→ Advérbio de intensidade Caracteriza a intensidade da ação verbal ou da qualidade do adjetivo (ou mesmo de outros advérbios). Alguns advérbios de intensidade são: “muito”, “pouco”, “bastante”, “demais”, “tanto” e “tão”.
Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar. Advérbio de Negação: são as palavras que exprimem a ideia de negar. Advérbio de Dúvida: são as palavras que expressam a ideia de incerteza.
→ Advérbio de tempo
Dá ideia de tempo e período dos verbos a que se referem. São palavras como “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”, entre outras.
O advérbio refere-se a um verbo, a um adjetivo, a uma locução adjetiva, a um advérbio ou a uma locução adverbial, exercendo somente a função sintática de adjunto adverbial. Exemplos: Sempre trabalhou muito. (O advérbio de intensidade muito modifica o verbo trabalhar.)
Significado de Muito
substantivo masculino Em grande quantidade; com abundância: agradeceu pelo muito que realizaram. advérbio Em excesso; com muita intensidade; excessivamente: ela canta muito.De modo extremo; no mais algo grau; extremamente: muito chato!
31 curiosidades que você vai gostar
Sinônimo de muito bastante, diverso, vário, tanto, numeroso, abundante, copioso, inúmero, diferente, variado, profuso, farto, múltiplo. ... excessivo, exagerado, demasiado, exorbitante, superabundante, intenso, sobejo, nímio. ... grande, imenso, enorme, desmedido, colossal, gigantesco.
Com tal intensidade: com tal intensidade, tão intensamente, com tal força, de tal maneira, com tamanha intensidade. ... com tanta frequência, por tantas vezes, por tanto tempo, por tão longo tempo. ... em tão alto grau, em tal grau, tão, tal. ... tão grande, tamanho. ... quantidade, quantia, porção, parte, parcela, número.
Aí, aqui, acolá, cá, lá, ali, adiante, abaixo, embaixo, acima, adentro, dentro, afora, fora, atrás, detrás, além, aquém, defronte, antes, aonde, longe, perto, algures, nenhures, alhures. O advérbio de lugar indica um espaço ou uma posição, por exemplo: Minha casa é ali. O livro está embaixo da mesa.
bem, mal, assim, pior, melhor, depressa, devagar, à toa, às pressas, à vontade, rapidamente, calmamente, infelizmente (e a maioria dos advérbios terminados em -mente), etc. não, absolutamente, tampouco, nunca, de modo algum, de forma alguma, etc.
O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).
Dá noção temporal, período de tempo, aos verbos.
Alguns advérbios de tempo são: “antes”, “depois”, “hoje”, “ontem”, “amanhã”, “sempre”, “nunca”, “cedo” e “tarde”.
Os advérbios acrescentam informação circunstancial a uma oração ou palavra. Os advérbios de tempo são aqueles que fornecem informação temporal. ... “Agora”, “antes”, “depois”, “hoje”, “enquanto”, “já”, “tarde”, “cedo” e “ainda” são alguns exemplos de advérbios de tempo.
As interjeições são unidades cuja forma pode variar muito: Sons vocálicos: “Ah!”, “Ih...”, “Ué!”. Palavras da língua: “Puxa!”, “Eita!”, “Nossa!”. Locuções interjetivas, envolvendo mais de uma palavra: “Cruz credo!”, “Arre égua!”.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
A criança é linda. A criança é muito linda. A palavra muito intensificou a qualidade contida no adjetivo linda: muito, nessa frase, é um advérbio. Advérbio é uma palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio.
Advérbio é uma palavra invariável que acompanha o verbo, modificando seu sentido. Exemplos: Cheguei cedo (advérbio de tempo). Ele escreveu depressa (advérbio de modo). Eu estou aqui (advérbio de lugar).
ADVÉRBIO EXCLAMATIVO DE INTENSIDADE
Exemplo: Como você cresceu!
O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Exemplos de adjetivos: garota bonita.
A Norma Gramatical Portuguesa reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade e de afirmação.
Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).
adjetivo, substantivo masculino Que ou aquele que fala muito; loquaz. Indiscreto.
As expressões tanto quanto e tanto como são sinônimas na expressão de comparações: Ela é inteligente tanto quanto ele.
...
Tanto quanto e tanto como significam na mesma medida em que, podendo ser ainda substituídas pelas expressões:tal como;assim como;bem como;como;que nem;tal qual;...
Sim, tanto ou quanto é correcto. É uma locução adverbial. Significa mais ou menos, em grau mediano, medianamente.
Qual a diferença entre cognitivo e aprendizagem?
Qual é o maior produtor de etanol do mundo?
Como saber se ainda tenho restos ovulares?
Quanto tempo o Azelan começa a fazer efeito?
Qual o melhor horário para usar o creme Nivea?
É verdade que o café tira o sono?
Qual o diferencial a vantagem competitiva?
Qual a diferença do Concerta para o Venvanse?
Como funciona a escala de trabalho 24x7?
Como abrir arquivos MPP no Excel?
Quais os direitos de um contratado da Prefeitura?
Quais os biomas de menor extensão?