A terapia a laser de alta intensidade pode ser usada no tratamento da dor, como analgésico, e para reduzir o inchaço, reparando as células danificadas. Ou seja, é uma opção terapêutica para o tratamento da dor aguda e crônica, visto que atingindo os tecidos profundos com segurança, não causam danos ao paciente.
Em tecidos epiteliais, o laser causa a proliferação, migração de células e ativa os fatores de crescimento. Já em tecido conjuntivo, atua aumentando a síntese de colágeno por fibroblastos, além de aumentar a vascularização ao promover angiogênese.
O laser terapêutico ou terapia por laser de baixa potência é uma forma de fototerapia que envolve a aplicaçao de luz monocromática e coerente de baixa energia em vários tipos de lesoes, obtendo sucesso quando usada para induzir a cicatrizaçao de feridas difíceis8.
O tratamento de feridas consiste em realizar um planejamento individualizado através de diversos métodos terapêutico, acompanhando a evolução da ferida. Uma forma de tratamento não invasivo para auxiliar no fechamento de feridas é o laser de baixa intensidade.
O ozônio tem alto poder bactericida por ataque direto aos microorganismos com a oxidação do material biológico. Dentre as diversas formas de aplicação do ozônio, no tratamento de feridas ele pode ser utilizado em tratamento tópico com bolsa, aplicação em água e/ou azeite ozonizado.
O laser proporciona os seguintes efeitos terapêuticos: efeito analgésico, pois reduz a inflamação provocando a reabsorção de exudatos e favorecendo a eliminação de substâncias alógenas; efeito antiinflamatório, pois o laser interfere na síntese de prostaglandinas determinando uma sensível redução nas alterações ...
Como usar o laser na fisioterapia Quando não é possível tocar a caneta do laser sobre a região a ser tratada, como acontece na região do meio da úlcera de decúbito, deve-se colocar um adaptador e manter uma distância de 0,5 cm da região a ser tratada, e usar a caneta nas bordas do tecido.
Benefícios
Um dos profissionais que estão autorizados a trabalhar com a laserterapia é o fisioterapeuta, que pode empregá-la na área dermatofuncional, com ênfase ao tratamento estético facial e corporal.
Um outro tipo de laser que também pode ser usado para fins estéticos, são o laser de alexandrite, e o laser de CO2 fracionado, por exemplo.
Normalmente é usado o laser com uma ponteira em forma de caneta que é aplicada sobre de forma pontual sobre a área que deseja tratar, mas existe também um outro cabeçote que permite o uso do laser em forma de varredura sobre a área a ser tratada.
No caso de lesões nos músculos, tal como ocorre na prática de exercício físico, pode-se usar doses mais altas, com máximo de 30 J/cm2 e nos primeiros 4 dias da lesão, pode-se utilizar o laser de 2-3 vezes ao dia, sem ser excessivo. Após esse período pode-se diminuir o uso do laser e a sua intensidade para o habitual 4-8 J/cm2.
O laser é capaz de promover a regeneração dos tecidos, inclusive dos neurônios motores e por isso pode ser usado no tratamento da compressão do nervo ciático, alcançando bons resultados. Como usar o laser na fisioterapia
Porque não devo deixar o computador ligado?
Quais são as características qualitativas fundamentais da informação contábil-financeira útil?
O que são considerados gastos com educação?
Como se declarar para alguém discretamente?
Quanto ganha um funcionário do aeroporto?
Como consertar uma parede mal pintada?
Pode tomar dual e pregabalina juntos?
Como organizar pastas e arquivos no Windows?
Quais os bancos digitais mais ricos do Brasil?
Quais são as principais características do transporte ferroviário?
Quais são as teorias de Saviani?
O que é PCR e RCP na enfermagem?
Quais são as pessoas do grupo de risco Covid?
Quantos meses e 26 semanas de gravidez?