Os exercícios mais indicados para prevenir a depressão são a caminhada e a corrida. Por serem exercícios aeróbios, facilitam a produção de monoaminas cerebrais e promove efeitos psicossociais que reduzem os sintomas da depressão.
Durante a atividade física, o corpo naturalmente produz mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Isso causa a chamada “estabilização afetiva”, que ajuda a memória e melhora a capacidade de raciocínio rápido.
Além de liberar endorfinas no cérebro, a atividade física ajuda a relaxar os músculos e aliviar a tensão no corpo. Uma vez que o corpo e a mente estão tão intimamente ligados, quando seu corpo se sente melhor assim, também, sua mente.
Durante os 30 minutos posteriores, aumenta a sensação de relaxamento, muda o funcionamento do pâncreas e cresce a capacidade de atenção. Ao se exercitar, o cérebro começa a trabalhar, produzindo milhares de reações químicas.
O contato com a natureza, associado aos benefícios da prática regular de exercícios,libera hormônios do bem-estar, como a dopamina, a endorfina e a serotonina, contribuindo, dessa forma, para o alívio do estresse, diminuindo a ansiedade, e até auxiliando a ter uma visão mais positiva dentro da rotina.
Quando praticamos exercícios físicos, a capacidade do cérebro de se adaptar e criar novas conexões, denominada neuroplasticidade, aumenta e a atividade no hipocampo, parte do cérebro responsável pela memória e pela aprendizagem, torna-se intensa.
Atividades físicas Os estudos mais recentes sugerem que a atividade física estimula o desenvolvimento de novos neurônios em uma região do cérebro responsável pela memória, o hipocampo. O efeito se dá especificamente em uma pequena área do hipocampo, chamada de giro dentado.
O aumento da aptidão física pode prevenir doenças, como problemas cardíacos, obesidade, diabetes e câncer, além de melhorar o humor e a autoestima e diminuir a chance de desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.
Continue lendo para conhecer as partes do cérebro e suas funções. Partes do cérebro: hemisférios cerebrais. A função do hemisfério direito do cérebro é regular as percepções sensoriais e as funções motoras do lado esquerdo do organismo. Ele também é responsável pela imaginação e pela criatividade.
Assim como o corpo, nosso cérebro também precisa de estímulos para se manter ativo e saudável. Isso porque com o passar do tempo, o cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva e, se não for treinado com exercícios, pode falhar.
Andar a pé, passear de bicicleta, subir e descer uma escada em vez de usar o elevador a todo momento, nadar, fazer alongamento e relaxamento em casa, dançar: tudo isso é movimento. Quando praticadas regularmente, essas atividades têm o poder de criar uma rotina saudável e benéfica para o corpo e a mente.
"Os exercícios usam os cinco sentidos para estimular a tendência natural do cérebro de formar associações entre diferentes tipos de informações, assim, quando você veste uma roupa no escuro, coloca seus sentidos em sinal de alerta para a nova situação.
Quais os benefícios da vacuoterapia?
Qual o melhor aplicativo de Libras?
Como é o gráfico da função tangente?
Como ativar Zona Azul pelo app?
Como se apresentar em uma ligação?
Como transferir o carro para outra pessoa Detran PR?
Como calcular operação de desconto?
Como usar o aplicativo LG ThinQ?
Como transformar o número 60 em fração?
Em quais casos se usa aparelho móvel?
Como calcular um perímetro de um triângulo ABC?
Como calcular a área e o perímetro de um hexágono?
Como utilizar o Pl-sql Developer?
Como calcular o fator de comercialização de um imóvel?