística.Literatura Religiosa.
42 curiosidades que você vai gostar
Em sua Arte Poética, tratado produzido entre os anos 335 a.C. e 323 a.C., o filósofo propôs classificar as obras de acordo com sua forma e conteúdo, definindo os três principais gêneros literários que conhecemos hoje: Épico ou Narrativo, Lírico e Dramático.
Divisão da Literatura BrasileiraQuinhentismo. O Quinhentismo é registrado no decorrer do século XVI. ... Barroco. O Barroco é o período que se estende entre 1601 e 1768. ... Arcadismo. ... Romantismo. ... Realismo. ... Naturalismo. ... Parnasianismo. ... Simbolismo.
As classificações principais são: 000 – generalidade (assuntos relacionados a computadores e tecnologia); 100 – filosofias, 200 – Religião, 300 – Ciências sociais, 400 – Línguas, 500 – Ciências Puras, 600 – Ciências aplicadas, 700 – Artes, 800 – Literatura, 900 – História e Geografia.
Gêneros épicos/narrativosRomance: textos literários que possuem enredo com começo, meio e fim e possuem cenários, personagens e marcações temporais;Fábula: texto fantástico que costuma utilizar animais para narrar uma história com cunho moral;Novela: forma de narrativa menor que o romance e maior que o conto;
A narrativa é um aspecto prioritário do desenvolvimento a ser possibilitado na escola infantil, pois envolve a comunicação e a ludicidade, a socialização e a construção da identidade. ... Numa abordagem de tipo etnográfico, registraram-se as narrativas e seus contextos de produção.
E para conhecermos um pouco mais sobre os diversos tipos de narrativa, devemos saber que elas se subdividem em: Romance, Novela, Conto, Crônica e Fábula.
O livro infantil possui características estéticas que envolvem a literatura de uma forma geral e, ainda que seja peculiarmente definido pelo destinatário, a obra infantil pode levar o leitor a uma abrangente compreensão de sua existência.
A literatura infantil divide-se em dois momentos: a escrita e a lendária. A lendária nasceu da necessidade que tinham as mães de se comunicar com seus filhos, de contar coisas que os rodeavam, sendo estas apenas contadas, não sendo registradas por escrito.
Literatura infantil
O conteúdo de uma obra infantil precisa ser de fácil entendimento pela criança que a lê, seja por si mesma, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha. Além disso, precisa ser interessante e, acima de tudo, estimular a criança.
Confira a seleção que o Toda Matéria preparou com 10 exemplos de contos de fadas clássicos.A bela e a fera (1740) ... A bela adormecida (1634) ... Branca de neve e os sete anões (1634) ... Cinderela (1634) ... Chapeuzinho vermelho (1697) ... João e Maria (1812) ... O patinho feio (1843) ... O gato de botas (1500)
Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc. Uma das características distintivas dos textos literários é a sua função poética, onde é possível constatar ritmo e musicalidade, organização específica das palavras e um elevado nível de criatividade.
Género literário ou gênero literário é uma categoria de composição literária. A classificação das obras literárias que podem ser feitas de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais e outros. As distinções entre os gêneros e categorias são flexíveis, muitas vezes com subgrupos.
São exemplos de gêneros textuais descritivos:Diário.Relatos (viagens, históricos, etc.)Biografia e autobiografia.Notícia.Currículo.Lista de compras.Cardápio.Anúncios de classificados.
A literatura brasileira tem desenvolvimento a partir dos textos descritivos de viajantes sobre a terra recém-descoberta. Os documentos escritos eram destinados à coroa portuguesa e são classificados como conteúdos informativos sobre a natureza e os habitantes da colônia. Esse período é denominado como Quinhentismo.
CaracterísticasMistura de tendências estéticas (ecletismo)União da arte erudita e da arte popular.Prosa histórica, social e urbana.Poesia intimista, visual e marginal.Temas cotidianos e regionalistas.Engajamento social e literatura marginal.Experimentalismo formal.
O brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. A Bíblia é apontada como o tipo de livro mais lido pelos entrevistados e também como o mais marcante.
Alguns subgêneros de textos líricos são: Soneto - poema de forma fixa, formado por catorze versos (dois quartetos e dois tercetos). Poesia - texto poético formado por versos que se agrupam em estrofes. Ode - poema de exaltação composta para ser declamada ou cantada.
São características literárias exploradas desde a Antiguidade e, segundo o filósofo grego Aristóteles, os gêneros literários são classificados em: Gênero Lírico: “palavra cantada”. Gênero Dramático: “palavra representada”. Gênero Épico: “palavra narrada”.
De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.Texto Narrativo. ... Texto Descritivo. ... Texto Dissertativo. ... Texto Expositivo. ... Texto Injuntivo.
A proposta desse tipo de obra é estimular os sentidos e a sensibilidade do bebê que começa a realizar suas próprias leituras: olhando, colocando na boca, apertando, sentindo, cheirando, brincando. Entretanto, vale ressaltar que a criança precisa ser inserida no universo das narrativas.
Como se livrar da ansiedade e do medo?
Quem pode aplicar perfil sensorial?
Como se dá a criação do conhecimento na organização?
Quanto vale 50 estrelas no Facebook?
Para que serve o chá do umbigo da bananeira?
Quais são os alicerces da ciência moderna?
Como fazer audição para a HYBE?
Quais as características da sociedade paraense?
Quais dentes permanentes não possuem antecessores decíduos?
Pode ir de macacão para formatura?
O que é o ceticismo na filosofia?
Quais as frutas que tem muito potássio?
Quais as chances de morrer eletrocutado no chuveiro?
É bom deixar o iPhone descarregar completamente?
Quais são as 3 finalidades básicas dos livros empresariais?