O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformadores protestantes, originando o protestantismo.
As reformas religiosas foram movimentos que ocorreram durante o século XVI na Europa. Provocaram a dispersão da população - que antes estava reunida apenas na Igreja Católica - para outras religiões, também cristãs, mas que não se submetiam mais aos dogmas católicos e à autoridade do papa.
O estopim da Reforma Protestante aconteceu em 1517, quando Martinho Lutero se deparou com o dominicano Tetzel que vendia indulgências em Wittnberg. Em resposta, no dia 31 de outubro, escreveu 95 teses que criticavam a Igreja Católica e Papa, fixando-os na porta da Catedral de Wittenberg.
AS REFORMAS PROTESTANTES
Embora Martinho Lutero tenha sido o principal mentor da Reforma, há outros nomes, como Calvino e Melanchthon, que ajudaram a revolucionar a Igreja.
Principais movimentos religiosos do século 16 ao 19
Questionamentos à Igreja A burguesia estava insatisfeita com o fato da Igreja condenar os lucros e colocá-la como uma classe exploradora das demais. Os reis, por sua vez, não viam com bons olhos a obediência ao poder papal, desejando que a Igreja fosse subordinada ao Estado dentro dos territórios.
A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão que culminou com a publicação de 95 teses de Martinho Lutero em 31 de outubro de 1517. O protesto foi contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, principalmente, propondo uma reforma no catolicismo romano.
Ruptura da Igreja aconteceu meio século atrás O principal agente da Reforma foi o monge alemão Martinho Lutero (1483-1546), que, em 1517, publicou 95 teses que fundamentalmente criticavam a venda de indulgências (quando a Igreja “concedia” o perdão divino a qualquer pessoa que pagasse).
A reforma, que se seguiu até mesmo depois da morte de Lutero arrancou muitas pessoas de dentro da igreja católica. O povo via, no movimento, um caminho para sair da opressiva força da igreja. Criaram-se novas igrejas do ramo conhecido como protestantismo.
As reformas religiosas foram movimentos que ocorreram durante o século XVI na Europa. Provocaram a dispersão da população - que antes estava reunida apenas na Igreja Católica - para outras religiões, também cristãs, mas que não se submetiam mais aos dogmas católicos e à autoridade do papa .
A Igreja Católica, contudo, não acompanhou passivamente o movimento de Reformas que se propagava pela Europa. Embora já tivesse atravessado outros períodos de contestação, os movimentos reformistas romperam a unidade cristã na Europa, o que ameaçou o poder da Igreja Romana.
Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. Ver Artigo Completo.
O que significa o símbolo da cobra?
Quais os direitos de quem tem doença rara?
Quem compra a empresa fica com as dívidas?
Quanto tempo a maconha fica no seu cabelo?
Qual o maior apagão do Brasil?
O que significa o conceito de interseccionalidade dentro da sociologia?
Qual é a diferença entre material é objeto?
Como escrever ensinar no passado?
Porque a palavra hífen é acentuada e hifens não?
Qual é a definição de organização social?
Qual tipo de veículo posso dirigir com categoria C?
Como ativar meu chip da TIM novamente?
O que é o início de pega do cimento?
O que é mastite bovina Embrapa?
Quanto custa o ingresso do cristo redentor?