O “Plano de Ação de REA de Liubliana 2017” é o documento final do 2º Congresso Mundial de REA e é baseado nos resultados das Consultas.
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, dia 05 de dezembro de 2018, o Projeto de Lei nº 1.513/2011, cuja relatoria foi realizada pela deputada federal Margarida Salomão (PT/MG).
UNESCO cria programa para Recursos Educacionais Abertos (REA) ... O documento se baseia nos resultados do Plano de Ação de 2017 da Liubliana, na Eslovênia, que tratava sobre recursos educacionais abertos; e apoia-se nos esforços da UNESCO para avançar na Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável.
O termo Recursos Educacionais Abertos (REA) foi definido formalmente pela primeira vez em um Fórum da UNESCO em 2002 designando materiais de ensino, aprendizado e pesquisa disponibilizados em qualquer suporte ou mídia, sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo, assim, utilização ou adaptação por ...
Associa-se o primeiro uso do termo REA a uma conferência da UNESCO realizada em Paris em 2002.
24 curiosidades que você vai gostar
REA é um movimento relativamente novo (ganhou força no meio dos anos 2000), que está sendo guiado por professores, alunos e instituições de ensino. ... Ele nasceu de outro projeto, o Folhas , que incentivava a produção colaborativa de textos e conteúdos pedagógicos feita pelos professores do estado.
No campo educativo, a história da tecnologia se desenvolveu nos Estados Unidos a partir da década de 1940. A tecnologia foi utilizada visando formar especialistas militares durante a Segunda Guerra Mundial e, para alcançar tal objetivo, foram desenvolvidos cursos com o auxílio de ferramentas audiovisuais.
Segundo o guia, os materiais devem possuir três tipos de licença abertas ao público.
...
Assim sendo, os recursos educacionais abertos podem estar nos formatos de:Textos;Imagens;Vídeos;Apostilas ou ebooks;Infográficos;Planos de aulas;Softwares e jogos educacionais;Plataformas digitais etc.
Todo e qualquer conteúdo que seja utilizado para fins educacionais podem ser REA. São livros, planos de aula, softwares, jogos, resenhas, trabalhos escolares, vídeos, áudios, imagens e outros recursos compreendidos como bens educacionais essenciais ao usufruto do direito de acesso à educação e à cultura.
REA se trata de um termo criado pela Unesco, no início dos anos 2000, e diz respeito aos conteúdos educacionais disponíveis na internet, com acesso livre e gratuito. Esses materiais de estudo podem ser muito eficientes para complementar aulas, com recursos interativos e expositivos, atraindo a atenção dos alunos.
Como encontrarBuscando por REA. Para muitas pessoas o meio mais fácil de encontrar recursos é utilizar um site de busca. ... Busca em múltiplos sites pelo Creative Commons. ... Busca por imagens no Flickr. ... Busca por músicas no Jamendo. ... Google Pesquisa Avançada.
Para ser considerado um REA, o recurso precisa permitir quatro liberdades mínimas, chamadas de"4Rs": revisar, reusar, remixar e redistribuir.
REA: entenda o que são recursos educacionais abertos
Norteada pela colaboração e interatividade da cultura digital, a proposta deste movimento é a de que todos devem ter a liberdade de usar, personalizar, melhorar e redistribuir ferramentas educativas, sem restrições, ampliando assim o conhecimento.
As metas vão desde a educação infantil até o ensino superior, passam pela gestão e pelo financiamento do setor e pela formação dos profissionais. Falando de Recursos Educacionais Abertos a sociedade civil contribuiu com propostas e a comunidade REA-Brasil enviou 13 contribuições no início desse processo.
Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos: nova formação online e gratuita. Diálogo, produção colaborativa, conhecimento compartilhado, engajamento e diminuição de barreiras de acesso são alguns dos termos que permeiam os conceitos de Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos (REA).
Em 2014, acrescentou mais um R (retain), constituindo agora os 5 Rs de abertura: reter (retain) – direito de fazer e possuir cópias dos recursos; reutilizar (reuse) – direito de usar o conteúdo de formas variadas; rever (revise) – direito de adaptar, ajustar, modificar ou alterar o conteúdo; remix (remix) – direito de ...
Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros.
Para o cálculo dos 18% garantido para a União custear a educação, são computados apenas os impostos, conforme estabelecido pelo parágrafo 212 da CF, que diz que a União aplicará nunca menos de 18% e os Estados e Distrito Federal e os Municípios, nunca menos que 25% da receita resultante dos impostos e transferências ...
O objetivo desse movimento é democratizar o acesso à educação e ampliar a disseminação do conhecimento nas escolas.
Objetos de aprendizagem são recursos educacionais – digitais ou não – usados para potencializar a transmissão do conteúdo. Como exemplos desses recursos, podemos citar podcasts, vídeos interativos, infográficos, flashcards, fóruns online, e-books, infográficos e simuladores.
As primeiras invenções consideradas tecnológicas datam de dois milhões de anos antes de Cristo, podemos citar entre esses instrumentos criados o machado e a lança, feitos para se defender dos animais e facilitar a vida.
Com a popularização desses equipamentos, surgimento de outros dispositivos, como os tablets e smartphones, e uma internet mais rápida, a tecnologia na educação ganhou destaque. Ela passou a facilitar o trabalho do professor na preparação das aulas e avaliação da turma, além de potencializar o aprendizado.
O avanço das tecnologias de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, o que permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador.
Um exemplo é o Google Docs, onde você pode criar documentos de texto, planilhas de cálculo, apresentação de slides, imagens etc. tanto sozinho como em colaboração com colegas para os quais você permitir acesso. Textos estão entre os recursos educacionais mais utilizadas em todas as situações.
Trata-se de uma nova possibilidade de compartilhar conhecimento de forma colaborativa, ampliando o acesso a experiências e saberes. Com os REAs, pode-se ampliar o acesso à aprendizagem, estimular a participação ativa de alunos e contribuir para mudanças em práticas conservadoras, ainda manifestas no cotidiano escolar.
O que reprova na inspeção de saúde da ESA?
Como se proteger de uma bolha?
O que é uma assinatura digital?
Como garantir a segurança do trabalho na indústria?
Como deve ser o profissional do século XXI?
Qual o tempo de sobrevivência do germe Acinetobacter spp no ambiente?
Como ativar o TikTok para ganhar dinheiro?
Qual o principal tipo de planejamento da escola?
Quais são as principais diferenças entre o IPv4 e o IPv6?
Quantos são os níveis de escrita?
O que faz um professor de ensino superior?
Como ser aprovado em Stanford?