A repetição de palavras funciona para enfatizar uma ideia e dar luz a uma ideia que se queira reforçar. ex: O político foi encontrado com duzentos milhões de reais na mala.
É entendida como aliteração a repetição de fonemas consonantais no texto para estabelecer efeitos sonoros. Diferente da aliteração, a assonância é a figura de linguagem que estabelece efeitos sonoros por meio da repetição de sons vocálicos. ...
Repetição dos sons consonantais A aliteração consiste na repetição consonantal consecutiva disposta estrategicamente no verso poético ou na frase. Essa repetição não é aleatória. Trata-se, portanto, de um recurso estilístico muito utilizado principalmente pelos escritores da literatura brasileira.
Os casos repetitivos, são os que um conjunto de palavras, uma palavra, uma letra ou simplesmente uma parte da palavra se repetem, continuadamente ou não.
Em estilística, a repetição é um termo genérico que engloba as repetições de palavras e as repetições de sons. Ao utilizar a língua como um material sonoro, a repetição transmite pela acumulação de palavras ou sons idênticos uma maior força expressiva.
A palavra “aliteração” vem do latim “littera”, que significa “letra”, enquanto “assonância”, que vem do latim “sonus”, significa “som”. A aliteração consiste na repetição de sons consonantais.
Perceba que a repetição do fonema /v/ nessa estrofe do poema tem como objetivo remeter o leitor ao som do violão. Assonância – é o recurso que se utiliza da repetição de sons vocálicos para criar um efeito de sentido.
É a repetição de uma palavra ou de um conjunto de palavras, porém, uma das repetições possui uma característica que serve para definir algo, dando ênfase. O Alfaiate, o mal educado alfaiate nem me cumprimentou. É a repetição de uma palavra ou palavras no final de uma oração ou frase.
É a repetição de uma palavra, sendo esta repetida continuadamente. A lavadeira trabalhava, trabalhava, trabalhava e trabalhava. É o encontro vocálico em palavras diferentes (diferente do hiato comum ). O Peixe nadava na água. É a repetição de palavras diferentes, porém, parônimas. Os trava-línguas também utilizam esse recurso linguístico.
A repetição de palavras, quando utilizada como um recurso retórico de forma consciente, é uma das estratégias mais poderosas que existem para construir uma argumentação convincente. Contudo, quando ela é feita de maneira acidental, em decorrência da falta de vocabulário de quem escreve, ela configura um vício de linguagem.
É a repetição de fonemas, especificamente fonemas que formam vogais. A áspera lavadeira trabalhava na calma lavanderia. É a repetição de uma palavra ou de um conjunto de palavras, porém, uma das repetições possui uma característica que serve para definir algo, dando ênfase. O Alfaiate, o mal educado alfaiate nem me cumprimentou.
O que sente a pessoa que tem síndrome do pânico?
Como instalar o GParted no Linux Mint?
Como se formam cátions e ânions?
Como lidar com uma pessoa que tem transtorno de borderline?
Como se forma o gás oxigênio liberado na fotossíntese?
O que fazer com uma pessoa que te incomoda?
Por que existem pessoas controladoras?
É normal ter medo do desconhecido?
Qual a melhor maneira de lidar com o TDAH?
O que fazer quando a sogra é ciumenta?
Como funciona o sonho no cérebro?
Como é formado o sangue do feto?
O que fazer com uma pessoa dissimulada?
Como é formado o sistema ofensivo no jogo de Handebol?