Notícias
Branco – resíduos hospitalar; Roxo – resíduos radiativos; Marrom – resíduos orgânicos; Cinza – não recicláveis, contaminados, ou misturados.
PRETO: madeira LARANJA: resíduos perigosos BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde ROXO: resíduos radioativos MARROM: resíduos orgânicos CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.
No entanto, o sistema de cores da reciclagem no Brasil é estabelecido pela Resolução nº 275, de 25 de abril de 2001, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Amarelo: As latinhas de cerveja e refrigerantes devem ser devidamente descartadas em lixeiras na cor amarela. Atenção: todo cuidado é pouco na hora do descarte de materiais em metal. Marrom: Resíduos orgânicos, de origem animal ou vegetal, devem ser destacados na lixeira de cor marrom.
São inúmeros objetos de metal que podem ser despejados nas lixeiras de cor amarela, tais como latas de refrigerantes, cervejas e sucos, que são de metal, embalagens de produtos enlatados, como latas de milho, molho de tomate, sardinha, etc, tampas de metal de garrafas de vidro e outros tipos de produtos metálicos.
BRANCO: resíduos de hospitais e serviço de saúde; ROXO: lixo radioativo; MARROM: lixo orgânico; CINZA: lixo não reciclável, contaminado ou cuja separação não é possível.
AZUL = PAPÉIS O que descartar: Jornais, revistas, sulfite, rascunhos, folhas de caderno, formulários, caixas de papelão, aparas de papel, envelopes, cartazes, panfletos etc.
Afinal, quais são as cores para coletores e lixeiras para coleta seletiva?
A resolução publicada pelo conselho aponta 10 tipos diferentes de resíduos sólidos. Ou seja, são 10 cores, cada uma para uma lixeira. Muita gente pode achar isso estranho, afinal, a maioria dos lugares públicos normalmente apresenta quatro. A principal função das cores é promover a fácil memorização por parte das pessoas.
É comum vermos lixeiras coloridas de reciclagem em ambientes em que há coleta seletiva, essa classificação é válida em todo o planeta, como forma de orientar a reciclagem independentemente de onde esteja. Entretanto, há mais cores além das tradicionais azul, vermelho, amarelo, marrom e cinza.
Além disso, quando os resíduos são encaminhados para os lixões, eles podem causar diversos problemas para o meio ambiente, já que, diferente dos aterros sanitários, não recebem as condições adequadas para proteger o solo do chorume gerado na decomposição, por exemplo.
Para empresas é desejável que sacos coloridos sejam colocados em lixeiras com as cores correspondentes, normalmente as quatro principais da coleta seletiva (vermelho, amarelo, verde e azul).
Qual é a Ferrari mais barata do Brasil?
Quantas sessões de enzimas para gordura localizada?
Como convresar com o entrevistador por telefone?
Como por dinheiro no asphalt 8?
Quem de mim se alimenta por mim viverá?
Qual o principal instrumento típico na dança do fandango e como é esse instrumento?
Como desbloquear o meu Caixa Tem pelo WhatsApp?
O que é tonicidade e exemplos?
Qual o português mais correto Brasil ou Portugal?
Como sabemos que estamos grávida?