O peixinho da horta, também conhecido como orelha-de-lebre ou lambari-da-horta, uma planta gordinha e com leve sabor de peixe quando frita, se transformou num petisco divertido pelas mãos de Mari Sciotti, do Quincho Cozinha & Coquetelaria, na Vila Madalena.
Uma das hortaliças que mais chama a atenção é a peixinho. Como o próprio nome diz, a espécie de folha aveludada e aparência de alface tem sabor muito parecido com o de peixe, e pode ser consumida de várias maneiras.
O peixinho é uma planta da família das lamiaceae, como o manjericão, o tomilho e o orégano. É originário da Turquia, mas se espalhou por diversas regiões a princípio como uma planta ornamental. Ela é uma espécie considerada rústica, que tolera grandes variações de temperatura e que pode ser cultivada em vasos.
A infusão de suas folhas atua no organismo nas afecções dos pulmões e por esse motivo o peixinho-da-horta também é conhecido pelo nome de pulmonária. A espécie é uma boa alternativa de chá para quem está gripado ou resfriado, sendo indicada na literatura como um antigripal, anticefaléico e antipirético.
Ele é nativo da Turquia, Armênia e Irã e pode ser encontrado facilmente em regiões de clima temperado como planta ornamental. Na área científica, ele também pode ser encontrado pelos sinônimos de Stachys lanata ou Stachys olympica.
30 curiosidades que você vai gostar
Forma pequenos arbustos bastante folhosos e resistentes a insetos. É resistente a pragas, gosta de solo fértil e sol pleno, mas não se adapta muito bem em lugares com excesso de calor, o que explica a presença mais comum nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Como plantar peixinho-da-horta
Para um melhor cultivo de peixinho da horta, o ideal é optar por locais de clima ameno, uma vez que a planta não tolera calor excessivo e tem seu crescimento limitado acima de 35 °C. Já o solo para cultivo deve ser leve, bem drenado e com bom teor de matéria orgânica.
“As folhas e inflorescências eram utilizadas para tratar inflamações na boca, feridas e micoses, além de descongestionar as vias respiratórias, aliviar picadas de insetos e auxiliar na digestão e na insônia”, acrescenta Lenita.
Segundo a engenheira ambiental e paisagista da Plantae Paisagismo, Tatiana Ferreira, a folha da assa-peixe ajuda a combater as afecções da pele, bronquite, cálculos renais, dores musculares, gripes, pneumonia, retenção de líquidos e até tosse além de ser um analgésico natural.
Seu sabor poderoso faz com que apenas uma pequena porção seja suficiente para qualquer prato. Não use a sálvia crua (por exemplo, em saladas).
Um pé de peixinho da horta é capaz de atingir 20 centímetros e prefere climas mais amenos, tanto que é mais comum nas regiões sul, centro-oeste e sudeste do Brasil. Esta PANC deve receber solo rico em matéria orgânica e só deve ser colhido quando estiver com cerca de 10 ou 15 centímetros de altura.
Para um melhor cultivo de peixinho da horta, o ideal é optar por locais de clima ameno, uma vez que a planta não tolera calor excessivo e tem seu crescimento limitado acima de 35 °C. Já o solo para cultivo deve ser leve, bem drenado e com bom teor de matéria orgânica.
"Para a Lambari ficar deslumbrante, devemos colocá-la num local com ótima iluminação e que bata de preferência umas duas horas de sol por dia. Depois é só cuidar da rega, evitando o estresse hídrico. Não encharque, nem deixe a terra esturricar: quando o solo estiver quase seco, regue", explica Sabrina.
Orelha-de-lebre é planta medicinal e ingrediente de receita | Receitas | G1. Planta usada para combater problemas respiratórios pode ser aproveitada como ingrediente para uma fritada.
Fazer o chá é simples: basta adicionar 15 gramas de folhas picadas da planta em 1 litro de água fervente. Mantenha o preparo abafado por 10 minutos e, depois, coe e reserve. Beba três vezes ao dia. Você pode adoçar o chá com mel para potencializar os efeitos contra problemas respiratórios e resfriados.
No entanto, o chá de sálvia contém apenas de 4 a 11 mg desse composto por 4 xícaras (1 litro). Então, é possível beber com segurança várias xícaras por dia, com pouco ou nenhum risco de toxicidade da tujona.
Para aproveitar essas propriedades medicinais no dia a dia, uma boa sugestão é apostar no chá de sálvia com camomila, que também é uma ótima opção para tratar insônia.
Colocar as sementes de peixinho da horta em cima da terra, não cave buracos para enterrá-la pois essa semente necessita de luz para germinar, caso você vá plantar em local aberto, coloque as sementes 2 milímetros abaixo da superfície para evitar que elas saiam voando em razão de ventanias.
Uma hortaliça muito utilizada para ornamentação, a planta peixinho (Stachys byzantina) também pode ser aproveitada na culinária em receitas de chás, saladas e empanados fritos.
Popularmente conhecida como Peixinho da Horta, a Stachys byzantina é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional). Conhecida também como orelha de coelho, pulmonária, lambari da horta, orelha de lebre, dentre outros nomes, ganhou a fama do nome devido ao seu formato alongado, que lembra o vertebrado aquático.
Lave bem as folhas do peixinho da horta e seque-as muito bem com um pano de prato limpo ou papel toalha.
Cuidados com o Lambari Roxo – Tradescantia zebrina
Cultivada meia sombra ou a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica, drenado e mantido úmido. Adubar com fertilizante líquido NPK 10-10-10, seguindo orientação do fabricante.
Qual é a causa da hipercolesterolemia familiar?
Como funciona skimmer flutuante?
O que é a violência na família?
Como subir e descer escada de bengala?
Como subir e descer objetos no The Sims 4 PS4?
Como suavizar pontas no Illustrator?
Como subir de elo no LoL 2020 grátis?
Como ocorre o processo de oxidação de gordura?
Como sublinha uma palavra no caderno?
Tem como mudar o E-mail do Caixa Tem?
Como se chama a nutrição dos fungos explique como ela ocorre?
Como passar de um tom para outro?
O que significa as cores da Alexa?
Como ocorre a transmissão da giardíase?
Como mudar meu número da Oi para TIM?
Qual a forma de nutrição das plantas?
Como pedir restituição de Imposto de Renda por doença grave?