CP I – Cimento Portland comum. CP I-S – Cimento Portland comum com adição. CP II-E– Cimento Portland composto com escória granulada de alto forno. CP II-Z – Cimento Portland composto com pozolana.
Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.
O Cimento CP IV-32 tem baixo calor de hidratação, sendo recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. O alto teor de pozolana em sua composição proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos.
Cimento Portland composto com fíler.
O cimento Portland composto possui, no mínimo, uma adição acima de 5% da constituição do aglomerante. Por isso é que ele recebe em sua nomenclatura as siglas que representam o material incorporado: E (escória granulada de alto forno), F (filer) ou Z (pozolana). Exemplos: CP II-E, CP II-F ou CP II-Z.
33 curiosidades que você vai gostar
Cimento de alta performance e qualidade superior.
Trata-se de um teste bastante importante que faz parte do processo de fabricação de artefatos de concreto. A sigla FCK se refere ao termo Feature Compression Know, que traduzido para o português significa “Resistência Característica do Concreto à Compressão”.
CP II-F (Cimento Portland composto com fíler)
É bastante versátil, mas tem seu uso indicado para obras que exijam grande resistência do cimento, como obras em concreto armado, por exemplo.
portland |pórtland|
[ Construção ] Cimento hidráulico fabricado pela calcinação de uma mistura artificial de argila e calcário.
O CP-II é apresentado em três opções: CP-II E – cimento portland com adição de escória de alto-forno; CP-II Z – cimento portland com adição de material pozolânico; e CP-II F – cimento portland com adição de material carbonático – fíler. Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.
O cimento Portland CP IV-32 RS pode ser aplicado em argamassas de assentamento e revestimento, em argamassas e concretos expostos a ambiente agressivos, em concretos simples, armado, rolado, em lajes e outros artefatos de cimento, em pavimentos e calçadas ou em solo-cimento (mistura de cimento e terra), e fundações.
CP IV – Cimento Portland Pozolânico
Este tipo de cimento é constituído de 15% a 50% de material pozolânico por isso é conhecido como Cimento Portland Pozolânico.
À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum. CP V – ARI – O cimento ARI (alta resistência inicial) não possui aditivos. Porém, seu clínquer possui dosagem diferenciada. Esse tipo de cimento pode atingir até 26 MPa com 1 dia de cura!
CP II-E (Cimento Portland Composto com Escória de Alto Forno) O Cimento Portland Composto com Escória de Alto Forno, possui esse nome devido ao acréscimo de escória siderúrgica. Essa incorporação de 6% a 34%, contribui para que, o cimento, gere menos calor na reação química com água.
As escórias se formam pela fusão das impurezas do minério de ferro, juntamente com a adição de fundentes (calcário e dolomita) e as cinzas do coque.
Portland não é a capital, mas é a maior cidade do estado do Oregon, localizado ao norte da Califórnia. Entre os destaques de Portland destaques estão: parques bem cuidados, vida noturna eclética, micro-cervejarias finas e destilarias e natureza exuberante.
O material, conhecido dos antigos egípcios, ganhou o nome atual no século XIX graças à semelhança com as rochas da ilha britânica de Portland. A palavra CIMENTO é originada do latim CAEMENTU, que designava na velha Roma espécie de pedra natural de rochedos e não esquadrejada.
Concretos estruturais e convencionais (lajes, vigas e pilares); Argamassas (chapisco e revestimentos); Concreto para pisos industriais e pavimentos; Fibrocimento (caixas-d água e telha)
Atingida a carga máxima, é necessário dividi-la pela área do topo de prova em cm². Com isso, teremos um valor em kgf/cm², que deve então ser dividido mais uma vez por 10 para se atingir o Fck do concreto em MPa.
Unidade de medida do fck
Como citado anteriormente, a unidade do fck de um determinado concreto é medida por MPa (Mega Pascal). Para projeto, usualmente este valor é aproximado para 10 kgf/cm². Por exemplo, um concreto com fck de 20 MPa tem uma resistência característica a compressão de 200 kgf/cm².
fck – resistência característica do concreto à compressão; fcd - resistência característica de cálculo. Lembrando que fcd = fck / 1,4 (coeficiente de minoração de 40% - NBR 6118).
Cimento de Alta Resistência CPIII 40 RS 50 Kg - CSN - CP-III-40-RS-SC-V - Unitário. O CP III-40 RS está normatizado através da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sob número NBR 5735.
Como faço para trancar minha faculdade Anhanguera?
Como fazer um avatar de uma pessoa?
Como fazer para traduzir um áudio?
O que fazer para acabar com o sofrimento?
O que é bom para diarréia remédio caseiro?
Para que serve a válvula de alívio do compressor?
Qual os poderes dos vampiros de Crepúsculo?
Como saber se meu ar e quente e frio?
Qual o mínimo de pontos para passar na Anhanguera?
Como cancelar o download de um jogo no Steam?
Como calcular amortização de financiamento de veículo?
Como transferir um aluno de uma escola para outra?
Quais crimes cabem retratação?