De acordo com a ciência, é melhor dormirmos sobre o lado esquerdo do corpo, algo que é especialmente válido para grávidas.
O estômago encontra-se mais para o lado esquerdo do corpo, ao se deitar desse lado, impede que o ácido estomacal volte para o esôfago e, assim, gera o alívio de azia e refluxo. Portanto, quando se sentir nessas condições, evite deitar virado para o lado direito, pois tende a piorar os sintomas.
Em um estudo holandês divulgado na publicação americana The Journal of Clinical Gastroenterology, os especialistas garantem: dormir virado para o lado esquerdo é a melhor maneira de garantir nossa saúde e bem-estar.
Como nosso coração está do lado esquerdo do corpo, dormir sobre esse mesmo lado impede a obstrução da artéria aorta – responsável por bombear sangue para o resto do sistema sanguíneo.
“Nessa posição, a língua desloca-se para trás, estreitando a passagem de ar e atrapalhando a respiração. Além disso, a coluna não fica totalmente alinhada, podendo causar problemas de saúde futuros”, acrescenta a especialista. A melhor posição, de acordo com Renata, é a lateral, preferencialmente do lado esquerdo.
18 curiosidades que você vai gostar
“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.
Virada para o lado esquerdo
No final da gravidez, o útero está tão grande e pesado que ele pode comprimir a veia cava, uma das veias mais importantes para a circulação do sangue no corpo. Para evitar isso, é necessário que a grávida durma virada para o lado esquerdo, pelo menos a maior parte da noite.
“Não há risco, nem no caso de haver historial de doença cardíaca.” As nossas anatomia e fisiologia ajudam a explicar: ao deitarmo-nos para o lado esquerdo, há uma aproximação da posição do coração à parede do tórax, o que faz com que as pessoas tenham uma sensação maior do batimento cardíaco. “Mas é só.”
1) Deitado de bruços
Deitar de barriga para baixo é a posição para dormir que mais oferece problemas. Quem faz isso dificulta a própria respiração, pois os pulmões se achatam, o que obriga a reduzirem sua capacidade natural de expansão e, consequentemente, leva a uma diminuição da oxigenação do organismo.
Posição do Bebê
Neste momento o bebê pode estar simplesmente com as costas para um lado, e as mãozinhas e pezinhos para o outro, dando a impressão de que a barriga foi toda para um lado só. Por isso é comum nos fóruns de gestantes muitas indagações sobre a barriga de grávida.
O bebê dentro da barriga dorme em grande parte do seu dia, chegando até 12 horas de sono e durante essas longas sonecas ele tem sonhos. Mas sonhos, como assim? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.
Deve-se colocar a paciente em posição de decúbito lateral esquerdo durante a ressuscitação ou o deslocamento lateral para a esquerda do útero, aumentando o débito cardíaco e a chance de retorno a circulação espontânea.
Uma das possibilidades apontadas pelo estudo é a de que quando a mãe dorme de costas ou sobre o lado direito, o feto poderia comprimir sua veia cava inferior, que leva o sangue para o coração. Isso diminuiria a quantidade de sangue oxigenado que volta do coração para os órgãos da mãe e, em consequência, para o bebê.
Se o feto estiver preso ao lado DIREITO do útero tem grandes chances de ser um MENINO. Já se estiver fixado do lado ESQUERDO do útero tem mais chances de ser uma MENINA. Se está em cima ou embaixo não importa.
Mesmo mães com algum grau de desnutrição, observadas no período de guerras ou em regiões de carência alimentar, conseguem abastecer em certo grau ou mesmo satisfatoriamente as necessidades nutricionais na vida do feto dentro do útero. Portanto, não é possível dizer que os bebês passem fome na barriga da mãe.
5 maneiras de estimular o bebê ainda na barrigaTocar ligeiramente na barriga. ... Colocar fones de ouvido na barriga. ... Contar histórias para o bebê ... Fazer exercícios na água. ... Pegar sol todos os dias.
“O bebê sente a presença do pai através destes momentos do dia a dia: do toque de sua mão na barriga da mãe; do amor que é passado neste momento; da voz pronunciada bem próximo do ventre e acima de tudo da presença emocional do pai, através dos sentimentos positivos que a mãe transmite ao bebê provindos do contato com ...
Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks, que são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.
Provavelmente, ele já está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto. Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero. Essa posição pode dificultar, mas não impedir, um parto normal.
SEU CORPO E SEU BEBÊ
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.
Do óvulo ao embrião
Primeiro, o zigoto se torna uma esfera sólida de células. Então se torna uma esfera oca de células, chamada blastocisto. Dentro do útero, o blastocisto implanta-se na parede uterina, onde se transforma em um embrião ligado a uma placenta e rodeado por membranas cheias de líquido.
A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.
O colo do útero de uma mulher grávida é como lábios franzidos como se fossem dar um beijo. Quando a mulher está dilatando, um dedo desliza facilmente para o meio do colo do útero (da mesma maneira que se pode deslizar na boca).
Existem três sinais distintos que indicam que o trabalho de parto começou:1.º Contrações regulares. ... 2.º Perda de água pela vagina. ... 3.º Eliminação do tampão mucoso. ... Falso trabalho de parto. ... Quando chamar seu médico. ... Cronometrando as contrações.
Sintomas do parto: como saber se está chegando a horaQueda do ventre. Quando o bebê desce e encaixa a cabeça na pelve materna (bacia), ocorre a chamada “queda do ventre”. ... Diminuição da quantidade de movimentos fetais. ... Eliminação do tampão mucoso. ... Contrações.
Quais são as causas da violência urbana?
Qual fruta é originária do Brasil?
Quanto rende 1 mil no Pagbank?
Qual é o melhor perfume do mundo?
Quais são as unidades temáticas da educação física?
Qual o período de férias escolares?
Quais são os principais meios de transmissão utilizados em redes?
Qual a principal propriedade de uma argamassa utilizada como revestimento?
Como ajustar o tamanho do documento PDF para imprimir?
Quanto tempo dura o curso de Astronomia?
Qual o melhor lugar da América do Sul para se viver?
Qual o papel dos sacerdotes na sociedade egípcia?
Quem fez a teoria do autocuidado?