O diodo é um componente semicondutor passivo (passivo=consome parte da energia para trabalhar) composto de silício ou germânio dopados com diferentes materiais durante seu desenvolvimento. Seu consumo para trabalho (uma especie de pedágio, por isso é passivo) é de aproximadamente 0,3V para Germânio e 0,7V para Silício.
Como já sabemos, o diodo somente conduz a corrente elétrica quando tem seus terminais diretamente polarizados: ânodo no positivo da fonte e cátodo no negativo. ... Polarizado diretamente, o diodo consome aproximadamente 0,7V da tensão que passa por ele.
O diodo é formado por uma junção entre um cristal tipo P (lado positivo - também chamado de ânodo) e outro tipo N (lado negativo - também chamado de cátodo).
Os diodos retificadores são dispositivos condutores de energia elétrica, compostos por um terminal positivo e outro terminal negativo. Essas características permitem aos diodos retificadores realizar a transferência de energia, transformando corrente alternada em corrente elétrica contínua.
A principal função de um diodo semicondutor, em círculos retificadores de corrente, é transformar corrente alternada em corrente continua pulsante, já que o semiciclo negativo de uma corrente alternada o diodo fará a função de uma chave aberta.
Aplicações do diodo Pontes retificadoras. Evitar correntes reversas que podem danificar componentes. Iluminação LED. Reguladores de tensão (diodos zener)
O princípio básico de funcionamento de um diodo é: quando polarizado diretamente, conduz corrente elétrica e ao ser polarizado reversamente, ele bloqueia a corrente. ... Se o triângulo estiver apontado para o sentido da corrente, o diodo retificador vai funcionar como uma chave fechada e a corrente passará normalmente.
Simbologia e representação do diodo! Ao observar o símbolo do diodo perceba que o triângulo forma uma seta, indicando a direção que a corrente elétrica flui, que vai do anodo para o catodo. Quando o diodo é polarizado de forma reversa ele oferece uma oposição a passagem da corrente elétrica, idealmente funcionado como um circuito aberto.
Os terminais do diodo são o ânodo e o cátodo. Na polarização direta, o anodo deve ser conectado ao positivo da fonte de tensão, enquanto o cátodo deve ser conectado ao negativo da fonte de tensão.
Alguns diodos podem executar funções como a variação da capacitância em função da tensão elétrica, regulação de tensão, emissão de luz e outras funções especificas. A seguir falaremos sobre os principais tipos de diodos, suas características construtivas e características de funcionamento.
Na polarização direta, o anodo deve ser conectado ao positivo da fonte de tensão, enquanto o cátodo deve ser conectado ao negativo da fonte de tensão. No corpo do diodo existe uma marcação para determinar qual dos terminais é o cátodo, evitando assim que a conexão no circuito seja feita de forma incorreta.
Onde eu devo dar o meu dízimo?
Como limpar meu nome na Marisa?
Como pedir isenção de imposto de renda por câncer?
Como fazer uma boa reunião de trabalho?
Como alinhar texto ao lado da imagem HTML?
Como é feito o exame para diagnosticar leishmaniose?
Quais são as perguntas que devemos fazer?
Como ensinar crianças a escrever letras?
O que dizer na hora de terminar um namoro?
Pode ser madrinha do meu filho?
Como dormir em uma cadeira em hospital?
O que fazer para resfriar o PC?
Como mudar o Idioma do Word no celular?
Como é o comportamento de uma pessoa tímida?
Como fazer uma avaliação de um professor?