Ser é um conceito que engloba características objetivas e subjetivas da realidade e da existência. O conceito de ser atravessa toda a história da filosofia, desde os seus primórdios.
Do ponto de vista do senso comum, Ser significa aquilo que é ou pode vir a ser, independentemente da sua natureza. ... Numa perspetiva da antiga Filosofia grega, Ser é estável e imutável, em oposição a mudança ou Devir. Segundo Parménides e a escola eleática, na realidade material existe apenas o Ser, total e eterno.
Filósofo é a pessoa responsável por estudar a natureza de todas as coisas existentes e as relações que possam existir entre estas coisas. Noções de valores, sentidos, fatos, além da conduta e destino do homem também são temas estudados por este profissional.
Filosofia. Para ser filósofo, é preciso fazer-se capaz de transcender, de avaliar e de atribuir sentido à própria vida e ao mundo em que se vive, buscando respectivamente transformá-la e transformá-lo sempre que se fizer necessário.
Assim, quando ele afirma que a metafísica estuda o “ser enquanto ser”, refere-se às coisas que existem enquanto existem; ele está se ocupando das características relevantes para dizer da existência das coisas.
38 curiosidades que você vai gostar
Ontologia é o ramo da filosofia que estuda a natureza do ser, da existência e da própria realidade. A Ontologia é classificada na filosofia como o ramo geral da metafísica (diferente da cosmologia, psicologia e teologia, que são ramos específicos), pois se ocupa dos temas mais abrangentes e abstratos da área.
Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.
O exercício do filosofar exige, pois, inventariar conceitos e valores; estudar e criticar valores; estudar e reconstruir conceitos e valores, e para que isso ocorra, é preciso olhar não só o dia-a-dia, mas ler e estudar o que disseram os outros pensadores, os outros filósofos.
Daí Parmênides conclui que só o ser é - e que o não-ser não é. Dessa verdade ele deduz outras: 1) O ser é todo inteiro - se o ser tivesse partes, algo nele seria separado, não fazendo parte do ser, mas isso seria não-ser. Consequentemente, o ser, sendo uno e indivisível, não pode ter partes.
Quem usa óculos pode entrar no ESA?
Como ocorre o processo de condensação?
Qual é o correto houve ou houveram?
Qual a arma usada no tiro esportivo?
O que quer dizer dor nociceptiva?
Para que serve a aveia na cerveja?
Qual o objetivo da ilustração científica?
Como se escreve Boa tarde em tupi-guarani?
Como é que eu faço para saber se o meu cartão Mais foi aprovado?
Quantas colheres de Nan para 30ml?
Pode viajar com bebê de 6 meses?
Qual a diferença do oxigênio hospitalar para oxigênio normal?
Qual a função dos três ponteiros do relógio?
Como fazer ambiente parecer maior?
O que são regras de convivência?