O iogurte é um alimento produzido pela fermentação do leite, geralmente de vaca, com o emprego de bactérias lácticas (fermentos lácticos específicos. A atuação das bactérias lácticas sobre a lactose (açúcar do leite) produz, entre outras substâncias, o ácido láctico, o qual por sua vez, "coalha" o leite.
O iogurte é um produto lácteo obtido através da fermentação láctica do leite por meio da ação de duas bactérias ácido-lácticas específicas, sendo estas a Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus.
É um processo natural que as pessoas descobriram por acaso... Os Balcãs são um dos muitos lugares do mundo que abrigam as bactérias específicas e os intervalos de temperatura necessários para produzir naturalmente iogurte", pondera Elitsa Stoilova, professora-assistente de etnologia da Universidade de Plovdiv.
-É o fermento industrial. Após a adição do fermento no leite, incuba-se essa mistura por um período de quatro a cinco horas, à temperatura de 43 a 45 °C, para que ocorra a fermentação. Essa etapa do processo ocorre na própria fermenteira, e é mantida até que a acidez desejada seja atingida.
Na etapa final, é realizado o envase do iogurte em embalagens (recipientes) de polietileno, resistentes e inertes quimicamente. Outra vantagem é que elas não alteram o sabor nem o aroma do iogurte. Sem falar que são fáceis de abrir e fechar. Após o envase, o produto deve ser submetido a resfriamento de até 5°C.
Os probióticos (micro-organismos vivos) exercem papel essencial na fabricação de iogurtes contribuindo para o processo denominado de fermentação láctica que utiliza como matéria prima a lactose (açúcar presente no leite), na qual o produto final é o ácido láctico que implica na redução do ph, promovendo à coagulação ...
Leite é uma secreção nutritiva de cor esbranquiçada e opaca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos (incluindo os monotremados). O líquido é produzido pelas células secretoras das glândulas mamárias ou mamas. A secreção láctea de uma fêmea dias antes e depois do parto se chama colostro.
Quem trabalha para produzir o iogurte são as bactérias Lactobacillus bulgaricus.
Para um melhor aproveitamento de todas as propriedades nutricionais desse alimento, é recomendado consumir no café da manhã iogurte natural desnatado junto com cereais e frutas. A granola, o chocolate meio amargo, o mel e a geleia de morango sem açúcar também são excelentes para acompanhar o iogurte natural.
O iogurte é um alimento que tem origem nos Balcãs e, tal como outros produtos derivados do leite fermentado, como o leben árabe, o koumis russo, o jugurt turco ou o kefir caucasiano, remontam há milhares de anos.
Bata na batedeira os ovos, o óleo e o açúcar e depois acrescente a farinha e o iogurte mexendo bem. Depois de formar uma pasta uniforme adicione, a essência de baunilha, o fermento e o bicarbonato e misture com uma colher. Leve para assar numa forma enfarinhada ou com papel manteiga e asse até dourar.
O iogurte deverá estar pronto quando a consistência for igual ao do iogurte natural que se compra no mercado. O ambiente quente do micro-ondas irá favorecer a proliferação das bactérias boas do iogurte e elas alcançarão todo o leite, transformando-o em iogurte natural.
Como dar banho em paciente com GTT?
O que é contribuição pensão militar adicional?
Quando ocorre a primeira muda de penas?
Quem tem endometriose fica com a barriga inchada?
Qual o melhor app de perguntas e resposta?
Qual Vingadores A Capitã Marvel aparece?
Qual a importância da cultura virtual para a sociedade?
Como evitar o uso de sacolas plásticas?
Para que serve a radiação beta?
Qual o remédio caseiro que é bom para inchaço?
Qual famoso nasceu Dia 27 de outubro?
Quais profissionais podem usar anestesia?
O que significa comum na Bíblia?
Qual filme de comédia mais engraçado do mundo?
O que é a proposta de valor no canvas?
É possível ganhar dinheiro escrevendo um livro?