Descoberta combina grafeno e uma geometria inovadora. O material é mais resistente que o aço, mas com apenas 5% da densidade. Cientistas do MIT anunciaram a criação de um material extremamente leve e resistente. Ele é feito usando grafeno e tem resistência 10 vezes maior do que o aço.
Abundante, sustentável e extremamente resistente, o bambu tem o potencial de se tornar futuramente um substituto ideal nos locais onde o aço não pode ser produzido. Nos ensaios de resistência, o bambu se mostra mais adequado que a maior parte dos outros materiais, inclusive o concreto armado.
Grafeno: uma palavra para lembrar
Um novo material que existe há menos de uma década pode ter o mesmo potencial que o plástico teve quando foi inventado, ou pode ter o mesmo poder de transformação que o ferro, quando substituiu o bronze como metal usado para construir novas civilizações.
Material mais resistente do mundo
O grafeno é famoso e muitos ainda se referem a ele como o material mais forte do mundo. Mas ele possui um parente bem próximo, chamado nitreto de boro hexagonal, que, além de muito parecido com seu primo mais famoso, é capaz de suportar uma força 10 vezes maior do que o grafeno.
O aço é facilmente corrosível por ação química ou eletroquímica. O próprio meio ambiente o danifica: o oxigênio do ar, por exemplo, quando entra em contato com o ferro contido no aço forma o óxido de ferro causando alterações naturais, porém, indesejáveis.
25 curiosidades que você vai gostar
O mecanismo completo da corrosão do ferro ainda não está completamente esclarecido, mas sabe-se que ela está relacionada à oxidação do ferro por meio de agentes oxidantes, que são a água e o oxigênio. Por isso, o ferro oxida-se facilmente quando é exposto ao ar úmido, principalmente se houver grande presença de água.
Apesar do nome — aço inoxidável, o aço inox enferruja se houver agentes externos que provoquem a corrosão. ... Além disso, fatores como poeira, poluição, graxa, soluções ácidas e contato com itens abrasivos, como a palha de aço, contribuem para iniciar o processo.
O diamante ainda continua sendo o sólido mais duro (difícil de ser riscado) encontrado na natureza que se conhece até hoje.
Grafeno. Grafeno consiste de uma única camada atômica de carbono, disposta em uma estrutura em favo de mel. Em sua forma perfeita cristalina, o grafeno é o material mais forte já medido.
Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.
Gadolínio. Gd é o símbolo do gadolínio e o número atômico deste metal forte é 64, sendo posição líder nesta seleção, dos 10 metais mais fortes do mundo.
A fibra de vidro é uma dessas inovações e já vêm sendo usada para substituir os vergalhões de aço como reforço de estruturas de concreto. O material oferece vantagens em quesitos como segurança, qualidade e economia, mas ainda não é tão valorizado quanto os outros tipos mais tradicionais.
Assim como o ferro, o alumínio é um material bem macio, fácil de ser moldado e com grande resistência. Uma grande diferença entre eles é que o alumínio é consideravelmente mais leve que o aço. Esse elemento possui 33% do peso do aço. Ele é um dos elementos de uso industrial mais versátil que existe.
O vidro também é uma opção viável e ao contrário do inox ele pode ser levado ao micro-ondas.
Em termos mais técnicos, o aço inox é uma liga metálica constituída de uma mistura de ferro com, no mínimo, 10,5% do elemento cromo, o que o torna mais resistente do que o aço comum.
Batizado como Q-Carbon, mineral sintético é 60% mais duro que um diamante convencional. Pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte afirmam ter um criado um material 60% mais duro do que um diamante.
Uma equipe internacional de pesquisadores publicou um documento confirmando a existência do elemento químico de número 117, o ununséptio. Este é o metal mais pesado já criado: cada átomo pesa 40% a mais que o chumbo.
Já o diamante, é o mais duro, sendo assim, risca todos os outros minerais e não pode ser riscado por nenhum deles, apenas por outro diamante.
É um elemento químico representado pelo símbolo Ti, é um metal de transição de brilho prateado mais leve e mais resistente do que o aço, e quase tão resistente à corrosão quanto a platina.
Simplificando, o grafeno é um material mais forte que o diamante, constituído de folhas de carbono com um átomo de espessura, leves, flexíveis e mais condutivas que o silício.
Na natureza, o material mais duro é o diamante. Para arrancar uma lasca dele é preciso aplicar uma pressão de 442 gigapascais, o equivalente a 4,5 milhões de atmosferas!
Os mais resistentes
Agora que você sabe que o inox enferruja de fato, mesmo que seja difícil de acontecer, saiba que dois tipos de aços são mais resistentes: o 304L e o 316L.
Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. Logo, o resultado é uma superfície mais lisa, com muito menos desgaste a longo prazo. Outro importante detalhe é que a baixa oxidação também significa que existem menos partículas de metal se desprendendo.
O ferro galvanizado é o mesmo que o ferro comum, a única diferença é que ele possui uma camada de zinco. A camada adicional de zinco ajuda a proteger o ferro da ferrugem e corrosão. Sem ele, o ferro será exposto à umidade e oxigênio do ambiente circundante.
O que faz o engenheiro da Marinha?
Quanto ganha um cuidador de animais?
Como clicar com o botão direito do mouse no celular?
Como pegar o bloco Quebra-cabeça no Minecraft?
Quanto tempo devo deixar o azeite no rosto?
Como ativar os comandos no Minecraft Server?
Pode passar bicarbonato de sódio na cabeça?
Para que serve o ácido bórico nas plantas?
Como funciona o financiamento no Santander?
Quais tipos de casas podem ser financiadas pela Caixa?
Qual o valor que a Caixa financia para construção?
Como funciona estacionamento aeroporto Florianópolis?
Como funciona la luz de xenon?
Como solicitar empréstimo para MEI na caixa?
Como financiar 100% de um caminhão?
Quanto custa colocar fio russo no rosto?