Para você ter o melhor diagnóstico com certeza procure um especialista dermatologista. Esse profissional poderá te orientar da melhor forma.
Ao procurar o médico dermatologista, ele vai avaliar o caso e, se precisar de drenagem, a área ao redor do abscesso será anestesiada com medicação para que procedimento de abertura e drenagem seja feito.
O dermatologista é o médico especialista mais capacitado para confirmar esse diagnóstico e descartar outros problemas de pele.
Na maior parte das vezes, o uso de antibióticos é a primeira medida para o tratamento do abscesso na virilha. Seja o abscesso superficial ou profundo, o pus deve ser retirado. Existem duas possibilidades para esta retirada: drenagem ou cirurgia, esta última realizada em caso de abscessos mais graves.
008/2009: Realização de drenagem de abcesso pelo enfermeiro.
22 curiosidades que você vai gostar
Essa drenagem é feita cirurgicamente ou por punção com agulha, ambos com anestesia local. A drenagem do abcesso acelera o processo de cura e alivia a dor do paciente. Dependendo do tamanho da lesão, o médico pode optar por deixar um dreno no local do abcesso.
Para abscessos pequenos e/ou superficiais, tratar inicialmente com compressas quentes e antibióticos orais e reavaliar a necessidade de drenagem após 24 a 48 horas.
Uma das opções caseiras para tratar o abscesso é colocar compressa com água morna e limpar a região com sabão neutra. Também pode ser aplicada um cataplasma de ervas no abscesso que tem como objetivo acelerar o processo de cicatrização e diminuir o risco de infecções.
A penicilina V tem indicação em casos de infecção inicial ou moderada, mas nos casos de disseminação sistêmica rápida ou administração para imunodeprimidos deve-se optar pela amoxicilina. Caso haja história de alergia, deve-se optar pela eritromicina, clindamicina ou azitromicina.
Como limpar o pusTirar o excesso de pus com soro fisiológico;Lavar o local com água e sabão neutro;Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.
Como é feito o diagnóstico
Podem ser solicitados exames complementares como radiografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, que é considerada o teste mais eficaz para o estudo dos tecidos moles, isto é, músculos, tendões, ligamentos e cartilagens.
Os especialistas que podem diagnosticar dor na virilha são: clínico geral, ortopedista, fisioterapeuta ou urologista. Normalmente, alguns exames físicos conseguem analisar as causas da dor na virilha, como: exame abdominal, exame testicular (no caso dos homens) ou exame musculoesquelético.
Geralmente, a dor na virilha não é um sintoma grave, podendo surgir tanto do lado esquerdo, como do lado direito da virilha devido às mesmas causas, como distensões musculares, hérnia inguinal e abdominal, infecções e dor ciática.
Assim como outras especialidades médicas, a consulta com o proctologista deve ser feita periodicamente de maneira preventiva. Mas caso sinta algum incômodo ou desconforto na região dos intestinos, reto ou ânus, a procura pelo médico deve ser imediata.
O abscesso é o resultado desta “luta”. Ele é composto por pus, bactérias e leucócitos (células de defesa) vivos e mortos, tecido necrosado (morto) e outras substâncias. Eles podem ser internos ou externos. Os internos são os mais perigosos porque podem atingir órgãos vitais e causar sérios problemas.
Depende do procedimento e da dor que estava antes. Normalmente a partir de 3 dias a melhora é significativa. Alguns casos podem demorar mais ou menos tempo.
Os medicamentos que podem ser indicados para o tratamento de um abscesso são:Bactrim (sulfametoxazol + trimetoprima);Bi Profenid;Cetoprofeno;Clindamicina;Clavulin (amoxicilina + clavulanato de potássio);Levofloxacino;Nebacetin (sulfato de neomicina + bacitracina).
As bactérias que causam abscessos cutâneos são tipicamente inerentes à pele das áreas acometidas. Para abcessos no tronco, nas extremidades, axilas ou cabeça e pescoço, os organismos mais comuns são Staphylococcus aureus (com S. aureus resistente à meticilina [SARM] sendo o mais comum nos EUA) e estreptococos.
As pomadas com antibiótico, como a Verutex, Bactroban ou Nebacetin, por exemplo, ajudam a retirar o pus do furúnculo mais rapidamente e a aliviar a dor e o desconforto. Estas pomadas devem ser aplicadas cerca de 3 vezes por dia e são vendidas nas farmácias, só devendo ser usadas sob orientação médica.
7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamaçõesChá de hortelã ... Chá de dente-de-leão. ... Chá de cravo da índia e gengibre. ... Chá de cúrcuma. ... Chá de agrião. ... Chá de macela. ... Chá de erva-doce.
Para usar como emplastro, misture a curcuma com água, e o gengibre até formar uma mistura de aspecto pastoso. Aplique a pasta no furúnculo com a ajuda de uma gaze de 3 a 4 vezes ao dia.
O melhor indicativo da boa evolução é a melhora da dor que havia antes da drenagem. O ardor provavelmente é causado pela ferida em cicatrização. É importante observar que se a dor começar a aumentar, apresentar inchaço, vermelhidão e calor pode ser sinal de que está recolecionando (formando novo abscesso).
3 Remédios caseiros para curar um Abscesso mais rápidoSeiva de babosa. Um bom remédio caseiro para abscesso, que é uma ferida com pus, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural. ... Cataplasma de ervas. ... Chá de calêndula.
Normalmente uma semana de descanso é aconselhável.
Se o pus não for drenado, a área ficará mais inchada e dolorida. Isso é conhecido como abscesso. O abscesso pode se formar rapidamente e, algumas vezes, ele se forma apenas um ou dois dias após a infecção começar.
Como é realizado o exame psicotécnico?
Como deixar a pele lisa com limão?
Quando o pai pode ter a guarda da filha?
Como transferir aplicativos do Android para o PC?
Como transferir as fotos do WhatsApp para o Google Fotos?
Como se inscrever no Shark Tank Brasil 2020?
O que é e como funciona o kabuki?
Por que as enguias dão choque?
Qual a diferença de débito e crédito na contabilidade?
Como funciona o mecanismo do trem a vapor?
O QUE É vagas de estágio remunerado?
Como desenvolver ritmos no violão?
Como funciona o mecanismo de uma chave?
Como malhar o tríceps com pesos?
Como é o intercâmbio nos Estados Unidos?