Normalmente, o Compressor Alternativo de Pistão pode ser de ação simples ou ação dupla. Seu funcionamento consiste na aspiração e compressão do ar durante o movimento entre o ponto morto inferior e o ponto morto superior, pararalelamente ao acionamento automático das válvulas de admissão e descarga do ar.
Os compressores alternativos são construídos em distintas concepções, destacando-se entre elas os tipos aberto, semi-hermético e hermético (selado). No compressor aberto, o eixo de acionamento atravessa a carcaça, sendo, portanto, acionado por um motor exterior, como ilustrado na (fig. 39a).
Neste slide são mostrados os elementos básicos de um compressor alternativo: - O virabrequim: que transforma o movimento rotativo de um eixo de um motor elétrico num movimento linear. - a cruzeta: que guia o movimento do eixo do pistão. - O pistão, normalmente com anéis de vedação.]
O funcionamento do compressor de pistão se dá por meio de pistões fechados em cilindros, que geralmente possuem válvulas para entrada e saída de gases. O ar é então compactado no interior do cilindro e expelido sob pressão, para ser utilizado em diversas aplicações industriais.
Classificação dos compressores Volumétricos: O funcionamento de um compressor alternativo está relacionado ao comportamento das válvulas. Elas possuem um elemento móvel, denominado obturador, que compara as pressões internas e externa ao cilindro.
A manutenção de compressores alternativos e centrífugos , seja ela na fase corretiva ou preventiva, vai realizar a limpeza dos compressores, como também verificar todas as suas partes e realizar a troca de óleo nas partes necessárias.
Rotativo: Trata-se de um rotor excêntrico que gira em dentro de um cilindro. São largamente utilizados em ar condicionado. Alternativo: A compressão do fluido refrigerante é feita por um pistão que fica dentro de um cilindro, semelhante a um motor de automóvel, vai e vem.
Neste slide são mostrados os elementos básicos de um compressor alternativo: - O virabrequim: que transforma o movimento rotativo de um eixo d e um motor elétrico num movimento linear. - a cruzeta: que guia o movimento do eixo do pistão. - O pistão, normalmente com anéis de vedação.]
A figura do slide foi tirada do site da empresa KOBELCO e ilustra a faixa de trabalho dos diferentes tipos de compressores. Como se observa, os alternativos são adequados para atingir altas pressões, até 100 MPa, embora as vazões sejam mais restritas, até 20.000 Nm3/h.
Como Funcionam os Principais Tipos de Compressores? A utilização dos compressores é praticamente obrigatória para cumprir algumas necessidades da indústria. São muitos os seus usos, desde processos com gás e serviços de vácuo até a refrigeração, e por isso existem diversos tipos de compressores, com focos e funções diferentes.
A função básica de um compressor de ar industrial é, por meio da transformação do ar em ar comprimido, fornecer suprimento para unidades, sempre com adequação da pressão e vazão para as necessidades básicas da planta industrial. São divididos em dois grandes grupos: os volumétricos e os dinâmicos.
O que é polissemia e exemplos?
O que as marcas de luxo têm em comum?
O que é flexibilidade Estática passiva?
Como fazer a verificação de disco?
Porque o plástico é um problema?
Qual o significado da expressão pobre coitado?
Quantos km por litro faz a Fazer 150 2021?
Como se escreve o número 1 1 bilhão?
Em qual sistema de governo em que o chefe de Estado não é o chefe de governo?
Como alterar a data de agendamento do visto americano?
O que significa sentir o corpo gelado?
Pode ter tido um Curto-circuito?
Porque minhas roupas não ficam com cheiro de amaciante?
Qual é o jogo mais pesado do mundo?
Qual o nome é em qual lobo cerebral está localizado o córtex motor?