Qual o fundamento da Psicologia Social Comunitária?

Pergunta de Miguel Santos em 23-09-2022
(19 votos)


Qual o fundamento da Psicologia Social Comunitária?

A Psicologia Social Comunitária utiliza-se do enquadre teórico da Psicologia Social, privilegiando o trabalho com os grupos, colaborando para a formação da consciência crítica e para a construção de uma identidade social e individual, orientada por preceitos eticamente humanos (Freitas, 1996).

Qual é a diferença entre psicologia social e comunitária?

Enquanto a psicologia social tende a se conter em maior medida, a psicologia comunitária tem uma natureza mais interdisciplinar: os profissionais dessa disciplina geralmente trabalham em conjunto com outros atores sociais e especialistas em diferentes áreas, a fim de resolver problemas.

Quais as características da psicologia comunitária?

A Psicologia Comunitária se caracteriza por trabalhar com sujeitos sociais em condições ambientais específicas, atento às suas respectivas psiques ou individualidades. Seus objetivos se referem a melhoria das relações entre os sujeitos e entre estes e a natureza e instituições sociais ou o seu empoderamento.



Qual a definição para Psicologia comunitária?

A psicologia social comunitária procura desenvolver instrumentos de análise e intervenção relevantes para as questões sociais, com foco nas lutas políticas e empoderamento dos sujeitos que constituem a sociedade.

Qual foi o início da psicologia comunitária?

Hoje, muitos reconhecem a reunião de psicólogos na Conferência Swampscott em 1965 como o início oficial da psicologia comunitária contemporânea. Nesta reunião, os presentes concluíram que a psicologia precisava dar um maior enfoque na comunidade e mudança social, a fim de abordar a saúde mental e o bem-estar.

Quando surgiu a psicologia social?

Para alguns, a Psicologia Social surgiu no ano de 1859, junto com a edição da revista “Grande Enciclopédia Soviética”, de Steintahl e Lazarus. Esta revista coloca a Psicologia Social como um ramo da psicologia burguesa.



Como a psicologia social pode ser entendida?

A Psicologia Social pode ser entendida como o estudo das relações humanas a partir de um viés individual até uma perspectiva mais ampla, ou social, sendo que este ramo enfoca mais o indivíduo. Como escreve Sousa (2011), trata-se de uma ponte entre a Psicologia e a Sociologia, agregando valores dessas duas áreas científicas.

Quais são as disciplinas relevantes a um psicólogo comunitário?

Algumas das disciplinas relevantes a um aspirante a psicólogo comunitário são: 1 Comportamento social 2 Métodos de pesquisa 3 Estatística 4 Saúde pública 5 Desenvolvimento organizacional 6 Desenvolvimento de programas de prevenção 7 Psicologia do desenvolvimento 8 Sociologia 9 Problemas sociais 10 Desenvolvimento comunitário More ...



Outras questões

Quando deve ser instalado o disjuntor no chuveiro?

Qual é a função de uma pessoa que trabalha na limpeza de hospital?

Como se chama um cacho de uvas?

O que é estrofe com 4 versos?

Quais os Estados que fazem parte da região Norte do país?

Como chama quem tem síndrome de Down?

Como é uma pessoa doida?

Qual o nome de um rio e seus afluentes?

Como ocorre o processo de arenização no solos dos Pampas?

Como é chamado o profissional que trabalha com abelhas?

Qual é o sinônimo de ponte?

Qual a relação entre humanos e animais?

Como se chama quando não tem sabor?

Como instalar vozes no Windows 10?

O que é uma pessoa Respondona?

O que é o coletivo de formiga?

Como se chama um grupo de zebras?

Qual o sentido de rotação do ventilador de teto?

Como instalar uma impressora virtual PDF?

Como replantar babosa no vaso?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com