Para casos de insônia: A recomendação mais comum da melatonina é para tratar insônia. A dose também fica entre um comprimido diário de 1 mg a 5 mg - conforme o peso da pessoa e a recomendação médica - e o seu consumo deve ser durante a noite, entre uma a duas horas antes de repousar.
Apesar de poucos estudos sobre o benefício do uso de melatonina nos distúrbios de sono, a melatonina, como os medicamentos que atuam no sistema nervoso, podem demorar mais de uma semana para ter ação no ritmo vigília-sono, ou seja, para regular a hora de dormir e despertar com ajuda da luz pela manhã.
No entanto, os suplementos de melatonina são vendidos na forma de cápsulas, nas doses de 1 mg, 2 mg, 3 mg, 5 mg ou 10 mg, e por isso, é recomendado iniciar o uso com a dose mais baixa de 1 mg, tomado 30 minutos antes de dormir.
Apesar de ser naturalmente produzido pelo corpo, o consumo exagerado de melatonina exógena (aquela produzida em laboratórios) pode sim fazer mal. Em doses excessivas, o hormônio pode acabar tendo o efeito oposto ao desejado devido à disrupção muito grande do ritmo circadiano, que fica “confuso”.
Médicos acreditam que a melatonina é geralmente segura para tomar todas as noites, mas grandes estudos são necessários para determinar se ela é eficaz e segura para todas as formas de insônia e, particularmente, para uso em longo prazo.
41 curiosidades que você vai gostar
Apesar de não causar dependência, altas doses da substância podem levar à sonolência durante o dia, dor de cabeça, náusea e hipotermia. “Efeitos colaterais menos comuns, mas ainda assim possíveis, incluem cãibras, irritabilidade, alterações cognitivas e redução da pressão arterial”, alerta Fabio.
Por fim, existem debates sobre os efeitos que a melatonina causa no corpo além do sono, como indução ao jejum e redução da pressão arterial, por exemplo. Em excesso e fora do horário de produção natural pelo organismo, o hormônio pode ainda desencadear doenças crônicas, como diabetes.
Mas em termos gerais, a dose mais recomendada é a ingestão diária de 1 mg a 5 mg em média. E em todos os casos, não é recomendado o seu uso durante o dia, pois pode provocar sonolência e desregular os níveis normais de sono. Para casos de insônia: A recomendação mais comum da melatonina é para tratar insônia.
Benefícios da melatonina
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, a melatonina pode contribuir no tratamento de distúrbios do sono, como a insônia ou fragmentação do sono. Além disso, ela pode ser importante para complementar o tratamento do autismo, déficit de atenção e hiperatividade.
Quando recebemos a sexta parte?
O que acontece quando se usa o perfume da Bota?
Qual a lente mais fina para miopia e astigmatismo?
Qual licença de uso de imagem?
Quando pedir alfa-fetoproteína?
Quais são os fatores que influenciam na manutenção da fauna do solo?
Quem sofre mais de AVC homem ou mulher?
Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito?
Quais são os símbolos da sorte?
Como faço para recuperar a página da web?
Quais são as características dos impactos ambientais?
Qual a melhor sensibilidade para jogar Free Fire?
O que significa a sigla DPOC na medicina?