No ciclo biológico da Entamoeba histolytica é monoxênico e apresenta quatro estágios evolutivos: trofozoíto, pré-cisto, cisto e metacisto. Enquanto o pré-cisto e metacisto são apenas fases intermediárias, os cistos e trofozoítos constituem fases bem definidas do parasito.
Seu ciclo evolutivo é monoxeno, ou seja, a Entamoeba histolytica completa seu ciclo em apenas um hospedeiro, e o modo de infecção é fecal-oral, ou seja, o homem se infecta ao ingerir cistos presentes na água ou nos alimentos contaminados.
Ciclo biológico da amebíase
O ciclo da Entamoeba histolytica começa quando alguém ingere alimentos ou água contamina com cistos. Outra forma é tendo contato com o cisto através da via fecal-oral. Também é possível contrair a amebíase através da transmissão sexual, neste caso o contato com o cisto é por via oral-anal.
A ameba se reproduz através de um simples processo de divisão celular, uma ameba de separa em duas. A espécie entamoeba pode provocar no ser humano a doença conhecida como disenteria amebiana ou amebíase – diarreia com muco de sangue.
De acordo com sua morfologia, apresentam 4 fases: trofozoíto (ou forma vegetativa), cisto (ou forma de resistência), pré-cisto (forma entre trofozoíto e cisto) e metacisto (forma que dá origem ao trofozoíto).
34 curiosidades que você vai gostar
Os cistos são a forma infectante, sendo adquiridos por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes.
histolytica. O diagnóstico laboratorial da amebíase intestinal é feito tradicionalmente por pesquisa do parasita nas fezes. Em geral, formas císticas são encontradas em fezes consistentes e trofozoíticas em material fecal diarréico ou pastoso.
Os cistos podem ser transmitidos diretamente de pessoa para pessoa, ou de forma indireta pelos alimentos ou pela água. A amebíase também pode se disseminar por sexo oral-anal. Nas áreas com más condições sanitárias, a amebíase é adquirida pela ingestão de alimentos ou água contaminada com fezes.
Essa invasão está diretamente relacionada com a capacidade de síntese e a secreção de moléculas responsáveis pela virulência dos trofozoítos, como os amebaporos, as lectinas e as cisteína proteinases.
Quanto tempo demora uma dor de garganta?
O que torna uma pessoa intolerante?
Quando ocorre a discriminação direta?
Quais são as atividades bancárias?
Como limpar energeticamente turmalina negra?
Quando o paciente não está falando?
Até quando filhote de cachorro morde?
Pode usar vinagre de álcool para lavar roupa?
Quais são os 3 principais elementos da linguagem musical explique cada um deles?
Quais são as técnicas psicanalíticas?
Quais são as cirurgias mais procuradas?
Qual a relação parasita é hospedeiro?
Quantos baldes de areia e cimento para reboco?
O que a Pombagira gosta de ganhar?
Quais cursos EAD são reconhecidos pelo MEC?
Quais as características da cultura da convergência?
Qual é a proposta da inclusão social?