O silogismo é a estrutura básica de um argumento ou um raciocínio dedutivo, o qual é formado por três proposições que estão interligadas. Na filosofia, o silogismo é parte integrante da lógica aristotélica e está baseado na dedução. Ou seja, parte de afirmações verdadeiras para uma nova afirmação também verdadeira.
Silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão. O precursor desta linha de pensamento lógico foi o filósofo grego Aristóteles, conhecido por ser um dos primeiros pensadores e filósofos de todos os tempos.
O silogismo é o argumento que, segundo Aristóteles, possui três características: é mediado, dedutivo e necessário. O silogismo é mediado, pois não é apreendido imediatamente da percepção, mas deve usar o raciocínio para compreender o real.
Segundo o Silogismo Aristotélico, há dois tipos de silogismo:Silogismo Dialético: baseado em juízos hipotéticos ou incertos. ... Silogismo Científico: baseado em argumentos científicos, os quais contêm o valor de verdade seja nas premissas e nas conclusões.
As principais características da lógica no pensamento aristotélico são: instrumental, formal, propedêutica ou preliminar, normativa, doutrina da prova e geral e atemporal. Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática nem produtiva, mas um instrumento para as ciências.
20 curiosidades que você vai gostar
A falácia é um tipo de argumento utilizado com a intenção de parecer correto, porém quem opta por esse recurso geralmente omite algumas informações por trás do discurso. Por definição, a falácia se refere a qualquer ideia equivocada ou falsa crença em algo. Como, por exemplo, na frase “nenhum homem presta”.
O silogismo regular é o argumento típico dedutivo, composto de três proposições declarativas — premissa maior (P), premissa menor (p) e conclusão (c) —, das três termos — menor (t), maior (T) e médio (M) — se compõem dois a dois: Termo menor — aparece na premissa menor e é o sujeito da conclusão.
Falácia significa erro, engano ou falsidade. Normalmente, uma falácia é uma ideia errada que é transmitida como verdadeira, enganando outras pessoas. No âmbito da lógica, uma falácia consiste no ato de chegar a uma determinada conclusão errada a partir de proposições que são falsas.
As falácias são, portanto, divididas em dois grupos: falácias formais e falácias não-formais.
Como eliminar cisto no ovário naturalmente?
Qual a diferença entre músculos flexores e extensores?
Qual a classificação das atividades econômicas?
O que faz um soldado do exército?
Como esses produtos são eliminados do organismo?
Quais são as tartarugas marinhas?
Quais são os sólidos geométricos que rolam?
Como funciona o lembrete do Google?
Quais são os fatores hereditários?
Como são classificados as espécies ameaçadas de extinção?
Quais são os tipos de feridas cirúrgicas?
Como são classificadas as estrelas Brainly?
Quem supera mais rápido o fim de um relacionamento?
O que é o ser humano para Maquiavel?
Quando o ser humano se tornou ser humano?
Por que o ser humano tem a necessidade de modificar o meio ambiente?
Qual a quantidade de carboidrato por dia para ganhar massa?