O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformadores protestantes, originando o protestantismo.
As reformas religiosas foram movimentos que ocorreram durante o século XVI na Europa. Provocaram a dispersão da população - que antes estava reunida apenas na Igreja Católica - para outras religiões, também cristãs, mas que não se submetiam mais aos dogmas católicos e à autoridade do papa.
O estopim da Reforma Protestante aconteceu em 1517, quando Martinho Lutero se deparou com o dominicano Tetzel que vendia indulgências em Wittnberg. Em resposta, no dia 31 de outubro, escreveu 95 teses que criticavam a Igreja Católica e Papa, fixando-os na porta da Catedral de Wittenberg.
AS REFORMAS PROTESTANTES
Embora Martinho Lutero tenha sido o principal mentor da Reforma, há outros nomes, como Calvino e Melanchthon, que ajudaram a revolucionar a Igreja.
Principais movimentos religiosos do século 16 ao 19
Questionamentos à Igreja A burguesia estava insatisfeita com o fato da Igreja condenar os lucros e colocá-la como uma classe exploradora das demais. Os reis, por sua vez, não viam com bons olhos a obediência ao poder papal, desejando que a Igreja fosse subordinada ao Estado dentro dos territórios.
A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão que culminou com a publicação de 95 teses de Martinho Lutero em 31 de outubro de 1517. O protesto foi contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, principalmente, propondo uma reforma no catolicismo romano.
Ruptura da Igreja aconteceu meio século atrás O principal agente da Reforma foi o monge alemão Martinho Lutero (1483-1546), que, em 1517, publicou 95 teses que fundamentalmente criticavam a venda de indulgências (quando a Igreja “concedia” o perdão divino a qualquer pessoa que pagasse).
A reforma, que se seguiu até mesmo depois da morte de Lutero arrancou muitas pessoas de dentro da igreja católica. O povo via, no movimento, um caminho para sair da opressiva força da igreja. Criaram-se novas igrejas do ramo conhecido como protestantismo.
As reformas religiosas foram movimentos que ocorreram durante o século XVI na Europa. Provocaram a dispersão da população - que antes estava reunida apenas na Igreja Católica - para outras religiões, também cristãs, mas que não se submetiam mais aos dogmas católicos e à autoridade do papa .
A Igreja Católica, contudo, não acompanhou passivamente o movimento de Reformas que se propagava pela Europa. Embora já tivesse atravessado outros períodos de contestação, os movimentos reformistas romperam a unidade cristã na Europa, o que ameaçou o poder da Igreja Romana.
Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. Ver Artigo Completo.
Como são calculados os juros semestrais do Tesouro Direto?
Como funciona o áudio subliminar?
Como improvisar uma fantasia de festa junina?
Quanto custa uma sessão de Pump Up?
Como usar dados móveis sem ter crédito?
Como fazer tapioquinha de Goma?
Como usar internet via Bluetooth no notebook?
Como usar ferramenta pincel Illustrator?
Como funciona a grade de Múltipla escolha no Google Forms?