Resumo. O titã Prometeu roubou o fogo de Zeus para o dar aos mortais. Para o punir, o deus dos deuses mandou acorrentar Prometeu a um rochedo e mandou-lhe uma águia para devorar o seu fígado, que tinha a capacidade de se regenerar a cada noite.
O fato é que Zeus decidiu punir Prometeu, decretando ao ferreiro Hefesto que o prendesse em correntes junto ao alto do monte Cáucaso, durante 30 mil anos, durante os quais ele seria diariamente bicado por uma águia, a qual lhe destruiria o fígado.
Ainda mais furioso, Zeus acorrentou Prometeu a um monte e lhe impôs um castigo doloroso, em que uma ave de rapina devoraria seu fígado durante o dia e, à noite, o fígado cresceria novamente para que no outro dia fosse outra vez devorado, e assim por toda eternidade.
Prometeu ensinou diversas coisas ao homem. Ensinou a domesticar animais, fazer remédios, construir barcos, escrever, cantar, interpretar sonhos e buscar riquezas minerais. Porém, irritou Zeus ao roubar o fogo dos deuses e dá-lo aos homens. Zeus decidiu, então, vingar-se de Prometeu e da humanidade.
Porém, quando os homens falharam em seu dever com o grande Zeus, o rei dos deuses ficou furioso e retirou o fogo da humanidade, que passou a viver no frio, na fome e na escuridão. Com pena dos homens, Prometeu roubou o fogo do Olimpo e o devolveu a eles, que agora eram livres para cuidar da sobrevivência.
45 curiosidades que você vai gostar
Epimeteu acabou abrindo a caixa, e liberando os males que haveriam de afligir a humanidade dali em diante: a velhice, o trabalho, a doença, a loucura, a mentira e a paixão.
Sua condenação foi passar a eternidade preso a uma rocha, aonde uma ave viria comer seu fígado. Toda noite seu fígado se regeneraria e a ave voltaria no dia seguinte pra lhe comer o fígado novamente. Para castigar os homens, Zeus ordenou que o Deus das Artes, Hefesto, fizesse uma mulher parecida com as deusas.
Esta tragédia trata do castigo dado por Zeus a Prometeu, em decorrência de ele ter roubado o fogo, que pertencia aos deuses, e o ter concedido à humanidade.
Caixa de Pandora: a maldição dos deuses
Nesse momento, coisas horríveis saíram da caixa, incluindo a ganância, inveja, ódio, dor, doença, fome, pobreza, guerra e a morte.
Todos os dias uma águia comia o fígado de Prometeu. Todas as noites, um novo fígado crescia para que a ave pudesse comê-lo novamente no dia seguinte. Depois de um longo sofrimento, Prometeu foi libertado pelo herói grego Héracles (ou Hércules, como era chamado pelos romanos).
Prometeu é um personagem importante da mitologia grega. Sua figura é vista como uma divindade do fogo, além de ser um mestre artesão. Segundo o mito, ele era um titã que, por roubar o fogo dos deuses e entregá-lo à humanidade, foi severamente castigado por Zeus.
Prometeu representa também um símbolo da luta pela civilização e a cultura, pois diz a lenda que, com o fogo, ele outorgou também à humanidade, as artes e as ciências. A aventura da busca do conhecimento, a matéria-prima da liberdade, imprimiu na mente humana, desde os tempos antigos, um claro sentido de tragédia.
Pandora (que em grego significa “aquela que tem todos os dons”) recebeu de cada deus ou deusa um dom diferente. Atena lhe deu a inteligência; Afrodite, a beleza; Hermes, a capacidade de mentir e enganar; e assim por diante. Zeus então enviou-a para que seduzisse Epimeteu, irmão de Prometeu.
Pandora abriu novamente a caixa. O que havia lá dentro era a Esperança, que voou da caixa, tocando as feridas criadas pelos males e curando as. Embora Pandora tenha liberado dor e sofrimento no mundo, também permitiu que a esperança surgisse na humanidade. Daí o famoso ditado: “A Esperança é a última que morre”.
A única coisa que restou no fundo da caixa foi a esperança. Algumas teorias afirmam que a esperança foi a única coisa que ficou presa na caixa, pois era aquilo que os humanos poderiam contar para sobreviver ao caos que se instalaria na Terra.
Era preciso impedir que os homens se tornassem demasiado atrevidos. O senhor do Olimpo sabia que só faltava uma coisa para que os filhos de Prometeu dominassem a superfície da Terra: o segredo do fogo. Por isso, proibiu que uma única fagulha fosse colocada nas mãos da humanidade. Mas Prometeu não lhe deu ouvidos.
Mas Cronos o titã ambicioso não aceitaria que um verme como aquele garoto lhe desse ordens e deu um passo a frente ,Atenoflis bravo com Cronos pegou sua arma destrutiva e o pulverizou em cinzas com as chamas do Submundo diante de seus irmãos que se ajoelham diante dele , mesmo depois disso atenoflis não podia ir embora ...
c) ( F ) Zeus planejou duas vinganças contra Prometeu.
Essa caixa continha todas as desgraças do mundo: a guerra, a discórdia, o ódio, a inveja, as doenças do corpo e da alma, como também a esperança. Pandora não conseguiu resistir a curiosidade e, abrindo a caixa, libertou todos os males. Arrependida, tornou a fechá-la, mantendo presa a esperança.
O que é Pandora:
Segundo a etimologia, a palavra pandora é formada por pan que significa "tudo ou todo" e doron, que significa "dom ou virtude". De acordo com a mitologia grega, Pandora foi a primeira mulher, que foi criada por Hefesto. Era dotada de todas as virtudes e tinha uma beleza inigualável.
A missão da PANDORA foi e é oferecer às mulheres do mundo inteiro um universo de joias genuínas de alta qualidade produzidas à mão a preços acessíveis permitindo-as expressar sua individualidade através delas.
Mal ergueu a tampa, Pandora deu um grito de pavor e do interior da caixa saíram monstros horríveis: o Mal, a Fome, o Ódio, a Doença, a Vingança, a Loucura, a inveja, a violência, a ganância e muitos outros espíritos maléficos… Quando voltou a lacrar a caixa, conseguiu prender ali um único espírito, a Esperança.
Atualmente a mensagem do mito a caixa de pandora tenta refletir como a curiosidade excessiva, que dominou Pandora e Epimeteu, trouxe consequências trágicas para a humanidade. Porém, ao mesmo tempo, naquele período era preciso transmitir a possibilidade de vencer as adversidades.
Pandora: Significa “todos os presentes”.
Pandora (繁體中文版) é a representante de Hades na série Os Cavaleiros do Zodíaco, criada por Masami Kurumada. Irmã do espírito de Hades nesta vida.
Quantas partes têm um frango caipira?
Quais são os três períodos históricos do financiamento da educação brasileira?
É possível sentir dor nas veias?
Quando a Pré-História termina?
Qual é a melhor região do Brasil?
Quais são os processos da etapa de estratégia de serviços?
Qual órgão responsável pelo registro de constituição das sociedade simples?
Como se dá a citação por edital no processo penal?
O que provoca o barulho do trovão?
Qual a diferença entre sérum e creme hidratante?
Quais os benefícios de tomar azeite de oliva extra virgem em jejum?